O que fazer quando uma criança leva à boca botões, moedas ou outros objectos pequenos?

A partir dos 4 meses de idade os bebés começam a explorar tudo o que conseguem com a boca e só param ao fim de alguns anos, portanto o primeiro conselho é mesmo tentar que as crianças pequenas (particularmente até aos 3 anos de idade) não contactem com nenhum objecto que tenha um tamanho inferior a uma moeda de dois euros.
De qualquer forma, isso nem sempre é possível e se acontecer é preciso saber o que fazer. O primeiro conselho é não entrar em pânico, pois se o objecto ainda estiver na boca e a criança se assustar, é provável que acabe por se engasgar. Se for possível, deve-se tentar convencê-la a cuspir ou então retirar com um único movimento, sempre com o cuidado de não o empurrar para trás, porque pode provocar uma obstrução completa da via aérea. 
Se a criança já o engoliu, é fundamental perceber se tem queixas ou não. As mais preocupantes na fase inicial serão a falta de ar e a dificuldade em respirar, pois podem significar que o objecto entrou para a via aérea. Nesses casos a criança deve ser observada com urgência.
Se não for o caso, o mais provável é que tenha ido para o estômago, o que dá um pouco mais de tempo para pensar. Se o objecto for inferior a uma moeda de 50 cêntimos, em princípio irá ser eliminado naturalmente pelas fezes, pelo que se a criança estiver bem pode-se aguardar cerca de 1-2 semanas, tendo sempre o cuidado de vigiar se sai nas fezes ou não. Durante esse tempo, se a criança tiver vómitos ou dores de barriga deve ser observada. As excepções a esta espera são objectos potencialmente perigosos, nomeadamente quando são cortantes, pontiagudos ou então corrosivos, que implicam o recurso a uma urgência hospitalar. 
Gostaria de deixar uma palavra especial para as pilhas, que são capazes de gerar corrente eléctrica quando ficam em contacto com o ácido do estômago, pelo que nesses casos a procura de ajuda médica deve também ser imediata, pois são situações potencialmente muito perigosas.

Comentários

  1. A minha filha de 2 anos engoliu uma pilha tipo botão anteontem, fomos logo ao hospital onde ficou internada e ontem tivemos alta porque a pilha já se encontrava no intestino. Hoje de manhã ela expeliu a pilha nas fezes, mas estas apresentavam uma cor muito escura, quase preta. Agora à noite voltou a defecar e as suas fezes jà eram de tom mais claro, mas tinham vestígios de sangue. Será normal ou devo voltar ao hospital com a menina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se mantiver as queixas deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Olá preciso de ajuda meu filho tem 2 anos e tem sérios problemas na hora de dormir infelizmente foi mal acostumado e só dorme se alguem bater no rabinho ou mesmo sacudindo ele já não sei o que fazer para tirar esse hábito dele toda noite é a mesma coisa por favor me ajudem o que devo fazer??

    ResponderEliminar
  3. Olá preciso de ajuda meu filho tem 2 anos e tem sérios problemas na hora de dormir infelizmente foi mal acostumado e só dorme se alguem bater no rabinho ou mesmo sacudindo ele já não sei o que fazer para tirar esse hábito dele toda noite é a mesma coisa por favor me ajudem o que devo fazer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tem que ser persistente e tentar que ele adormeça sem lhe mexer. Deve dar-lhe contacto físico para ele se sentir seguro, mas não para o adormecer. Se conseguir passar essa mensagem vai ver que ele aprende a dormir por ele em poucos dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Bom dia! Primeiramente quero agradecer o post do Dr e dizer q o estou lendo com 2 anos de atraso. Pois bem, minha filha de dois anos e meio desde sempre teve um mau dormir terrível, me atrevo a dizer q só dormia bem nos primeiros dias de vida. Eu, como muitos pais, estava sempre arranjando desculpas para tantos despertares noturnos, até que FINALMENTE me toquei que estou sendo totalmente manipulada pela minha filha de quase 3 anos. Por indicação de uma amiga comecei a ler um livro do Dr. EDUARD ESTIVILL se chama Duérmete niño. O q eu posso dizer com a minha experiencia de mãe " Zombie" é que qualquer pai e mãe precisam dormir bem para poderem cuidar BEM de seus amados filhos. Estou totalmente desgastada, amargada, cansada, nao tenho mais ânimo de aproveitar minhas horas livres, única e exclusivamente porque nao DURMO. Minha filha é capaz de me chamar até 10 vezes por noite, usando palavras claves como: Mami água, mami bibe, mami chupete, mami piz, mami caca, cama da mami, e quando está na cama da mami, mami cama do bebê, e quando está em sua cama repete tudo uma e outra vez. Estava lendo os comentários idiotas e inrespeituosos sobre o post do doutor e comecei a rir sozinha pensando, está claro q nenhuma destas pessoas que fizeram estes comentários passa pelo q eu, minha família e miles de pessoas passam quando se tem um filho que ainda naonao aprendeu a dormir uma noite inteira. Sim, aprendeu, é bem isso, temos q ensinar os nossos filhos a dormir, assim como os ensinamos a comer, a vestir a escrever. Este livro ensina basicamente o q esta no post, que por sinal está perfeitamente compreensível, só uma pessoa q nao tem mais nada pra fazer e que tenha filhos q dormem 12 horas por noite e mais a sexta, pra vim aqui querer ofender a tese do Dr e encher o saco. Posso garantir q esse sistema que ele ensina funciona, finalmente começo a ver uma luz no fim o túnel graças a esse método. Está claro, claríssimo, clarississimo, que o Dr nao recomenda deixar bebés chorando e chorando sem mais, quanta estupidez eu li nesses comentários. Obrigada Dr, tem gente que sente prazer em distorcer o óbvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Muito obrigado pelo seu comentário é por ter percebido a mensagem que tentei passar. 😊
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Minha filha de 11 anos engoliu sem querer uma moeda de 0,10 centavos ontem e hj ela tá se queixando de dor no estômago devo leva-la ao hospital?

    ResponderEliminar
  6. Minha filha de 11 anos engoliu sem querer uma moeda de 0,10 centavos ontem e hj ela tá se queixando de dor no estômago devo leva-la ao hospital?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe, só vi a mensagem agora. Espero que a situação se tenha resolvido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Olá minha filha tem dois anos engoliu um moeda de dez centavos ela está super bem mais estou muito preocupa já passou 7 dias e ainda não evacuou a moeda?o que eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se a moeda não saiu deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Oi,meu bebê de 10 meses engoliu uma pedra de brilhante do tamanho de uma bateria de boneca , o que eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como é muito pequeno deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário