O lado "negro" das proteínas

As proteínas são um nutriente extremamente importante para o crescimento e para o desenvolvimento muscular, mas como tudo, também têm um efeito nocivo se consumidas em excesso.
Essa é precisamente uma das áreas que mais tem sido investigada nos últimos tempos em pediatria, de forma a tentar perceber quais as possíveis consequências para a saúde que pode ter o facto das nossas crianças consumirem proteinas a mais (sim, quase todas as crianças consomem facilmente 2-4 vezes mais proteinas do que deviam). Sendo assim, neste momento reconhece-se que esse excesso é um factor de risco muito significativo para obesidade e problemas cardiovasculares no futuro, pelo que faz sentido reflectir um pouco sobre este aspecto da alimentação.
Tradicionalmente, a carne é o peixe sempre foram vistos como alimentos "bons" e praticamente inofensivos. Na verdade, são óptimos alimentos, mas devem ser consumidos com "conta, peso e medida", porque são das principais fontes de proteínas com que as crianças contactam. Assim, acho que é bom perceber que é incorrecta a ideia de que se pode comer carne e peixe quase sem restrição, pelo que gostaria de deixar uma nota prática. De um modo geral, a quantidade destes alimentos que cada criança deve comer em cada refeição é semelhante à palma da mão dela, sem contar com os dedos. É essa a sua necessidade e não se deve ultrapassar muito esta regra.
Para além da carne e do peixe, temos muitas outras fontes de proteínas que devem ser "regradas", particularmente o leite e produtos lácteos, que são também muito bons alimentos mas devem ser consumidos sem excessos (pode ver post sobre esse assunto aqui).
Deste modo, em jeito de conclusão, queria reforçar a ideia de que todos os alimentos são importantes, mas devem ser ingeridos com bom senso e moderação. A frase "Se não queres comer mais nada, come só o peixinho ou a carninha" que muitos de nós cresceram a ouvir deve ser ponderada, porque mesmo cumprindo estas recomendações as nossas crianças continuam a comer proteinas a mais, sem tirar nenhum benefício disso...

Etiquetas: ,