Com que idade é que as crianças devem entrar para a escola primária?

Esta é uma dúvida muito frequente e para a qual a resposta não é fácil de dar. De qualquer forma, vou tentar ser prático e objectivo, por muito discutível que seja a minha opinião.
Apesar de poder haver bastante gente a discordar do que eu vou dizer, todas as crianças deveriam entrar para a escola com 6 anos já feitos. Está hoje em dia provado que os 6-7 anos são a idade ideal para iniciar a idade escolar, pelo que entrar com 5 anos para o Ensino Básico não é, por regra, a melhor opção.
O problema é que nós não estamos preparados culturalmente para aceitar isso e grande parte das pessoas vê essa opção como "atrasar" a entrada para a escola, quando na verdade não se atrasa nada, só se cumpre o que é suposto. Claro que grande parte das crianças até acompanham e vão cumprindo em termos de desenvolvimento cognitivo, o que dificulta ainda mais a opção. No entanto, o problema muitas vezes não é a capacidade cognitiva, mas sim a maturidade das crianças e isso vai-se reflectir, obviamente, no seu desempenho e no esforço que têm que fazer para acompanhar as exigências.
Não estamos só a falar em relação à criança conseguir passar ou não de ano, mas pode ser também a diferença entre ser "muito bom" ou "brilhante", por exemplo.
Por fim, queria deixar apenas a ressalva de que cada caso é um caso e pode haver situações a ser definidas pontualmente para as crianças poderem entrar mais cedo. O problema é que neste momento me parece que estamos exactamente no oposto, ou seja, entram todos até prova em contrário. Esta não é, seguramente, a melhor opção, porque é nosso dever deixar as crianças ser crianças...
Esqueçam a ideia de que se perde um ano se não entrar logo para a escola, porque para além de não se perder ano nenhum, pode-se ganhar muitos anos para o futuro!

Etiquetas: