Translate

Etiquetas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A partir de que idade é que as crianças devem deixar de dormir a sesta de tarde?

A maior parte das crianças deixa de dormir a sesta por volta dos 3-4 anos, muitas vezes devido à dinâmica dos jardins de infância, que assim o exige.
No entanto, há algumas considerações que me parecem importantes:

  1. A maior parte das crianças com 3 anos ainda precisa de dormir de tarde (há estudos que referem que só uma em cada três crianças com 3 anos não tem essa necessidade)
  2. A retirada da sesta não deveria ser imposta, ou seja, deveria acontecer naturalmente quando a criança começasse a mostrar que já não precisa dela
  3. Dormir de tarde geralmente melhora o sono da noite (há, obviamente, excepções), pois o cansaço interfere com a organização do sono, particularmente com o sono profundo
  4. Os jardins de infância deveriam contemplar a hipótese da sesta depois do almoço, no mínimo, até aos 4 anos (sem dar a conotação "negativa" às crianças por serem "das que ainda dormem de tarde"), mas a partir dos 3 anos ser mais opcional do que obrigatória 
Posto isto, acho que a sesta deve fazer parte da rotina das crianças enquanto elas mostrarem essa necessidade, pois o sono é fundamental para um bom crescimento e desenvolvimento.
Uma palavra apenas para os jardins de infância públicos em Portugal, que nem sequer contemplam essa hipótese, pois não têm condições físicas nem humanas para manter a sesta depois do almoço. Parece-me que se justificaria repensar essa organização, pois volto a dizer que a maior parte das crianças com 3 anos ainda precisa de dormir uma sesta...

32 comentários:

  1. Esse é um dos meus problemas em meter o meu filho numa cresce. Felizmente ele pode ficar com os avós mas quando ele fizer os 3 anos gostava de o meter na creche só que ele é daqueles bebés que se não dormir fica implicativo até mesmo com ele, deixa de saber o que quer, deixa de dialogar, só chora e grita :(. Ele precisa mesmo de dormir para ser uma criança equilibrada e estável porque de outra forma não consegue desfrutar do dia e as creches não contemplam essa opção e só por isso não tenho vontade nenhuma que ele vá para uma mas gostava que ele contactasse mais com outras crianças. Nem se entende essa opção dos tempos de hoje porque antigamente as crianças dormiam nas creches.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Na maior parte das creches as crianças dormem, acho quenpode procurar uma em que o façam, se for essa a sua vontade.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde
      O meu filho tem três anos e desde que integrou a pre publica que deixou de dormir a sesta no horário mais convencional ou seja quando o vou buscar as cinco adormece logo no carro sendo muito difícil acorda lo e acordo o sempre forçado por volta das oito para jantar. Depois só volta adormecer por voltas das onze quando os pais já estão exaustos, existe algo que eu possa fazer?ja tentei distrai lo para não adormecer mas acaba sempre por adormecer e fica irritado se o impeço de adormecer e quando o forço para acordar, acorda sempre mal disposto. Ao fim de semana é capaz de dormir das três da tarde até as sete. Obrigada

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Pela sua descrição ele precisa mesmo de dormir, acho que devia tentar que ele dormisse um pouco mais de noite, para ver se não precisava de tantas horas de tarde.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. A minha filha esta numa creche que todas as crianças dormem.Ate os da sala de 3 anos, todos dormem a sesta. A minha filha dorme melhor na creche que em casa, tem mais manha para adormecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pois, acho que são quase todos assim... 😄
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa tarde...
    O meu filhote tem 10.eses ja anda e e muito activo. Esteve comigo ate agora mAs ha semna que está a adapta-se ao berçario.
    Dormia duas sestas de quase duas horas e a noite inteira. Agora dorme cerca de hora e meia e acorda várias vezes de noite. Até quando devo considerar que e apenas uma fase? E que se deve a adaptação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essa idade é bastante frequente isso acontecer e muitas vezes tem a ver com a maior agitação durante o dia.
      Penso que daqui a 2-3 semanas (no máximo) deve estar melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. O meu filho sempre teve grande necessidade de dormir a sesta, que aos 3 anos, dura pelo menos 2h, no colégio menos... Realmente quando não dorme sesta tem maior dificuldade em adormecer à noite, nunca pensei que a sesta fosse um regulador do sono noturno :)

    ResponderEliminar
  5. Olá o meu filho tem 3 anos, vai à cresce das 8h às 16h,e ele é uma criança que precisa de dormir a sesta e na cresce eles não fazem sestas, logo quando chega a casa está implicativo rabugento não quer lanchar, porque sim, porque não, enfim impossivel. Mas o meu problema é que quando ir deito para dormir a sesta ele não acorda mais até ao outro dia de manhã ou seja se não o deito não janta com a rabugice se o deito não janta porque não acorda, e de todas as vezes que o tento acordar nem me ouve de tão ferrado que está, que posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal era tentar que ele dormisse uma sesta por volta das 16:00, quando o for buscar, de forma a que acorde para jantar e estar um pouco convosco.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde,
    O meu filho tem 3 anos e meio, e está em casa comigo o dia inteiro. As sestas sempre foram muito difíceis, porque sempre recusou dormir mas eu tenho conseguido (quase) sempre que ele durma, apesar de ficar de 30 minutos a uma hora com ele, para que adormeça. Devo insistir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nas raras vezes que não consigo que durma a sesta, à noite adormece muito mais rápido. Porque em dia normal, em que dorme a sesta, à noite demora igualmente 40 minutos a uma hora a adormecer.

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Se ele "dá luta" para dormir de dia, mas de noite dorme bem, pode experimentar durante uma semana deixá-lo dormir só de noite para ver a reacção dele. Se andar bem e não ficar mais irritado ou sonolento, pode manter.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Obrigada por me responder.
      Sim, tem mesmo de ser. Hoje por exemplo deitei-o às 20:30 e só adormeceu agora às 22. E ele não adormece sozinho, tenho de estar perto dele.
      Vou fazer a experiência durante uma semana.
      Obrigada mais uma vez.

      Eliminar
  7. Boa tarde, a minha filha fez 3 anos no dia 01 de Agosto e agora não quer dormir a sesta porque diz que não é de noite. Os primeiros dias ela ficava rabugenta e adormecia muito cedo, mas agora tem andado bem e adormece por volta das 21/21h30 e dorme a noite toda até às 07h por vezes 6h30. Será que ela dorme pouco? Acorda tão cedo que eu fico sempre a pensar que devia dormir mais um bocadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Efectivamente deveria dormir mais um pouco (1h, se possível).
      De qualquer forma, o mais importante é mesmo o comportamento dela durante o dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Olá

    A minha filha fez agora 2 anos. sempre dormiu bem a sesta, fazia 3 horas de sesta. Agora de há uns tempos para cá fica na cama acordada e não dorme por nada. Noto que, apesar de não ficar embirrenta, fica com um olhar cansado. Não percebo o que se passa. Sempre teve rotinas, vai para a cama cedo (20.30) e acorda às 7.30/8h. É normal? Eu deixo-a na cama e ela não dorme. Ficando lá 1 hora ou 2. Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Olá

    A minha filha fez agora 2 anos. sempre dormiu bem a sesta, fazia 3 horas de sesta. Agora de há uns tempos para cá fica na cama acordada e não dorme por nada. Noto que, apesar de não ficar embirrenta, fica com um olhar cansado. Não percebo o que se passa. Sempre teve rotinas, vai para a cama cedo (20.30) e acorda às 7.30/8h. É normal? Eu deixo-a na cama e ela não dorme. Ficando lá 1 hora ou 2. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser só uma fase. Acho que deve manter a rotina que ela vai acabar por voltar a dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite. Qual a sua opinião sobre escolas que interrompem a sesta das crianças? Ou seja, crianças com 3 anos que são postas à fazer a sesta por volta das 13h e acordadas as 14h? Pessoalmente parece-me que não é pode ser bom para as crianças mas gostava de ter a opinião de um especialista. Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite. Qual a sua opinião sobre escolas que interrompem a sesta das crianças? Ou seja, crianças com 3 anos que são postas à fazer a sesta por volta das 13h e acordadas as 14h? Pessoalmente parece-me que não é pode ser bom para as crianças mas gostava de ter a opinião de um especialista. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal era deixar as crianças acordarem por si e não serem acordadas, mas como cada criança tem o seu ritmo penso que isso não é exequível nas escolas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá! A minha filha tem 2 anos e meio e na creche dorme sempre a sesta mas à noite é sempre uma guerra para dormir! Levo-a para a cama perto das 22h e raramente adormece antes das 23h30 ou 00h00 e no dia seguinte sem que ninguém a acorde sai da cama entre as 7h30 e as 8h30. Ela sempre dormiu pouco à noite. Esta semana ficou comigo em casa e não fez sestas e todos os dias a pus na cama às 22h e em 10 minutos ela estava a dormir e depois acorda entre as 9h e as 10h. A meu ver acaba por ser mais saudável para ela não dormir a sesta. Poderia dar-me a sua opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade em princípio ainda precisa de dormir a sesta, mas é uma questão de testar durante um período mais longo para ver como corre.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Olá! A minha filha tem 2 anos e meio e na creche dorme sempre a sesta mas à noite é sempre uma guerra para dormir! Levo-a para a cama perto das 22h e raramente adormece antes das 23h30 ou 00h00 e no dia seguinte sem que ninguém a acorde sai da cama entre as 7h30 e as 8h30. Ela sempre dormiu pouco à noite. Esta semana ficou comigo em casa e não fez sestas e todos os dias a pus na cama às 22h e em 10 minutos ela estava a dormir e depois acorda entre as 9h e as 10h. A meu ver acaba por ser mais saudável para ela não dormir a sesta. Poderia dar-me a sua opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade em princípio é vantajoso fazer a sesta, desde que não perturbe muito o sono da noite. De qualquer forma, pode experimentar durante uns dias não dormir a sesta e ver se consegue que ela durma 12-13h de noite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Bom dia
    Tenho um filho com três anos, desde que integrou a pre publica deixou de fazer a sesta no horário mais convencional, ou seja vou busca lo as cinco e adormece, para o acordar e super difícil, e fica sempre mal disposto. Já tentei que ele não adormecesse mas nem que eu grite a cantar ele adormece. Entendo que a sesta é necessária, mas existirá alguma forma de o acordar sem grandes danos de má disposição e depois do volta adormecer as onze uma vez que só o consigo acordar às oito e nessa altura os pais estão exaustos. Durante fim de semana é capaz de dormir a tarde inteira acordando bem disposto. Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, a minha filha tem 2 anos e 2 meses e sempre deu luta para dormir. No entanto, de há um mês para cá anda pior. Hoje por exemplo na sesta demorou 3h para adormecer... tem sido assim quase todos os dias. Há noite demora 1h a 1h30min... noto que aos fins de semana quando vamos sair e não dorme a sesta, a noite demora apenas 10/20min a adormecer... será que devo manter a sesta?
    Obrigada,
    Vânia Biscaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio deve manter a sesta, mas pode experimentar retirá-la durante uns dias para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Bom dia,
    Antes de mais dou-lhe os parabéns pelo seu blogue. Ando bastante preocupada, o meu filho de 3 anos (faz 4 em Outubro)vai entrar para o jardim de infância para o próximo ano e aqueles que tenho visitado (públicos) informaram-me que não faziam a sesta, muitas vezes por falta de condições logísticas. O meu filho ainda dorme 11/12 horas de noite e 2 horas de tarde, para já precisa de dormir de tarde e nem quero imaginar como serão os dias dele sem ter a possibilidade de descansar. A sugestão de uma das educadoras era ele dormir no cantinho da sala, mas eu pergunto, como podem as crianças dormirem com outras 19 a fazer barulho à volta? estou bastante preocupada e não sei bem como fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Esse é um problema extremamente frequente.
      Penso que o ideal será tentar que ele durma um pouco quando o for buscar à escola, ao fim da tarde.
      Cumprimentos

      Eliminar