Mais um mito - Deitar-se logo depois de comer pode parar a digestão

Este é mais um daqueles mitos que se vai repetindo sem saber muito bem porquê ou se tem algum fundamento. E a verdade é que não passa disso mesmo, um mito.

A única coisa que acontece quando uma pessoa se deita logo depois de comer é poder ficar desconfortável e ser mais difícil adormecer, porque a barriga cheia dificulta a posição de dormir, principalmente para as pessoas que dormem de barriga para baixo ou viradas para a direita. Para além disso, não acontece mais nada.

Em relação às crianças, esta é uma preocupação que não precisa mesmo de ter, até porque muitos bebés adormecem depois de beber o leite, pelo que não faz sentido nenhum andar com eles ao alto durante umas horas para não se deitarem logo.
Pode ficar tranquilo, que não vai parar a digestão, nem nada parecido...


Comentários

  1. Boa tarde. E em relação ao banho? Poderá ser dado logo após comer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode desde que não seja com água fri não é assim dr Hugo?

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Sim, sem problema desde que a temperatura da água seja semelhante à do corpo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia Dr. Hugo,
    E qual a sua opinião relativamente a dar biberon com a criança a dormir? Eu não gosto de o fazer porque parece.me ser uma interrupção forçada do sono.. A verdade é que o meu filho acaba por acordar todas as noites (3/4 da manhã) para beber leite com o consequente desgaste que tem sido para mim... Acha que devia experimentar dar.lhe o biberon antes de eu ir dormir?
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é muito lógico comer a dormir, mas nessa situação acho que é lícito tentar, para ver se consegue dormir à noite toda e reeducar o sono dele.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Dr. Hugo nossa bebé de 12 meses fez os passos necessários para a introdução do ovo na dieta e antes da vacina. Nunca vomitou. Mas logo que passei a introduzir o ovo inteiro na sopa vomita logo após. Nas 2 vezes da sua introdução inteira, vomitou cerca de 1 hora depois. Penso que é preferível dar a vacina com clara de ovo (12 meses) em meio hospitalar ou devo investigar tentando introduzir novamente ovo na sopa. Com que intervalo de dias o faço? Obrigada dr. Hugo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essas queixas penso que deveria excluir mesmo uma alergia antes de tentar dar ovo outra vez.
      Quanto à vacina, pode fazer no centro de saúde, não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada dr. Mesmo com alergia ao ovo pode fazer a vacina? Não poderá haver resposta adversa à vacina? Cumprimentos.

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Sim, segundo as recomendações da direcção geral de saúde pode fazer a vacina no centro de saúde.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Obrigada dr. Hugo pela sua dedicação e celeridade no esclarecimento aos pais . cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, queria saber se posso tratar a assadura nas virilhas do meu bebe com clara de ovo? Visto que o creme com oxido de zinco nao esta a funcionar?

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, queria saber se posso tratar a assadura nas virilhas do meu bebe com clara de ovo? Visto que o creme com oxido de zinco nao esta a funcionar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não tenho experiência com a clara do ovo, não lhe sei responder.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite. A minha dúvida foge um pouco ao tema deste tópico. O meu filho tem 6meses e meio e neste momento para adormecer só quer virar-se de barriga para baixo, e nessa fase vou conseguindo controlar. Mas a meio da noite, logo que tem oportunidade, vira-se de barriga para baixo. A partir de quando é que posso ficar descansada relativamente a isto. É que passo a noite com essa preocupação e está a ser difícil controlar as posições que o malandro se põe. Um pormenor é que ele não consegue sair da posição de barriga para baixo sozinho. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é os bebés dormirem de barriga para cima, mas a partir do momento em que eles aprendem a virar-se acabam por ser eles a escolher. Vai mesmo ser ele a decidir...
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa tarde Dr. Hugo.
    O meu filho tem 3 meses e só bebe leite de lata, mas ele bolsa-se muito, logo após beber o leite e depois continua smp a bolsar até passado 3 horas de já ter comido. acabando por bolsar já leite coalhado. dá-me a sensaçao que ele não faz bem a digestão do leite. ele engorda e arrota.
    será que o leite que lhe dou é muito forte para ele?
    é o Nutribén A.O.1 CONFORT.

    Agradecia que me ajuda-se, obrigada.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso estiver a evoluir bem acho que o leite está bem, não me parece que se justifique alterar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Dr Hugo, relativamente a este post, atrevo-me a expor a minha situação: quando o meu bebé toma o leitinho e adormece, bolsa muito. Quando o toma e se mantém acordado e o deito, bolsa bastante na mesma. Mas quando o bebe e o mantenho um pouco em pé, isso não acontece. Isto faz sentido, certo? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, o facto de estar de pé pode melhorar um pouco a situação, por diminuir o refluxo, parece-me boa opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. ola doutor queria saber qual é o melhor horario para oferecer janta pra minha bebe de 7 meses ?

    ResponderEliminar
  13. ola doutor queria saber qual é o melhor horario para oferecer janta pra minha bebe de 7 meses ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Depende das restantes refeições, mas por volta das 19:30-20:00 parece-me bem.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário