As crianças intolerantes à lactose podem comer iogurtes normais?

Depende da criança, mas na maior parte das vezes podem.
A intolerância à lactose é uma situação em que as pessoas não conseguem digerir o açúcar presente no leite (lactose) e, como tal, ficam com dor de barriga, barriga inchada ou diarreia.
A solução nesses casos passa por retirar a lactose da dieta, ou seja, evitar todos os alimentos que a contenham. Pode-se utilizar um leite sem lactose e, para as crianças, ter o cuidado também de só dar papas não lácteas e fazê-las com esse leite específico. Já em relação aos iogurtes e ao queijo, a questão é um pouco diferente. Esses alimentos contêm pouca lactose, uma vez que são fermentados no seu processo de fabrico, pelo que a maior parte das vezes as crianças podem comê-los, sem nenhum tipo de desconforto e costuma ser essa a recomendação.
No entanto, se mesmo assim os sintomas se mantiverem, a solução passa mesmo por experimentar iogurtes também sem lactose, pois pode haver crianças que têm uma intolerância completa, o que não lhes permite sequer consumir os iogurtes normais. 
Assim, em jeito de conclusão, a resposta é afirmativa (podem comer iogurtes normais), mas se não os tolerarem devem-se testar os iogurtes sem lactose, para ver se têm mais efeito.

Comentários

  1. Boa noite Dr.Hugo,
    Tenho um bebé de 7 meses, que legumes posso colocar na sopa dele? Posso colocar o nabo? Dou lhe leite materno de manhã por volta das 7h, dps por volta das 10h dois iorgurtes só um ele não fica satisfeito e fica a chorar, 12:30 dou lhe sopa e fruta, a fruta passe o mesmo tenho que lhe dar 2 peças de fruta ( 2 peras)15:30 a papa e 18:30 a sopa e fruta, por vezes antes de dormir não quer mamar. Estarei a fazer todo correto ou estou a dar demais ao meu filho?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O nabo só deve ser introduzido por volta dos 9-12 meses.
      Quanto ao resto, parece-me bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bom dia antes de mais obrigado pela ajuda.
      Tive que iniciar a sopa mais cedo que o habitual porque estava a ficar com pouco leite, até agora com a sopa a fruta os iogurtes e a papa e com o leite achava suficiente.mas cada vez mais ele mama e não fica satisfeito, se lhe der de mamar durante a noite de manhã não tenho o suficiente. Tenho receio
      que nao esteja a ingerir o suficiente.Devo dar outro leite de reforço? E qual?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Pode experimentar tomar algum suplemento para aumentar a sua produção de leite, mas se quiser introduzir um leite adaptado pode sre um etapa 2.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa tarde,

    O meu filho vai fazer agora 6m, detesta leite. A alimentação q faz é a seguinte
    8h leite
    11h sopa com carne e fruta
    14h30 papa
    17h30/18h tentamos dar leite
    20h30 leite/aos 6 m vai passar a ser pure de legumes simples e fruta
    Depois forme as 21h e as 4h bebe leite.
    So bebe bem o leite das 4h da manha e o das 21h. Mas esre ultimo vsi ser substituído pela dopa ais 6m. de manhã é um castigo para beber o leite. À tarde entre as 14h30 e as 20h30, entre a papa e o jantar, devia fazer um 2o lanche de reforço até ao jantar, tento dar leite nas nao aceira, não bebe e é muito temoo sem comer. Preciso de uma alternativa para este reforço da tarde, mas nao sei q lhe dar. Posso dar iogurte de bebé aos 6m? Ou sugere outra alternativa? Não sei o q fazer, so tem consulta no centro de saúde aos 6,5m. Obg. Bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Eu só costumo introduzir o iogurte pelos 9 meses, mas não é errado introduzir já e se calhar é uma boa opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Doutor preciso de uma luz... Faz quase 30 dias que meu bebê de 10 meses está com diarréia. O hemograma deu uma quantidade de hemácias um pouco menor que o valor de referência e os linfócitos deram quase o dobro do limite normal... Agora ele foi encaminhado para o gastro... Mas o que ele têm? Está com anemia? Ninguém fala nada!!! O que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e faz 5 dias que ele começou a tomar o leite sem lactose...

      Eliminar
    2. Ah e faz 5 dias que ele começou a tomar o leite sem lactose...

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Uma anemia implica que tenha uma redução do numero de hemácias ou da hemoglobina.
      Como já é uma situação que dura há muito tempo acho que deve ser observada.
      De qualquer forma, parece-me boa opção testar o leite sem lactose,pode ser só uma intolerância à lactose.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite Dr. parabéns pelo blogue!
    a minha questão prende-se com o facto de trabalhar com crianças dos 4 meses aos 3 anos.as crianças com mais de 12 meses já comem iogurtes de aromas. acontece que ouvi dizer que há determinados aromas que elas não podem comer (côco, limão, framboesa,morango, tuti-fruti)... é verdade ou é mito dr??
    obrigado
    Dianadomingos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A partir dos 12 meses podem comer todos os aromas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Bom dia Dr. a minha filha sofre de gases desde que nasceu. Disseram que era apenas até ao quarto mês, mas a verdade é que continua igual ou pior. Já tentei o iogurte natural, mas não gosta muito nem com fruta ou bolacha. Experimentei os de aromas normais da longa vida,pois nao sao tao doces ela gostou, parece ter piorado dos gases. E possível que os iogurtes de aroma lhe cause gases? E que ela demora 30 minutos para comer um iogurte natural e quando está com gases mal come e não sei o que fazer... Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Possível que os iogurtes causem gases, mas o mais imitante e tentar perceber se realmente ela piora quando os come. Se piorar acho que não deve dar, mas se não nota diferença não alteraria nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Os iogurtes de aroma que dei a minha filha foram o de banana e o de tutti fruti....

    ResponderEliminar
  7. Olá meu filho tem 11 meses e está rompendo os dentinhos desde os 3 meses ele faz uso do leite Nan confort só que desde que começaram a sair os dentes ele começou com uma diarréia e o cocô dele nunca mais ficou normal é sempre pastoso. A pediatra dele receitou o leite sem lactose então tirei tudo que tinha lactose mas ele faz cocô durinho por um dia no outro já não. O que está acontecendo? Pode ser intolerância apenas por um período? Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderEliminar
  8. Ele fez hemograma completo e não tem anemia.

    ResponderEliminar
  9. Ele fez hemograma completo e não tem anemia.

    ResponderEliminar
  10. Olá meu filho tem 11 meses e está rompendo os dentinhos desde os 3 meses ele faz uso do leite Nan confort só que desde que começaram a sair os dentes ele começou com uma diarréia e o cocô dele nunca mais ficou normal é sempre pastoso. A pediatra dele receitou o leite sem lactose então tirei tudo que tinha lactose mas ele faz cocô durinho por um dia no outro já não. O que está acontecendo? Pode ser intolerância apenas por um período? Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se retirou a lactose e as fezes vão alternando não me parece que a causa seja essa. De qualquer forma, se as fezes sempre foram assim e o peso está a evoluir bem, pode ser apenas uma característica dele.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa tarde, estou consumida com uma dúvida, a pediatra disse para introduzir iogurte ao meu filho como lanche com fruta. Ele ainda não tem 7 meses e além de LM a diversificação alimentar ainda anda na sopa/puré e a fruta. Agora eu dei-lhe um iogolino e rapidamente me apercebi que é com leite de vaca...fiquei stressada porque tinha ideia, que pelo menos antes dos 12 meses, não se deve introduzir leite de vaca. Haverão outros iogurtes no mercado e eu não me apercebi ou realmente cometi um erro ao potenciar-lhe uma possível alergia?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não cometeu erro nenhum, não se preocupe.
      De qualquer forma, se calhar não era pior dar um iogurte de leite adaptado, penso que será mais adequado.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário