O meu filho mete os joelhos para dentro a andar - será normal?

Esta é uma situação extremamente frequente e , na maior parte das vezes, é perfeitamente normal. Faz parte do desenvolvimento ortopédico das crianças andarem com os joelhos "para dentro" a partir dos 18 meses (mais ou menos), já que até lá o que se passa é exactamente o contrário, pois costumam ter as pernas arqueadas (ver post sobre esse assunto aqui).
Geralmente é uma situação que resolve até cerca dos 4-5 anos e só se isso não acontecer é que vale a pena observar para tentar perceber se há algo de errado. Há, inclusivamente, algumas crianças que metem tanto os joelhos "para dentro" que ficam com um andar trapalhão e até caem algumas vezes, mas isso não tem nenhum significado.
Também aqui o tempo é nosso amigo e acaba ir resolver a esmagadora maioria dos casos, pelo que não vale a pena estar a pensar em sapatos ortopédicos ou algo do género, salvo algumas excepções...

Comentários

  1. O pediatra do meu filho (28meses) disse que ele tinha as pernas muito totas e aconselhou a ir ao ortopedista. Fui e o ortopedista diz que lhe devo comprar calçado especial (3mm no calcanhar e 8mm na planta do pé) porque tem pé raso e joelhos valgus. Fico na duvida se devo ou não avançar com os sapatos porque tenho lido em vários sitios que é normal e com o tempo vai ao sitio certo. E também tenho algum receio que o miudo recuse calça-los. Poderei esperar mais uns tempos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o ortopedista recomendou acho que é capaz de ser melhor usar.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário