Deve-se obrigar as crianças a cumprimentar as outras pessoas com beijos?

Esta é uma questão algo subjectiva e há opiniões para todos os gostos, mas hoje em dia os adeptos do "não" são claramente em maior número e essa é também a minha opinião, pelos motivos que explico a seguir.
Em primeiro lugar, acho que é importante reforçar a ideia de que ser bem educado é muito mais do que dar um beijo quando se cumprimenta alguém. Esse acto implica alguma intimidade e, mesmo que nós culturalmente o aceitemos melhor do que outros países (nórdicos, por exemplo), beijar alguém implica uma relação de proximidade grande ou, pelo menos, uma grande confiança na outra pessoa, o que claramente pode ser difícil de aceitar por uma criança.
Em segundo lugar, temos também que perceber que há muita variabilidade entre crianças e há, sem dúvida, algumas que não gostam de dar beijos. Não é só por serem "do contra", elas não gostam mesmo e temos que saber respeitar essas diferenças (dentro de limites aceitáveis, como é óbvio). 
Em terceiro, temos que perceber que algumas crianças podem não querer dar um beijo porque não gostam de algo, seja uma mancha na cara da outra pessoa, um cheiro, a barba ou outra coisa qualquer.
Penso que estes serão os aspectos principais, mas há muitos outros que podem e devem ser levados em atenção. De qualquer forma, acho que devemos, como é lógico, fazer todos os esforços para ter crianças bem educadas. E ser bem educado é dizer "bom dia", "por favor", "obrigado", "desculpa", sorrir, ser simpático e ser atencioso. Se a isto se juntar os beijinhos é óptimo, mas se isso não acontecer também não me parece dramático.

Comentários

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho.Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Obrigado pelo seu comentário.
      Vou agora visitar o seu blogue.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Gostava saber opinião do Dr.Hugo, sobre xaropes caseiros para bebés como exemplo o tao conhecido xarope de cenoura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A maior parte desses xaropes têm uma eficácia duvidosa, mas como não fazem mal (exceto se tiverem muito açúcar ou mel), geralmente também não têm grande problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. A minha filha de 6 anos não diz olá ou Bom Dia quando passamos por pessoas nossas conhecidas, insistimos com ela mas parece que ainda é pior! Gostaria de saber o que posso fazer nesta situação, para que ela mude este comportamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com seis anos tem que ser mesmo atrav+es do diálogo e, acima de tudo, do reforço positivo quando ela se comportar bem.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário