O que significa intercalar os medicamentos para a febre?

Intercalar os medicamentos para a febre (paracetamol com ibuprofeno) é uma prática muito comum e que, precisamente por esse motivo, merece ser analisada.
Primeiro, importa perceber como o fazer. De um modo geral, o primeiro medicamento a utilizar para a febre é o paracetamol, que pode ser dado com intervalos de 6 horas ou mais entre tomas. Isto significa que se a criança fizer febre com intervalos menores do que 6 horas é preciso recorrer a uma alternativa. Geralmente utiliza-se o ibuprofeno (para bebés e crianças com mais de 6 meses de idade), que pode ser administrado com intervalos de 8 horas entre tomas. Posto isto, o que se costuma fazer é intercalar estes dois medicamentos a cada 4 horas (sempre em SOS, ou seja, quando a crianças fizer febre), de forma a permitir uma melhor cobertura do dia da criança. Na prática, o intervalo entre duas tomas do mesmo medicamento é de 8 horas, o que faz com que se cumpra o intervalo de segurança recomendado (exemplo: dá primeiro o paracetamol, passadas 4 horas o ibuprofeno, passadas outras 4 horas novamente o paracteamol, ao fim de outras 4 horas o ibuprofeno e assim por diante).
Por fim, importa esclarecer se vale a pena fazê-lo. A maioria dos estudos não demonstra grande benefício neste procedimento, mas também não tem grande inconveniente fazê-lo e, assim, acaba por ser possível controlar a maior parte das situações de febre, o que alivia o desconforto das crianças e também (um pouco) a angústia dos pais.

Etiquetas: ,