Translate

Etiquetas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Qual a idade ideal para dar um telemóvel a uma criança?

Esta é mais uma pergunta sem uma resposta completamente "científica", mas há alguns pontos importantes de realçar.
O primeiro é que nenhuma criança precisa de telemóvel e esta é uma verdade inegável...
Ter um telemóvel para falar com os amigos com quem estiveram há uns minutos atrás é, no mínimo, discutível. Ainda por cima nem é bem falar na maior parte das vezes, é mandar mensagens... A preocupação que depois se gera a ver se os amigos já responderam ou não perturba claramente a concentração, pelo que não me parece muito vantajoso.
Para além disso, a própria escrita e leitura das mensagens pode estar bastante alterada por abreviaturas pouco convencionais (apenas "convenientes"), o que condiciona também o desenvolvimento da linguagem, gramática e vocabulário.

O segundo aspecto prende-se com questões económicas. Se para algumas familias o preço do telemóvel associado ao tarifário mensal não tem grande peso no orçamento familiar, para grande parte terá e é um gasto supérfluo que se consegue evitar facilmente. Claro que depois de oferecer a primeira vez não é fácil andar "para trás", pelo que a decisão inicial deve ser bem pensada.
O terceiro tem a ver com a disponibilidade da internet que muitos telemóveis têm. Aqui quebra-se claramente a fronteiro do que é público e privado e as crianças passam a construir um "mundo" só deles, com todos os perigos que isso acarreta.
Posto isto, acho que só se deve oferecer telemóveis a adolescentes e não a crianças. Só quando um adolescente começar a ter autonomia nas suas tarefas diárias (deslocações de e para a escola, por exemplo) é que deve ter "direito" a um telemóvel. Até lá deve-se tentar ir aguentando o mais possível...

5 comentários:

  1. Bom dia dtr, meu bb tem 4 meses e comecei a dar pra ele LA a pouco menos de um mês pois irei retornar ao trabalho semana que vem, ouvi dizer que devo dar água pra ele, mas a pediatra dele não falou nada, ele ta tomando LM, LA somente nos meus horários fora, devo dar água para ele? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Bom dia dtr é normal a criança acordar várias vezes a noite? Aqui em.casa são três um de 11 meses um de 4 e uma de 4anos, todos acordam muito inclusive para mamar, tem algo.que possamos fazer? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Os acordares nocturnos são muito frequentes e, quando há assim tantas crianças, tornam-se um problema difícil de resolver. Tente trabalhar bem a rotina de adormecer, tentando que eles adormeçam sozinhos na cama deles, sem estar a mexer neles, de forma a que sejam capazes de voltar a adormecer quando acordam a meio da noite. A vossa presença deve servir para os acalmar e não para os adormecer.
      De qualquer forma, principalmente os meninos de 4 anos podem ter terrores nocturnos, o que vai fazre com que o sono deles seja mais "entrecortado".
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. boa tarde acha que uma criança de 11 anos pode ter um smartphone?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa é uma questão um pouco subjectiva, mas quanto mais tarde der, melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar