10 dicas para uma amamentação feliz

É hoje em dia inquestionável que o leite materno é o melhor alimento para qualquer bebé.
No entanto, a amamentação nem sempre corre como esperado, pelo que faz sentido tentar antecipar alguns problemas para encontrar possíveis soluções.
Foi precisamente com esse propósito que escolhi o tema da amamentação para a minha colaboração mensal no site da Visão.
Se não o leu, pode fazê-lo aqui.

Comentários

  1. adorei o texto! muitos parabéns pela sua disponibilidade e dedicação.

    ResponderEliminar
  2. Fui mamã há 2meses e o meu bebé mamava muito bem até bem demais .há uma semana atrás começou s esticar se para trás cada vez que o punha a mama. Estou desesperada porque amo amamentar mas assim é desesperante.so mama a dormir.. O que será? Pode ajudar me? Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Fui mamã há 2meses e o meu bebé mamava muito bem até bem demais .há uma semana atrás começou s esticar se para trás cada vez que o punha a mama. Estou desesperada porque amo amamentar mas assim é desesperante.so mama a dormir.. O que será? Pode ajudar me? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      É muito frequente os bebés fazerem isso por volta dos 2 meses. Tente pô-lo a arrotar quando ele fizer isso, porque vai ver que vai melhorar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Minha bebé tb tem o mesmo comportamento, qual é a explicação para os bebés terem este comportamento?

      Eliminar
    3. Minha bebé tb tem o mesmo comportamento, qual é a explicação para os bebés terem este comportamento?

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Não lhe sei dizer muito bem, provavelmente tem a ver com o próprio processo de adaptação do estômago e intestinos a alimentação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Tenho andado a fazer experiências com a alimentação e eliminei o leite e derivados do minha alimentação.. O meu bebé parece outro mama bem e descansa muito bem. Acha que ele tem intolerância à proteína do leite? Uma vez tentei dar biberão com leite adapta e ele vomitou tudo.. Obrigada cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Tenho andado a fazer experiências com a alimentação e eliminei o leite e derivados do minha alimentação.. O meu bebé parece outro mama bem e descansa muito bem. Acha que ele tem intolerância à proteína do leite? Uma vez tentei dar biberão com leite adapta e ele vomitou tudo.. Obrigada cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode haver alguma intolerância.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde!
    O meu bebé tem o um mês e meio, depois de ter saído da maternidade o meu bebé não voltou a pegar no peito, sempre que o ponho no peito ele chora e enerva se ao pontl de só o conseguir acalmar com o biberão o que posso fazer para lhe colocar no seio.
    Obrigada pelaa atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para conseguir terá que ser um jogo de paciência.
      Por vezes ajuda não o deixar ter muita fome e colocar ao peito ainda tranquilo. Pode colocar um pouco do seu leite no mamilo para ele sentir o sabor e tentar que ele pegue melhor.
      Para além disso, convém também não deixar o peito ficar demasiado cheio, porque por vezes o leite não sai tão bem nessas situações.
      Se mesmo assim não pegar, pode experimentar colocar os mamilos de silicone.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Amo amamentar , mas sinto tantas dores nos mamilos. .. Poq será ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ter a ver com a pega. O ideal seria falar com o seu médico ou enfermeiro, para ver como optimizar a forma como o bebé pega na mama.
      Por outro lado, podem também ser fissuras, pelo que é mesmo importante ajudar o bebé a pegar melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Olá, boa tarde
    A minha bébé tem 4 meses.
    Mamava de 2h em 2h e chorava muito. Chorava tanto (mesmo ao colo) que já me fez por três vezes espasmos do choro, mas senhoreasse de consciência.
    Mesmo mamando aumentava pouco e até chegou mesmo a não aumentar.
    Comecei a tomar o Promil para ver se melhorava a amamentação. Não notei diferença.
    Tivemos que introduzir o LA, mas ela não gostava de biberon (tentei varias tetinas), até que por insistência já começou a aceitar. Mas nem sempre mama convenientemente. Mama por dia muito menos do que a quantidade que deveria (seguindo as orientações 150mg/peso/dia).
    Agora tentamos a papa (não a sopa por ela ser esquisita e por a papa ser mais calórica e mais docinha), mas ela não gosta. Não aceita, nos primeiros minutos deita fora e depois começa a chorar e a gritar.
    O que posso fazer.
    Começo a desesperar.
    É isso não é bom.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. * correção ...
    Nunca me fez espasmo do choro com perda de consciência. "Apenas" fica cianosada, com ausência de choro e para de respirar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente colocar batata doce na sopa em vez da batata normal e usar um azeite com uma acidez muito baixinha. Mesmo que ela coma pouco não deve dar imediatamente leite como alternativa, para ela não perceber que tem um plano "B" (dê, pelo menos, 30 min de intervalo).
      De resto, vai ver que é uma questão de insistência...
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Tenho um bebe com 1mês e ele esta a ser alimentado quase exclusivamente a leite artificial pois tenho pouco leite! No entanto ofereço sempre a mama antes de dar o biberão.
    No inicio (2semanas) começou a beber o suplemento de 30/60ml, agora com 4semanas ja pede 120ml e por vezes nao fica satisfeito.
    Tenho receio que seja demais para ele, mas se nao der chora com fome!
    É normal um bebe comer assim tanto? Estou a fazer mal em dar-lhe o que me pede?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo seu blog, muito interessante.
    A minha bebé tem 3 meses e dou-lhe exclusivamente o leite da mama. Tem aumentado o peso normalmente e o pediatra diz que ela é super saudável. Na última consulta de rotina ele orientou que começasse a dar vitaminas (protovit) para garantir que ela recebe todos os nutrientes que necessita. No entanto fiquei na dúvida se realmente deveria dar ou não, estou a dar há dois dias e ela parece normal. Por favor ajude-me, será que devo dar ou é desnecessário? Será que pode fazer-lhe mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Segundo as recomendações portuguesas, os bebés saudáveis e de termo só precisa, de fazer suplementação com vitamina D. O protovit é um conjunt de vitaminas, que não tem grande necessidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá Dr.Hugo!
    Devido a um grande cansaço e stress o meu médico de família receitou-me Valstress para tomar de manhã, logo após dar de mamar ao bebé, pois assim não irá afectar o bebé visto só voltar a dar de mamar à noite (mais ou menos 12 horas entre essas 2 mamadas). Será que não faz mesmo mal ao bebé? Não irá haver vestígios no leite materno? Agradecia muito a sua opinião. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode e deve continuar a amamentar, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. boa tarde,
      também receitaram o Valstress pra mim...para tomar de manhã e a noite...dou mama em exclusivo...será que tomo o Valstress só de manhã como a outra senhora?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Sim, pode tomar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. bom dia doutor A minha bebe tem 4 meses e meio e tenho notado que ultimamente a minha bebe quer mamar menos vezes que antes e mama rapido 5m, e tambem é muito irrequieta a mamar nao para quieta e chora e muitas das vezes para mamar tenho que a adormecer ou entao so mama se a tiver a embalar (que é comigo sentada na cama aos saltinhos com ela no colo, que tambem e a unica forma de adormecer) estou com receio de a estar a meter maus hábitos ou entao a prejudica-la, mas como mae de primeira viagem tento fazer o possível para ela estar bem, a amamentação esta a tornar-se complicada, mas tambem nao queria dar do outro leite pois ela so com o peito esta a evoluir bem nos parâmetros de nascença. mas estou preocupada devido a ela so mamar embalada. o que posso fazer para resolver a situação.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é aos bocadinhos tentar "convencê-la" a mamar tranquila.
      Com essa idade os bebés distraem-se muito facilmente, pelo que é boa ideia dar de mamar num ambiente tranquilo, sem grandes distracções.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa noite Dr. Hugo!
    O meu bebé tem quase 10 meses. Amamentei em exclusivo até aos 6 meses e amamentei até agora também. Agora só mama antes de dormir e de madrugada. Ultimamente às vezes recusa a mama antes de dormir. Queria muito amamentar o máximo de tempo possível mas tenho andado com um cansaço fora do normal e foi-me diagnosticado stress e ansiedade elevados e que precisava de ser medicada antes de evoluir para algo mais grave mas para isso teria que deixar de amamentar. Experimentei dar o biberão ao bebé para ver a reacção dele e ele aceitou bem, sem choros, sem birras... simplesmente mamou. Estou muito em dúvida se devo continuar a amamentar e não ser medicada pois não sei se não será melhor para o bebé continuar a mamar leite materno. O que o Dr. acha? Gostava muito de saber a sua opinião. Será que é melhor continuar com leite materno ou se andar stressada e ansiosa o meu leite não será tão bom? Estou muito confusa pois queria muito continuar a amamentar mas ao mesmo tempo não sei se é melhor tratar-me.
    Obrigada pela atenção. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se a sua vontade é continuar a amamentar acho que pode e deve fazer as duas coisas: continuar a dar de mamar e ser orientada do ponto de vista médico. Hoje em dia são muito poucos os medicamentos que contraindicam a amamentação (pode consultar o site www.e-lactancia.org), pelo que me parece perfeitamente possível conciliar os dois.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Doutor meu filho tem um mês e meio. Devido ao cansaço grande que sinto porque passo a noite acordada... a tarde mau me levanto pra alimentar me. Minha alimentação tem sido básica. Nao como frutas nem verduras. Isso afeta o meu leite com relação a nutrientes necessários para o bebê? Nesse caso é aconselhável eu dar o protovit?
    Outra dúvida é sobre o leite de caixa tem problema eu tomar?

    ResponderEliminar
  16. As vezes da impressao também que meu leite tá acabando. Meu seio esvazia rápido, logo o bebê quer mais e o seio aparenta estar vazio. É para eu me preocupar? Isso realmente acontece? Como posso estimular a produção de leite?

    ResponderEliminar
  17. As vezes da impressao também que meu leite tá acabando. Meu seio esvazia rápido, logo o bebê quer mais e o seio aparenta estar vazio. É para eu me preocupar? Isso realmente acontece? Como posso estimular a produção de leite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em relação à sua alimentação, pode e deve comer de tudo.
      A melhor forma de estimular a produção de leite é mesmo dar de mamar muitas vezes, para que o peito vá produzindo mais leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa noite,
    A minha filhota Beatriz nasceu tem 2 meses e nasceu de 36 semanas. Dado ser muito imatura e adormecer muito nas mamadas, não estava a aumentar peso suficiente e tivemos de iniciar suplemento. Ela começou logo a recuperar, tudo estava a correr bem e já estávamos prestes a deixar o suplemento quando ao experimentar uma máquina de extração emprestava danifiquei os mamilos(a máquina estava avariada com a sucção no máximo). A partir dai a minha filhota começou a rejeitar o peito (talvez por me doer ou por eles terem ficado diferentes) e comecei a produzir cada vez menos leite. Comecei a extrair sempre para lhe dar mas não era suficiente. Actualmente, e para ela não esquecer o peito, tento sempre dar a mama antes do suplemento mas ela não aguenta mais de 5 minutos ate gritar esfomeada e termos de dar o biberon.
    Ela mama em media de 3 em 3 horas e tento extrair leite com a maquina logo de seguida e dar o que extrai antes do suplemento, no entanto, apenas consigo tirar cerca de 30ml (com a mama "cheia" consigo tirar entre 50 a 70ml). Ela esta a mamar cerca de 120ml.
    Já li todas as teorias (quanto mais mamar mais se produz, que extraindo de seguida ajuda o cérebro a pensar que tem de produzir mais, tomar promil, beber cha de funcho, beber cerveja preta, etc) mas nada resulta e não consigo passar destas miseras quantidades (que são totalmente insuficientes). qual a razão de nada resultar? O que poderei fazer diferente para poder voltar a amamentar e alimentar a minha filhota só a mama?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A melhor solução é mesmo colocá-la à mama sempre, para ela ir extraindo mais leite, mas provavelmente ela já está habituada ao biberão e é provável que não o deixe, porque para mamar na mama tem que fazer mais esforço.
      Gostava muito de lhe dar uma solução, mas realmente o único conselho é mesmo insistir (sem "massacrar"), para ver se melhora um pouco.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. A minha filha tem 15mesinhos e a medica mandou m tomar a pilula k tomava antes de engravidar mas continuo a dar de mamar até secar o leite. Sera k prejudica a minha filha?

    ResponderEliminar
  20. A minha filha tem 15mesinhos e a medica mandou m tomar a pilula k tomava antes de engravidar mas continuo a dar de mamar até secar o leite. Sera k prejudica a minha filha?

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Dr. Hugo, tudo bem?
    Meu filho tem 2 meses e 19 dias, sempre mamou bem, ele mama muito rápido e na maioria das vezes acho que até demais, nesses últimos dias ele andou vomitando, digo vomitando porque é uma quantidade grande de leite, porém é uma vez a cada 4 dias e uma vez só no dia, ele tem ânsia aí volta tudo o leite, passar uns minuinhos mama novamente e não tem mais, isso é normal ?
    Ele mama só no peito.
    Gostaria de saber também, nesses últimos dias o coco dele está meio laranja e com uma quantidade de gosma, tipo gelatina, seria normal?
    Ele está bem, sem febre, sem dor, não é chorão, sorridente e dorme bem.
    Desde já agradeço!

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde Dr. Hugo, tudo bem?
    Meu filho tem 2 meses e 19 dias, sempre mamou bem, ele mama muito rápido e na maioria das vezes acho que até demais, nesses últimos dias ele andou vomitando, digo vomitando porque é uma quantidade grande de leite, porém é uma vez a cada 4 dias e uma vez só no dia, ele tem ânsia aí volta tudo o leite, passar uns minuinhos mama novamente e não tem mais, isso é normal ?
    Ele mama só no peito.
    Gostaria de saber também, nesses últimos dias o coco dele está meio laranja e com uma quantidade de gosma, tipo gelatina, seria normal?
    Ele está bem, sem febre, sem dor, não é chorão, sorridente e dorme bem.
    Desde já agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Ambas as situações são normais, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Dr. Hugo, Boa noite

    A minha filha, tem 4 meses e meio, iniciou recentemente as frutas cozidas, a minha duvida é, eu dou lhe sempre uma peça de fruta cozida ralada (pera banana ou maça) mais uma bolacha maria sem gluten e ela nao come tudo, nao consigo perceber se ela nao come porque esta saciada ou porque fica enjoada? e quantas vezes por dia se deve dar em substituiçao do leite? uma vez que ela esta com excesso de peso (7,4kg)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Na minha opinião a fruta deve ser dada sem bolacha e sempre como sobremesa da sopa e não como refeição (1x/dia).
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Boa tarde. Dr . Hugo o meu filho tem 2 meses e a 8 dias comecou a ficar agitado durante a mamada. coloco arrotar e continua assim mesmo depois de arrotar . tem andado super irritado chora constantemente.. Receitaram me colimil baby, mas não tem melhorado muito. Está a engordar bem. O que será??

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde. Dr . Hugo o meu filho tem 2 meses e a 8 dias comecou a ficar agitado durante a mamada. coloco arrotar e continua assim mesmo depois de arrotar . tem andado super irritado chora constantemente.. Receitaram me colimil baby, mas não tem melhorado muito. Está a engordar bem. O que será??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Deve mesmo ser ar que ele engole. Tente insistir com o arrotar, porque provavelmente vai melhorar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Minha filha tem 4meses e ta com 5600kilo o pediatra disse pr mim da aptamil pr ela só que ela não pega não tem jeito chora e até vomita quer só o peito chegou a toma umas gramas só é agora tá com dor de barriga e empatada o que faco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se não pega no aptamil pode experimentar outra marca ou então manter só o leite materno, dar de mamar mais vezes e controlar o peso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Olá doutor,boa noite,a minha filha tem 42 e dois dias e até aqui tudo corria bem,todas as mamadas ela fazia coco,ultimamnte teve 4 dias sem fazer,então gritava ,esticava se muito e notava se que estava com dores ,disseram-me que era normal ir até 5 dias sem fazer como só mama o peito ,mas como não achei normal e estava a ficar desesperada comprei o bebe gel ,então utilizei e fez três vezes seguidas :-( ajude-me eu mudei a minha alimentação como mais fruta ,cortei nas verduras bebe leite sem lactose ,mas mesmo assim não consegue fazer :-( obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente dar-lhe um probiótico, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Sim o biogaia mas n faz efeito :-( continua igual ...


      Eliminar
    3. Boa noite,

      Com essa idade não há muito mais a fazer, embora possa experimentar o simeticone para ver se ajuda alguma coisa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. boa tarde,
    devido ao stress e cansaço, falta de apetite foi me receitado valstress para tomar de manhã e a noite. Será que posso tomar se estou a amamentar em exclusivo? a bula diz que ainda não foram feitos os testes...

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde Dr. Hugo.

    A minha filhota tem 3 meses. Nasceu na data prevista, mas apenas com 2,390gr. Ainda no hospital, porque chegou às 2,250 gr foi alimentada simultaneamente a peito e com leite artificial. Já em casa e aos poucos, durante o primeiro mês fomos retirando o leite artificial, pois ela foi recuperando o peso. Sempre mamou bem.

    Cerca dos 2 meses, a meio da mamada, cerca de 5 a 10 minutos após começar a mamar, começou a chorar e a recusar beber. Comecei a aperceber-me que se engasgava, pois o leite saía com maior pressão, chegando inclusivamente a esguichar de um dos peitos.

    Entretanto, encontrei como alternativas, amamentá-la encontrando-me deitada e ela numa posição em que a sua cabeça esteja mais elevada que o seio. Mas ainda assim, e apesar de ter melhorado, ela só bebe cerca de 90 a 110 ml por mamada, quando deveria estar a beber cerca de 140 ml, segundo orientação (peso/150/nr. mamadas).

    E durante a noite, porque ela é dorminhoca como a mãe, adormece ou não tem tanta paciência para tentar beber o leite quando sai com maior pressão, utilizo a bomba para extrair leite, dou-lhe o que extrai (entre 70 a 90 ml)e depois dou-lhe peito, mas ela normalmente adormece 5 minutos depois de começar.

    Ela pesa actualmente 4, 600gr estando a aumentar cerca de 150 gr por semana.

    Durante o dia ela bebe de 3 em 3 horas aproximadamente, dou-lhe de mamar quando ela demonstra fome. E à noite, acordo-a depois de cerca de 5 ou 6 horas da última mamada ( consoante a quantidade que bebeu na mamada anterior), pois caso contrário, julgo que dormiria toda a noite.

    Será que ela está a evoluir bem? O que posso ou devo fazer diferente?

    Obrigada.
    Cumprimentos,

    Suzana G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como ela agora está a evoluir bem acho que. Poderia testar não a acordar e controlar o peso, para ver se continua a evoluir como está.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa noite Dr.Hugo. o meu filho faz agora 12 meses disseram me que devia i dar lhe leite de vaca mas ainda estou amamentar . Ele esta cada vez mais agarrado a mama. Acorda imensas vezes de noite. Desde os 7 meses nao sai dos 8kg. Sera que o meu leite nao eficeente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se não aumenta de peso desde os 7 meses acho que seria importante tentar perceber a causa. Não me parece que seja só do leite.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário