Translate

Etiquetas

quinta-feira, 30 de julho de 2015

É preciso andar sempre a lavar/desinfectar as mãos das crianças?

Há uns anos atrás valorizava-se muito a tentativa de esterilizar tudo em que os bebés e crianças mexessem, com o objectivo de evitar o contacto com microorganismos que fossem capazes de causar doenças. No entanto, hoje em dia as coisas já não são muito bem assim...
Tal como em tudo, é fundamental haver um equilíbrio e o próprio sistema imunitário das crianças precisa de ser estimulado para se desenvolver. E por esse motivo que os radicalismos de andar sempre a desinfectar tudo estão hoje em dia muito ultrapassados.
Obviamente que as crianças não devem andar no meio do lixo, mas se contactarem com alguns microorganismos presentes naturalmente no ambiente isso pode, na verdade, ajudá-los até a ficar com mais defesas. 
É por esse motivo que não há necessidade de andar sempre a limpar as mãos delas, pelo que me parece lógico dar um pouco de "espaço". Usando bom senso, penso que faz sentido lavar-lhes as mãos quando mexerem em algo claramente conspurcado, mas em caso contrário não se justifica. O principal exemplo surge quando os bebés começam a gatinhar, que passam muito tempo com as mãos no chão e no momento a seguir estão com elas na boca. Por muita preocupação que haja, não se consegue contrariar isso, nem me parece que se justifique fazê-lo permanentemente...

8 comentários:

  1. Boa tarde Dr. Hugo,

    Quando é que vem dar umas consultas a lisboa :)?

    Já teria uma paciente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado pelo seu comentário, mas só trabalho mesmo em Viana do Castelo. :)
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dias !
    E quanto à bebês que estao começando a levar as mãos na boca? devo lavar as mãos sempre que outra pessoa pega nelas? posso passar alcool nas maozinhas do bb qdo isso acontece? Qual o risco do bebê pegar doenças qdo colocar as mãos na boca de pus que outra pessoa pega?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não há necessidade de lavar e muito menos de desinfectar as mãos com álcool, a não ser que mexa em algo claramente sujo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Dr. Hugo, aproveitando que o tema é o excesso de cuidado com a higiene, tenho uma duvida: minha bebe esta com um mes e so passei as roupinhas dela nos primeiros dias de vida. Tomo cuidados lavando-as separado da roupa da familia, com sabao proprio para roupas de bebes, enxaguando bastante, sem amaciante e secando em area coberta. Tiro, dobro e guardo separado, protegendo de poeira. Ainda assim eu deveria passar as roupas dela? Se sim, ate que idade é aconselhavel passa-las? Eu nao consegui ver muito sobre o assunto e a consulta de puericultura é só no fim de abril. Muito obrigada e mais uma vez parabens pelo blog! Vou baixar hoje mesmo o app! Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é obrigatório passar a roupa, pode manter como está a fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar