Deve-se obrigar as crianças a cumprimentar as outras pessoas com beijos?

Esta é uma questão algo subjectiva e há opiniões para todos os gostos, mas hoje em dia os adeptos do "não" são claramente em maior número e essa é também a minha opinião, pelos motivos que explico a seguir.
Em primeiro lugar, acho que é importante reforçar a ideia de que ser bem educado é muito mais do que dar um beijo quando se cumprimenta alguém. Esse acto implica alguma intimidade e, mesmo que nós culturalmente o aceitemos melhor do que outros países (nórdicos, por exemplo), beijar alguém implica uma relação de proximidade grande ou, pelo menos, uma grande confiança na outra pessoa, o que claramente pode ser difícil de aceitar por uma criança.
Em segundo lugar, temos também que perceber que há muita variabilidade entre crianças e há, sem dúvida, algumas que não gostam de dar beijos. Não é só por serem "do contra", elas não gostam mesmo e temos que saber respeitar essas diferenças (dentro de limites aceitáveis, como é óbvio). 
Em terceiro, temos que perceber que algumas crianças podem não querer dar um beijo porque não gostam de algo, seja uma mancha na cara da outra pessoa, um cheiro, a barba ou outra coisa qualquer.
Penso que estes serão os aspectos principais, mas há muitos outros que podem e devem ser levados em atenção. De qualquer forma, acho que devemos, como é lógico, fazer todos os esforços para ter crianças bem educadas. E ser bem educado é dizer "bom dia", "por favor", "obrigado", "desculpa", sorrir, ser simpático e ser atencioso. Se a isto se juntar os beijinhos é óptimo, mas se isso não acontecer também não me parece dramático.

Etiquetas: