Translate

Etiquetas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O lado "negro" das proteínas

As proteínas são um nutriente extremamente importante para o crescimento e para o desenvolvimento muscular, mas como tudo, também têm um efeito nocivo se consumidas em excesso.
Essa é precisamente uma das áreas que mais tem sido investigada nos últimos tempos em pediatria, de forma a tentar perceber quais as possíveis consequências para a saúde que pode ter o facto das nossas crianças consumirem proteinas a mais (sim, quase todas as crianças consomem facilmente 2-4 vezes mais proteinas do que deviam). Sendo assim, neste momento reconhece-se que esse excesso é um factor de risco muito significativo para obesidade e problemas cardiovasculares no futuro, pelo que faz sentido reflectir um pouco sobre este aspecto da alimentação.
Tradicionalmente, a carne é o peixe sempre foram vistos como alimentos "bons" e praticamente inofensivos. Na verdade, são óptimos alimentos, mas devem ser consumidos com "conta, peso e medida", porque são das principais fontes de proteínas com que as crianças contactam. Assim, acho que é bom perceber que é incorrecta a ideia de que se pode comer carne e peixe quase sem restrição, pelo que gostaria de deixar uma nota prática. De um modo geral, a quantidade destes alimentos que cada criança deve comer em cada refeição é semelhante à palma da mão dela, sem contar com os dedos. É essa a sua necessidade e não se deve ultrapassar muito esta regra.
Para além da carne e do peixe, temos muitas outras fontes de proteínas que devem ser "regradas", particularmente o leite e produtos lácteos, que são também muito bons alimentos mas devem ser consumidos sem excessos (pode ver post sobre esse assunto aqui).
Deste modo, em jeito de conclusão, queria reforçar a ideia de que todos os alimentos são importantes, mas devem ser ingeridos com bom senso e moderação. A frase "Se não queres comer mais nada, come só o peixinho ou a carninha" que muitos de nós cresceram a ouvir deve ser ponderada, porque mesmo cumprindo estas recomendações as nossas crianças continuam a comer proteinas a mais, sem tirar nenhum benefício disso...

16 comentários:

  1. Bom dia Dr. Hugo Rodrigues,

    Sigo o seu blog e tenho o livro, salva vidas em inúmeras situações :) Obrigada!

    A quantidade referida (equivalenteà palma da mão da criança) é por refeiçào ou por dia?
    A minha filha tem 16 meses, até cerca dos 12 meses, eu pesava a quantidade desses alimentos (cerca de 20-25g) mas agora, que já vai comendo cada vez mais as mesmas refeições que nós e pela própria mão (ainda com alguma ajuda), deixei de pesar.
    Acho que, em termos de carne e peixe, é mais ou menos a quantidade que recomenda que lhe ponho no prato, no entanto só dou este tipo de proteína ao almoço. Ao jantar ela come só a sopa de legumes e quando tenho sorte ainda come a fruta.
    O leite e os productos lácteos são onde residem as minhas maiores dúvidas. Eu ainda amamento (ela mama 2 ou 3 minutos cerca de 4 a 5 vezes), quase todos os dias come um iogurte com cereais e fruta ao lanche e às vezes come papa láctea ou bebe leite gordo (infelizmente não gostou do leite adaptado) ao pequeno almoço. Ocasionalmente também come queijo, mas em pouca quantidade. É suficiente, ou pelo contrário é demasiado?
    E quanto a fruta? Qual é a quantidade mínima e máxima que recomenda?
    Também tenho dificuldade em fazer com que beba água, às vezes faço chá de camomila ou de rooibos para tentar que beba mais líquidos. Tem alguma dica?
    Obrigada por todo o apoio que dá a tantas mães e pais através do seu blog.

    Melhores cumprimentos,

    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado pelo seu comentário! 😄
      A quantidade de proteína e por refeição e agradeço o reparo, porque realmente me tinha esquecido de explicar isso (já corrigi no post).
      Relativamente a quantidade de leite, parece-me bem, não me parece que tenha que se preocupar.
      Quanto a fruta, deve comer 2-3 porções por dia, mas também aqui não acho que seja preciso ser muito rigoroso, a nãos ser que a prática seja claramente diferente desta quantidade.
      Em relação à água, deve-lhe ir oferecendo para ela beber quando tiver sede. Não precisa propriamente de fazer chá para ver se ela gosta mais, porque até é bom que ela se habitue ao sabor da água.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia Dr. Hugo
    As minhas dúvidas vão de encontro às dúvidas da Raquel e provavelmente de algumas mães. Sobre as quantidades de carne que devemos dar numa só refeição. A minha bebé vai fazer 6 meses e meio e vou iniciar a introdução de carne branca mas qual a quantidade para uma refeição é a palma da mão dela? Outra dúvida é que a minha filhota não come a fruta logo a seguir a sopa por isso dou-a a tarde ela come a sopa as 11h e a fruta as 15h e depois a papa as 18 h mas entre esses intervalos mama. Mas agora que eu vou trabalhar não sei como fazer eu vou deixar L M mas na sua opinião acha que devo manter estes horários ou reforçar a fruta, mas também não dei o que poderei dar mais para além disto? Agradecia que o dr me desse umas sugestões Obrigada.

    Andreia filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se quiser pesar a carne nas primeiras vezes para ter uma noção mais exacta, ela deve comer mais ou menos 15g e carne por refeição.
      Relativamente à organização alimentar, penso que era bom ela comer a fruta a sobremesa e tentaria convencê-la a sr assim. Pode fazer falta reduzir um pouco a quantidade de sopa na fase inicial, o que não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada Dr assim farei.
      Com os melhores cumprimentos

      Eliminar
    3. Obrigada Dr assim farei.
      Com os melhores cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa tarde..
    Tb tnh algumas duvidas o meu menino vai fzr 11 meses iniciou a sopa aos 6 teve gastroenterite aos 7 regrediu bastante negou mt a sopa e com mt custo a dou bo sabado passado e quarta vomitou a sopa ao almoço fui a medico dizem ser virus agora estou em dirta e ate cm medo d colocar carne pq estive alguma tempo a dar peixe quando dei d volta carne aconteceu isto.. ele agora voltou a regredir, ja estava a comer uma concha agora nem isso come n insisti cm medo q vomite faço mal? Ele ainda mama bastante ate faz a maminha d chucha cmo se diz so consigo dar sopa e fruta almoco e hantar d resto mama pq se der papa ou igurte a tarde é uma luta para o jantar.. que conselho me da? Ele esta 24h cmg reduzir a mama tem sido mt dificil farta d chorar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que faz bem em não forçar, ara ele não vomitar. Deve ir aumentando aos bocadinhos, para ele se ir aproximando da quantidade que deve comer (1 conta e meia, mais ou menos).
      Se está em casa, pode dar mama ao lanche, não precisa de dar iogurtes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,
    Tenho uma dúvida relativa ao tempo de digestão. A minha filha tem 15 meses e alguma espeturação e tem vomitado às vezes. Nesta ultima manhã vomitou e tinha um pouco do jantar no vómito mesmo tendo bebido o leite antes de dormir. È normal? Qual o tempo de digestão de um bebé de 15 meses? (Também pensei estar associado aos dentes, que só agora começaram a aparecer e ela não mastiga aind muito bem). Obrigada.
    Cumprimentos,
    Susana Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O tempo médio de digestão são as três horas, mas é normal que fiquem alguns restos alimentares no estômago, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Bom dia, Dr. Hugo.
    Tenho uma bebé de 12 meses e 1 semana. Ela tem 10kg,72cm. Já caminha há um mês, passou por todas as fases do desenvolvimento motor. Ela ainda está na mama, 5 à 6 vezes ao dia, pela manhã sobremesa lactea+pera+maça+papaia+2bolachasmaria ou papa não láctea iogurte+leite junior+um bocado de pão integral meio torrado; almoço sopa de legumes e verduras+massa ou batata ou arroz+feijão(dia sim-dia não)+carne+brocolos ou couve-flor ou couve coração+fruta uva ou melão; lanche tarde iogurte natural+pera+maça+manga+2bolachasmaria, jantar repete o almoço, sem feijão ou canja de massa ou arroz com carne. Normalmente os legumes que come diariamente, não coloca na sopa e sempre vou oferecendo novos a cada refeição, bebe água à vontade sem dificuldade, adora comer carne a mais, e se alimenta muito bem. A Médica de família na consulta de um ano, disse-me que ela tem de ingerir 500ml de leite por dia, seja leite, queijo iogurte.Biberão não pega, copo de transição com leite tb não, queijo ainda não pegou o gosto. Sou mãe em tempo inteiro. Minhas dúvidas em relação a excesso ou pouca ingestão de proteínas e cálcio. Qual sua opinião e orientação. Aos poucos vou tentando introduzir o leite na dieta e diminuir a mama, até lá ela perde nutrientes em relação ao cálcio ingerido? Ou a dieta alimentar dela dá um equilíbrio? Desde já, agradeço sua atenção. Cumprimentos. Vera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição a dieta dela parece-me muito bem, não precisa de alterar nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Bom dia, Dr. Hugo.
    Qual a quantidade semanalmente de ovos, que um bebé a partir de 1 ano deve e pode ingerir? Desde já, agradeço sua atenção. Cumprimentos. Vera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode comer 3-4 ovos, se quiser.
      Cumprimentos

      Eliminar