Translate

Etiquetas

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Com que idade é que as crianças devem entrar para a escola primária?

Esta é uma dúvida muito frequente e para a qual a resposta não é fácil de dar. De qualquer forma, vou tentar ser prático e objectivo, por muito discutível que seja a minha opinião.
Apesar de poder haver bastante gente a discordar do que eu vou dizer, todas as crianças deveriam entrar para a escola com 6 anos já feitos. Está hoje em dia provado que os 6-7 anos são a idade ideal para iniciar a idade escolar, pelo que entrar com 5 anos para o Ensino Básico não é, por regra, a melhor opção.
O problema é que nós não estamos preparados culturalmente para aceitar isso e grande parte das pessoas vê essa opção como "atrasar" a entrada para a escola, quando na verdade não se atrasa nada, só se cumpre o que é suposto. Claro que grande parte das crianças até acompanham e vão cumprindo em termos de desenvolvimento cognitivo, o que dificulta ainda mais a opção. No entanto, o problema muitas vezes não é a capacidade cognitiva, mas sim a maturidade das crianças e isso vai-se reflectir, obviamente, no seu desempenho e no esforço que têm que fazer para acompanhar as exigências.
Não estamos só a falar em relação à criança conseguir passar ou não de ano, mas pode ser também a diferença entre ser "muito bom" ou "brilhante", por exemplo.
Por fim, queria deixar apenas a ressalva de que cada caso é um caso e pode haver situações a ser definidas pontualmente para as crianças poderem entrar mais cedo. O problema é que neste momento me parece que estamos exactamente no oposto, ou seja, entram todos até prova em contrário. Esta não é, seguramente, a melhor opção, porque é nosso dever deixar as crianças ser crianças...
Esqueçam a ideia de que se perde um ano se não entrar logo para a escola, porque para além de não se perder ano nenhum, pode-se ganhar muitos anos para o futuro!

25 comentários:

  1. O que não está nada bem, na minha opinião, é que se juntam na mesma sala crianças a fazer 6 anos com crianças a fazer 7 anos, pelo que observei na sala minha filha é um grande erro porque a maturidade é muito diferente e ficaram a perder e muito os que iam fazer 6. Brilharam os que fizeram 7. Juntar as idades não é bom.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou professora e estou de acorde, já tive vários alunos que entraram com 5 e nota-se a diferença, em determinados anos de escolaridade e determinados conteúdos o seu cérebro ainda não atingiu o nível de maturidade que os colegas mais velhos e tê de se esforçar muito mais, chegam a se sentir frustrados.
    O meu filho é de Dezembro e só agora vai para a pré, já com os três feitos para entrar com 6, eu sou de Janeiro e notava a facilidade e rapidez com que aprendia.
    Quanto a ter na mesma sala alunos de idades diferentes, realmente os mais velhos vão brilhar, mas "puxam" pelos mais novos, se ninguém se destacar e não houver as diferenças também não vai haver a ambição de ir mais longe. O problema talvez esteja é na dimensão da turma, ou heterogeneidade dos alunos, que no permite que a professora dê atenção devida a cada aluno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando uma criança de 5 anos tiver maturidade equivalente a uma de 8 anos? não pode entrar na primária em conjunto com crianças de 6 anos? Uma maturidade que é comprovada pela pediatra e pela educadora da pré-escola. Obrigado

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Se a criança tiver maturidade a questão da idade não é tão relevante, mas a grande dificuldade é como medir objectivamente a maturidade, já que não existem escalas nem tabelas para fazer essa avaliação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite dr Hugo. E em relação aos primeiros anos de vida, berçario+creche ou ama?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não vou conseguir responder-lhe concretamente a essa questão, porque é uma decisão mais pessoal do que médica.
      De qualquer forma, acho que tem vantagem as crianças contactarem com outras crianças e não estarem "sozinhas" até aos 3 anos.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Se falar com alguém da área verá que crianças antes dos 3 anos não tem necessidade fisco nem psicologica pra frequentar escola

      Eliminar
    3. Se falar com alguém da área verá que crianças antes dos 3 anos não tem necessidade fisco nem psicologica pra frequentar escola

      Eliminar
  4. Concordo plenamente com o texto... Meu 1 filho foi p escola aos 2 anos e adorou nunca chorou ja o segundo com 2 anos era um sacrifício deixar ele na escola e ele sentiu tanto que ate adoeceu foi so tirar ele da escola que voltou a ser uma criança alegre e arteira.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente com o texto... Meu 1 filho foi p escola aos 2 anos e adorou nunca chorou ja o segundo com 2 anos era um sacrifício deixar ele na escola e ele sentiu tanto que ate adoeceu foi so tirar ele da escola que voltou a ser uma criança alegre e arteira.

    ResponderEliminar
  6. Revejo-me completamente nas palavras deste médico e gostava que todos pensassem mais seriamente neste assunto!!!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Dr Hugo. Que me diz na situação da criança entrar com 5, mas fazer 6 quase após entrar na escola, 15 dias por exemplo. Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Dr Hugo. Que me diz na situação da criança entrar com 5, mas fazer 6 quase após entrar na escola, 15 dias por exemplo. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Teoricamente devia entrar com 6, mas se for por uma questão de 15 dias acho que deve haver flexibilidade na decisão e ponderar caso a caso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa noite tenho uma jovem que faz anos em Janeiro esta ano estando no 2 ano foi chamada pela professora para que eu aposta se na minha filha e que ela tinha tudas as capacidades de fazer 2 anos num .o que acham ......

    ResponderEliminar
  10. Boa noite tenho uma jovem que faz anos em Janeiro esta ano estando no 2 ano foi chamada pela professora para que eu aposta se na minha filha e que ela tinha tudas as capacidades de fazer 2 anos num .o que acham ......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Salvo raras excepções, não me parece boa ideia saltar etapas, pelo que o ideal tar fazer os anos todos nas idades "normais".
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. boA noite tenho um filho k faz 6 anos em Novembro k poderia entrar para a primária no próximo ano mas Tou receio porque é uma criança super inteligente mas muito tímida mas mesmo muito tímida tenho medo k ele não se adapte e k sofra algum tipo de bowling por parte dos colegas dê me a sua opinião

    ResponderEliminar
  12. boA noite tenho um filho k faz 6 anos em Novembro k poderia entrar para a primária no próximo ano mas Tou receio porque é uma criança super inteligente mas muito tímida mas mesmo muito tímida tenho medo k ele não se adapte e k sofra algum tipo de bowling por parte dos colegas dê me a sua opinião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é entrar com 6 anos já feitos, a fazer 7.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa noite Dr.Hugo, tenho um filho que faz 6 anos em Novembro vai entrar em Setembro para o ensino primário, tenho algumas dúvidas em relação ao que fazer.
    No meu entender acho que devia "atrasar" mais um ano para entrar no ensino primário com outra maturidade em todos os níveis. Mas tenho receio de tomar esta decisão sem ter a certeza que é o melhor para ele.
    O que acha que devo fazer ? Gostava ter uma opnião mais personalizada relativamente ao meu caso, é possível agendar uma consulta ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que já lhe respondi por email.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Em primeiro lugar, quero parabenizar pela iniciativa do blog. É a primeira vez que visito mas foi dos poucos em que encontrei a resposta que procurava. Tenho uma bebé que tem agora 18 meses, faz anos dia 29/12 e está na creche desde os 5 meses. Acontece que está numa IPSS que não tem pré-escolar e é suposto as crianças saírem aos 3 anos. No inicio do próximo ano letivo minha pequena só terá 2 anos e meio e está a fazer-me confusão estar a pô-la já no pré-escolar. A Diretora da creche disse que tenho hipótese de ela ficar mais um ano, caso não encontre vaga num pré-escolar. Devo insistir e tentar que ela fique mais um ano ou ponho-a logo no pré-escolar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acha que o ideal seria mantê-la na creche e só ir para o pré-escolar no ano seguinte.
      Cumprimentos

      Eliminar