Translate

Etiquetas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A partir de que idade é que as crianças podem beber leite de vaca?

Hoje em dia existem recomendações das principais sociedades científicas sobre a introdução do leite de vaca ("de pacote") na alimentação das crianças, pelo que a resposta a esta questão acaba por ser mais ou menos clara.
Introduzir esse tipo de leite antes dos 12 meses de idade é neste momento considerado errado, pelo que é algo completamente desaconselhado.
A partir daí é permitido, embora o ideal seja manter o leite materno ou então um leite adaptado ("em pó") até aos 3 anos, uma vez que é um período em que ocorre um grande crescimento e desenvolvimento das crianças. As principais vantagens do leite adaptado relativamente ao leite de vaca são as seguintes:
- tem menos proteínas
- as proteínas que tem são mais adequadas ao crescimento das crianças
- é suplementado em ferro
Apesar de não ser o ideal, se mesmo assim a opção for a de introduzir o leite de vaca, deve-se preferir um leite gordo até cerca dos 2 anos e depois passar para um leite meio gordo.

71 comentários:

  1. e a introdução do leite de "pacote" sem lactose?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O leite sem lactose deve ser reservado para as crianças intolerantes à lactose, pelo que a introdução é semelhante ao leite de pacote normal, quando se justifique.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. E quanto aos iogurtes?
    Os únicos feitos com leite de transição (e não sei se é a 100%) são da danone e do pingo doce, mas ambos têm açúcar. Os iogurtes naturais são feitos com leite normal de vaca. Estes só podem ser dados a partir dos 3 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa é uma pergunta difícil de responder, porque não há grandes recomendações nesse sentido.
      Os iogurtes de leite adaptado têm menos açúcar e proteínas do que os outros, pelo que são melhores e parecem-me boa opção. No entanto, a partir dos 15-18 meses o "peso" dos iogurtes no dia alimentar das crianças é muito mais reduzido, pelo que me parece que a partir dessa idade podem ser dados iogurtes normais.
      Espero ter respondido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Porque o leite gordo até aos 2anos.a minha filha tem 13m é já bebe leite de vaca mas meio gordo...

    ResponderEliminar
  4. Porque o leite gordo até aos 2anos.a minha filha tem 13m é já bebe leite de vaca mas meio gordo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A preferência pelo leite gordo tem a ver com a necessidade aumentada de gorduras que as crianças pequenas têm, pois a gordura é fundamental para o bom crescimento e desenvolvimento cerebrais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. E outros leites ,como o de cabra ou os vegetais ( soja, aveia, arroz etc) ? Também são desaconselhados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As bebidas vegetais são desaconselhadas nos primeiros 1-2 anos.
      Os outros leites animais são também menos adequados do que o leite adaptado, pelo que não são a melhor opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. O meu filho tem quase 18 meses e estou há 1 semana a introduzir o leite de vaca (gordo). Das 2 primeiras vezes ele bebeu bem mas agora tem rejeitado. Noto que as fezes estão muito líquidas e com cheiro muito forte, e até em mim noto alteração no trato intestinal, porque acabo por beber o leite que ele não bebe. Queria experimentar leite meio gordo a ver se ele tolera melhor e não rejeita, mas fico na dúvida se será suficiente em termos das necessidades nutricionais normais à idade do meu filho. Gostaria que me desse a sua opinião sobre esta situação. Actualmente a alimentação dele é: 210ml leite de manhã e à noite; pápa depois de acordar da sesta; fruta a meio da manhã e final da tarde; sopa de legumes ao almoço e jantar seguido de um pouco de carne ou peixe ou ovo com acompanhamento que vou variando para ele experimentar os diferentes alimentos, sabores e texturas, e até agora tem comido de tudo.
    Agradeço desde já o seu comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que a adaptação ao leite meio gordo será semelhante ao gordo. Se calhar a melhor opção é manter o leite adaptado que ele fazia antes ou tentar um, caso estivesse só com leite materno.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Dr. Hugo, muito obrigada pela sua opinião. Como ele por vezes não queria o leite adaptado, embora acabasse por beber, pensei em introduzir o de vaca, mas esse não bebe mesmo e fico com receio que ele comece a ganhar "sisma" ao biberão, por isso vou manter o leite adaptado.
      Uma vez mais obrigada pela ajuda e bem haja!
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Ontem quando estive com a enfermeira obstetra no Centro de Saúde ela disse que o meu bebé com um mês e meio poderia ter um transtorno do tubo digestivo, quer pelos meus relatos quer pelo que ela pode observar. Disse que foi possível ver que é um bebe agitado, com grande desconforto causado pelos gases que são imensos, barriga tensa, e sempre com a face acusadora de grande tensão. Recomendou-me que lhe administre o coliprev, 6 gotas antes de cada mamada. Entretanto outros papás dizem maravilhas do Infacol. Eu já tenho esse medicamento mas ainda não lho dei por ter iniciado o Coliprev. Podem ser administrados os 2 ou é demasiado? O meu bebé também faz o Bivos. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Podem ser administrados os 2, mas deve começar um de cada vez para perceber se faz ou não efeito.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa tarde,
    Desde cedo que o meu bebé sempre tomou leite em pó, pois tive muitos problemas em amamentar devido à anatomia da minha mama, e o leite acabou por secar naturalmente, agora que ele tem 12 meses, o pediatra disse-me que ele já podia beber leite de vaca meio gordo, de preferência leite fresco ou o chamado leite do dia. No entanto, li nos seus posts que não é aconselhável dar leite de vaca a bebés desta idade. Não sei o que fazer!
    Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Do ponto de vista nutricional, o ideal é manter um leite adaptado, segundo as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria e Sociedade Europeia de Nutrição Pediátrica. Embora não seja errado dar o leite de vaca, essa não é a melhor opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa noite Dr Hugo! O meu filho tem 18 meses e ainda bebe leite adaptado, no entanto ainda bebe o 2 e não o 3! Acha que devo rapidamente alterar para o 3 ou ainda pode continuar no 2?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode continuar no 2, não há problema e mudar para o 3 quando quiser.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Olá Dr Hugo!

    A minha pediatra recomendou leite de pacote especial crescimento de 1 a 3 anos? Este é um leite adaptado ou já de vaca? Qual a sua opinião sobre ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Esse é um leite de vaca, pelo que me parece que a melhor opção será manter um leite adaptado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa noite Dr Hugo! A minha filha tem 26 meses e tomava diariamente cerca de 1 litro de leite. De um dia para o outro deixou de tomar, não consigo de maneira alguma fazer la tomar. seja no biberão, no copo com palhinha, sem palhinha, ate chocolate adiciono e nada!! Não sei mais o que fazer!!! Imagino que nesta fase o leite seja importante para o seu crescimento, o que poderei fazer???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essa idade ela precisa apenas de 300-400ml de leite ou derivados (papa, iogurte, queijo) por dia, pelo que pode substituí-lo por esse lacticínios.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa tarde, a minha filha tem 10 meses e queria fazer iogurtes para ela na bimby mas tenho que usar 1L de leite, qual me aconselha a usar?

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde, a minha filha tem 10 meses e queria fazer iogurtes para ela na bimby mas tenho que usar 1L de leite, qual me aconselha a usar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal seria usar um leite adaptado, como ela toma.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. minha filha tem tido presao de ventre tem problemas serios de fazer coco e as minhas amigas recomendam leite fresco, sera que posso dar la tem 1ano e 7 meses

    ResponderEliminar
  15. minha filha tem tido presao de ventre tem problemas serios de fazer coco e as minhas amigas recomendam leite fresco, sera que posso dar la tem 1ano e 7 meses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Apesar de não ser errado, não me parece o mais adequado. O ideal é manter um leite adaptado até aos 3 anos, se possível.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Dr. Nuno,
    Tenho 2 filhos com 3 e 6 anos. O mais novo não gosta de beber leite, mas consome iogurtes e queijo da vaca que ri.
    A minha filha adora beber leite e ainda quer beber um copo antes de se deitar :)
    Desde os 5 anos que ela bebe leite mimosa sem lactose para crianças. Ela tinha muitos gazes e cólicas,e apesar do teste de intolerância ter dado negativo, eu decidi experimentar leite sem lactose e ela melhorou.
    Neste momento dou este leite aos 2.Eu vi que existe o leite fresco da Vigor sem lactose e gostaria de saber se o Doutor acha que devo continuar a dar-lhes o da mimosa, ou será melhor dar o leite fresco Vigor? Não sei qual é o mais nutritivo para eles.
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que pode dar qualquer um dos dois, são mais ou menos equivalentes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa tarde Dr Hugo...
    Tenho gêmeos eles nasceram de 33 semanas, amamentei e dei complemento com o leite nan confort até os sete meses e passei para o nestogeno 2. Agora eles estão com um ano e vinte dias já estão se alimentando bem... Continuo com o nestogeno 2? Tem problemas se eu der leite de caixa? Gostaria de saber sua opinião! Desde já agradeço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se puder manter o nestogeno é melhor opção do que o leite de caixa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa tarde. A minha filha tem 6 meses. quando tinha um mes foi operada a uma estenose hipertrófica do piloro e desde os 4meses que tenho dificuldades em lhe dar o leite adaptado. Neste momento ela mama o leite adaptado e vomita, mas o leite de vaca do 1 aos 3 não vomita. ela bebe apenas 180 e uma vez por dia. esse leite de vaca não pode ser mesmo dado? poderei experimentar o de soja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é dar o leite adaptado etapa 2, nem que para isso tenha que juntar um pouco de cevada, por exemplo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa tarde Dr., tenho um menino com 30 meses e vivemos na Colômbia. Praticamente desde que nasceu que bebe, por indicação da nossa pediatra, enfamil depois passou para enfagrow premium e agora enfagrow premium preescolar, mas este é muito doce (presumo que tenha muito açucar) e estou muito tentada a começar a dar-lhe leite de vaca gordo. O que me aconselha a fazer? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não conheço essa fórmula, porque não existe em Portugal.
      De qualquer forma, escolha a que tiver menos açúcares e menos proteínas na composição (compare os rótulos).
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Boa noite Dr Hugo.
    Antes de mais parabéns pelo o seu excelente blog.
    Tenho um menino com 18 meses, e aos 6 meses de idade soube que era APLV (segundo os exames de sangue tem uma alergia classe 2). Ainda hoje amamento mas por opção introduzi o leite e iogurtes de soja. Existe algum leite melhor para ele?
    Desde já o meu obrigada
    Fátima Nogueira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essa idade se calhar pode fazer uma prova de provocação, para ver se tolera o leite e já não é alérgico. Se continuar a ter APLV deve dar um leite extensamente hidrolisado.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada por me ter respondido. Infelizmente a alergia ainda nao passou. Att Fatima Nogueira

      Eliminar
  24. Bom dia,

    o meu bebé tem 13m e ainda é amamentado.Bebe LM ao acordar,ao deitar e uma a duas vezes durante a noite.Acontece que como ele mama durante a noite, tenho a sensação que não tenho muito leite de manhã, apesar de nunca se ter queixado.Por vezes dou um iogurte mas gostava que ele bebesse leite para poder variar, já que também costuma comer iogurtes à tarde.O pediatra aconselhou o leite adaptado 2 ou 3 mas até agora não consegui que aceitasse nenhum, o que me tem deixado preocupada relativamente ao desmame.Fico sempre com receio que não ingira o cálcio necessário mesmo com a alimentação complementar. É que ainda por cima nos últimos 2 meses ele tem comido pior por causa dos dentes,mas tem evoluído de peso.Depois dos 12meses comecei a fazer em casa bebida de aveia e arroz para ver se ele aceitava, e a verdade é que tem bebido bem pelo copinho.
    Acha que devo tentar inserir o leite de vaca para ver se o aceita melhor? E é preferível ser o leite gordo ao de crescimento? Devo evitar dar a bebida de aveia/arroz?
    Desde já obrigada pelos seus esclarecimentos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal era mesmo dar um leite adaptado, mas se não for possível pode dar um leite de vaca gordo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Minha filha tem 44 dias e sofre com dores intestinais, já administramos vários remédios sem resultado... ela mama no peito e complementamos com leite de vaca quando necessário. Alguma sugestão de como regular o intestino dela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O leite de vaca não é uma boa opção abaixo dos 12 meses, deveria usar um leite adaptado (de bebe) quando precisar. De resto, acho que pode experimentar um Probiótico, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Olá Dr,
    boa tarde. A minha filha tem 13 meses, já saiu da maternidade com LA, pois era muito pequenina e não tinha força para sugar o leite. Por indicação da pediatra sempre lhe dei Nan 1, mas agora recomendou pelo menos até aos 18 meses o leite crescimento...Comprei o Nan 4, acha que ter saltado o Nan 2 e 3 vai haver algum problema?
    Desde já o meu muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já agora, uma vez que continuo com LA, devo tb continuar com os iogurtes para bebe?Ou posso começar com os outros?
      Obrigada

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Não tem nenhum problema ter passado directamente para essa etapa. Quando aos iogurtes, eu costumo trocar por volta dos quinze meses, mais ou menos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Olá dr.
    Vivo na suica e o médico mandou me começar a dar leite de vaca gordo com agua e jemalt (uma especie de nesquik para os bebes)ao meu filho que tem 14 meses.. mas como em Portugal aconselham a dar mais tarde agora estou na dúvida. Será que me podia aconselhar? Eu sempre pensei continuar com o leite em pó até o mais tarde possível (nidal 3)...

    ResponderEliminar
  28. Olá dr.
    Vivo na suica e o médico mandou me começar a dar leite de vaca gordo com agua e jemalt (uma especie de nesquik para os bebes)ao meu filho que tem 14 meses.. mas como em Portugal aconselham a dar mais tarde agora estou na dúvida. Será que me podia aconselhar? Eu sempre pensei continuar com o leite em pó até o mais tarde possível (nidal 3)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal seria manter o leite em pó ates aos três anos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Boa tarde
    Dr Hugo
    No caso de um bebé mamar no peito em livre demanda até aos 2 anos ou mais não é necessario dar leite de vaca?
    Ha algum problema pra criança se nunca lhe oferecer leite de vaca?
    E se nunca lhe oferecer sera que ela pode ser alergica a proteina do leite?
    Eu nao queria dar leite de vaca a minha filha mas queria que ela pudesse comer alimentos que contem leite ao longo da sua vida, sem problema.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se der leite materno não precisa de leite de vaca e não é por isso que vai fazer alergia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Caro Dr, a minha filha tem 2 anos e continuo a dar Nan 4. Está correcto? Obrigado

    ResponderEliminar
  31. e com 2 anos, qual deve ser a quantidade de leite ingerida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas-tardes,

      Sim, é correcto. Deve dar cerca de 300-400ml de leite ou derivados por dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boas-tardes,

      Sim, é correcto. Deve dar cerca de 300-400ml de leite ou derivados por dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Boa tarde Dr Hugo. Gosto muito do seu blog. A minha filha tem 6 meses e bebe o Aptamil confort 1. Queria mudar para o 2 mas é muito difícil encontrar, aliás nem sei se existe..posso continuar com o 1 até quando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angelix o meu filho bebe o aptamil confort 2 ... Compro no pingo doce .. E tem sempre

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Pode manter o 1 enquanto precisar, mas o ideal é passar para o 2, se encontrar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Boa tarde Dr.
    A minha filha vai fazer 7 meses dia 11 de março tenho um problema pois ela nunca quiz leite e raro beber mais do 40 ou 50 ml. Já não sei o que fazer pois só é aconselhável das papas 1 vez ao dia e estou a fazer isso ao pequeno almoço. Depois dorme almoça a sopa e fruta. Ao lanche dou iogurte e ao jantar sopa de legumes com fruta. No entanto depois na hora de deitar e um dilema pois não quer o leite então tenho optado dar dia sim dia não um cereal da cerelac. Como ela dorme toda a noite e acorda por volta das 9:30 mas queria alterar o cereal e a papa só por leite mas Não sei mais o que fazer para ela beber leite já experimentei várias marcas e nada.

    Será que poderei adaptar o leite de vaca gordo para ver se gosta e começa a beber mais leite????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O leite de vaca não se deve introduzir antes do ano de idade.
      Experimente colocar uma colherzinha de papa ou um pouco de cevada no leite, para ver se ela gosta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. boa tarde Dr.! Parabéns e Obrigada por tirar as dúvidas dos papais e mamães!!!
    A minha dúvida é a seguinte, comentei com minha cunhada sobre o leite que minha fiilha está tomando, Neslac Confort, disse que tinha Oleo de peixe, que uma lata estava com um cheiro muito forte e que a Nestlé havia trocado, ela ficou horrorizada rsrs, e me perguntou se deixei de usar o nan ar por recomedação médica, eu disse que foi por condição financeira mesmo, e que a pediatra disse que o Neslac era um bom leite, aí ela disse porque eu não uso leite de caixinha? Que desde os 12 meses eu já poderia estar usando. Eu nunca pensei nisso, eu sei que as fórmulas tem muitos benefícios, pelo que li acima, o ideal seria usar os leites de caixinha após os 3 anos? Minha filha tem dois anos. Tem bronquite e rinite. Volta e meia sofre com crises. Pergunto vossa opinião: O leite comum atrapalharia esse quadro de saúde? 2. O Neslac é de fato o ideal para ela? 3. Se estiver ao alcance de seu conhecimento, posso tentar introduzir iogurte feito a partir de kefir para minha filha?
    Deculpe o textão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as expostas.
      Acho que esse leite é adequado, pode mantê-lo até aos três anos.
      Quanto ao kefir, também pode dar.
      Cumprimentos
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Boa noite,
    O meu bebé fez hoje 14 meses.... ainda tem de beber leite 2x ao dia? Se assim for o lanche da tarde terá de ser sempre leite?
    É que ele janta por volta das 20h30 e vai para cama pelas 21h30 e já não come mais nada até as 8h...
    Devo dar-lhe leite durante a noite ou o lanche da tarde deverá ser sempre leite para assegurar o leite 2x dia?

    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade ele precisa de 300-400ml de leite ou derivados por dia, mas não precisa obrigatoriamente de beber leite 2x por dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Boa tarde Dr.,

    A minha filha tem 23 meses e deixou de beber leite materno há 2 dias. Na verdade, já só mamava durante a noite, se acordasse... durante o dia comia e come iogurtes, papa e queijo. Devo introduzir leite adaptado ou de vaca? Ela nunca aceitou o leite adaptado no biberon ou no copo... se ela não quiser beber leite, que quantidade diária de derivados devo dar-lhe? Obrigada. Ana De Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade, bastam 300-400ml de leite ou derivados por dia.
      Cumprimentos

      Eliminar