Translate

Etiquetas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A partir de que idade é que as crianças podem comer a mesma comida dos pais?

Essa é uma óptima questão, porque neste momento as recomendações falam em introduzir a chamada "alimentação social" a partir do ano de idade e, geralmente, acaba por ser essa a prática.
No entanto, é fundamental reforçar a ideia de que as necessidades nutricionais das crianças dessa idade são bastante diferentes das dos adultos, pelo que só faz sentido introduzir a alimentação dos pais se ela for saudável e adequada, o que nem sempre acontece. É por esse motivo que acho importantíssimo realçar junto dos pais a necessidade de terem uma alimentação equilibrada e saudável, até porque isso é a melhor opção para todos. Se for assim, as crianças podem e devem começar a comer a comida que os pais comem mais ou menos a partir dos 12 meses (com uma atenção redobrada aos alimentos salgados, doces e fritos, pois devem ser evitados o mais possível).

47 comentários:

  1. Boa tarde Dr. Hugo! A minha filha tem 11 meses e meio e sigo sempre as recomendações gerais para a sua alimentação. Nos últimos 2 meses tenho vindo a introduzir gradualmente alimentos mais sólidos, mas sempre saudáveis e sem sal, de modo que a transição para os 12 meses seja mais suave e lógica. Cá em casa, temos uma alimentação cuidada e muita atenção ao sal, fritos, carnes vermelhas, açúcares e etc. Quero que a leonor Constança seja educada nesta base. No entanto, há coisas que me fazem ter dúvidas com frequência:
    - o leite: continuar o leite de fórmula ou passar para o "líquido"? Qual a diferença?
    - os iogurtes: consumir os de adulto e quais os mais indicados? Aromas? Naturais? Consumir quantos por dia?
    - O pequeno-almoço: ser mais "forte" e completo ou mais simples? Pergunto isto porque a minha filha não consegue comer muito de manhã e assim dou 2 peq.almoços (7H30 e 9H30). Ela já não quer o leite em biberão, então come papa, iogurte ou fruta cozida com aveia.
    - O leite do serão: continuo a dar um biberão às 22H30/23H, com ela a dormir. É o único leite do dia que ela consome, em formato puro. Devo continuar a fazer isto? Ela dorme a noite toda, desde os 3 meses de idade.
    Muito obrigada pela atenção e continue o excelente trabalho com este blog.
    Ana Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Aqui fica a minha opinião:
      1 - o leite deve ser adaptado (em pó), porque o "líquido" tem excesso de proteínas
      2 - até aos 15 meses (mais ou menos) acho que faz sentido manter iogurtes de leite adaptado
      3 - os pequenos-almoços que indicou parecem-me bem
      4 desde que faça 3 refeições lácteas não precisa de dar esse leite
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Olá boa tarde.
    O meu filho tem 9 meses, posso introduzir-lhe alho nas sopas? E o iogurte, pode ser qualquer um desde que seja natural? É que mesmo os naturais têm sempre algum açucar.
    Obrigado.
    Tânia Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode introduzir o alho, sem problema.
      Os iogurtes devem ser, de preferência, feitos com leite adaptado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite Dr. Hugo,

    O meu filho tem quase 7meses e está a fazer leite materno às 8h, sopa + fruta às 11:30h, iogurte+fruta às 14:30h, leite materno às 17:30h e volta a mamar às 21h. Depois acorda de madrugada uma/duas vezes e torna a mamar. Gostava de saber se é normal o meu bebe bolsar a sopa, a fruta, o iogurte durante o dia. Ainda hoje às 20:30h bolsou fruta (5h depois de a ter comido!:-/ ....) !! Desde já, obrigada pela atenção!
    Cumprimentos
    Viviana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode acontecer.
      Desde que ele de resto esteja bem e o peso aumente como deve, não me parece que haja motivo para preocupação.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite!
      Agradeço a atenção!
      Já agora Dr. Hugo, gostava da sua opinião relativamente à rotina para um bebe de 7meses. Agora que o meu bebé vai fazer 7 meses vou introduzir a sopa ao jantar. E esta alteração está a ser um quebra cabeças para mim!!
      Até agora a rotina dele é:
      7:30h leite materno
      11h sopa + fruta
      14:30h iogurte + fruta
      17h leite materno
      20:30h banho
      21h leite materno
      3h leite materno
      Mas agora que vou introduzir a sopa ao jantar, não me parece bem dar-lhe tão tarde (21h)... Estava a pensar em dar-lhe às 19:30h e depois a mama às 21:30h... Contudo, se fizer assim vou estar a aumentar uma refeição! Tenho receio que ele fique indisposto! Dê-me uma ajuda, por favor!
      Obrigada!
      Cumprimentos,
      Viviana

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Acho que a sua opção está bem, dar a sopa pelas 19:30-20:00 e dar o leite pelas 22:00.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Ola boa noite minha bebe tem um ano e 2 meses tem apenas 8 quilos mas é saudavel devo me preucupar com o baixo peso??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Depende sempre da evolução d epeso desde o nascimento.
      Se vir que o percentil do peso é sempre o mesmo não se preocupe, mas se houver alguma descida significativa deve ser observado
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite...a minha bebé tem 3 meses, e já à uma semana para cá, está com diarreia. Não está desidratada, ficou e apesar de todo o cuidado "assada" no rabiote. Desde que nasceu bebé leite adaptado. O que poderá ser? Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Boa Noite
    Bom tenho uma duvida meu bebe tem dois meses e tem refluxo desde o primeiro mes ele mama LA e o Peito tbm, porem percebi que ele não estava saciado então aumentei a quantidade de LA para 90 ml porem ele vomita muito então resolvi continuar a dar os 60 ml mas reduzi o tempo de mamada ele mamava a cada tres horas agora nesse intervalo dou mais 30ml e ele sempre mama no peito antes ou depois da mamadeira e ainda assim sempre vomita. Estou fazendo certo a próxima consulta é só daqui a 15 dias gostaria de saber o quanto antes pois já percebi que toda vez que ele vomita fica um pouco incomodado.
    Obrigado pela atenção:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele vomita em todas as mamadas acho que deve ser observado e avaliar o peso dele, para ver se está tudo bem.
      Se calhar devia tentar antecipar a consulta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa tarde,
    O meu bebé tem 12 meses, come muito bem a sopa com peixe, com carne, a fruta, desde que seja tudo bem passado, porque se sente algum pedacinho logo começa aos vómitos. Detesta pão, nem se quer gosta de lhe tocar, as bolachas vomita-as e estou a ver que vai ser difícil ele adaptar-se a novas texturas, o que acho que já era tempo de ele começar a provar ou tentar mastigar. Será que isto se vai manter por muito tempo? Gostaria que me aconselhasse nesta questão.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele tem essa dificuldade com as texturas, deve ir insistindo e trabalhando com ele a introdução dessas novidades, porque é capaz de demorar um pouco a habituar-se. O único truque é mesmo persistência e insistência...
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde Dr Hugo! Antes de mais gostaria de lhe agradecer por partilhar connosco os seus conhecimentos que tanto ajudam-nos no dia a dia com os nossos bebês!
    O meu pequeno tem 6 meses e tem a seguinte rotina alimentar:
    7:30 acorda e come papa de cereais
    9:30 240ml de leite artificial
    12:00 sopa de legumes
    15:00 240ml de leite artificial
    17:00 come uma fruta
    18:30 mama no peito
    20:30 papa de cereais
    22:00 mama no peito e dorme

    Acha que este plano alimentar está bem? Há variações pois há dias em que ele tem menos apetite... Mudaria alguma coisa?
    Muitíssimo obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O plano parece-me bem. Só há 2 sugestões que lhe dava, que era não dar apenas fruta no 2º lanche e também não dar 2 papas por dia. Acho que pode manter só o leite nessas refeições também.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite dr. Hugo!
    Tenho lido opiniões divergentes acerca da introdução da carne de porco na alimentação dos bebés. .. a partir de que idade poderá introduzir-se?
    Grata pela atenção
    Paula coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser introduzida a partir dos 6 meses, embora como é uma carne vermelha deve ser dada o mais tarde possível e poucas vezes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. OLÁ DR., BOA NOITE.
    MINHA FILHA TEM UM ANO E MEIO, COMO POUQUINHO COMIDAS SALGADAS. AINDA FAÇO SOPINHA DE VEZ EM QUANDO. ELA NÃO TOMA MAMADEIRA, DOU DOIS MINGAUS NA COLHER. ELA AINDA MAMA. MINHA DUVIDA E SE DEVO PARAR DE VEZ AS SOPINHAS PARA INTRODUZIR NOSSAS COMIDAS E SE, DEVO TIRAR A MAMA, POIS PENSO QUE TALVEZ TENHA MAIS APETITE PARA OUTRAS COMIDAS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que deve tentar dar a sopa e um pouco de comida depois.
      Quanto à mama, acho que pode manter, embora seja sempre uma decisão pessoal sua.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Bom dia Dr. Hugo
    A minha Filha tem 26 meses (aos 24 meses pesava 13.800kg e media 93 centimetros) e não aceita comida sólida. Tenho tentado de tudo e quanto mais insisto mais ela "repudia" a comida. Ás refeições come a soa com carne ou peixe ou ovo com os mais variados legumes e gosta muito. Tambem come muito bem pão, bolachas, maça direita, banana, pera etc... a unica coisa que come muito raramente e em quantidades insignificantes é arroz seco com ervilhas. Habitualmente senta-se á mesa connosco e dou-lhe menos sopa e coloco o prato á frente dela mas ela não mostra o minimo interesse. será normal? pode-me ajudar ou aconselhar para resolver este problema.obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essa é uma situação relativamente frequente e a solução passa mesmo pela insistência.
      Em princípio, pode ajudar dar primeiro os sólidos e só depois a sopa, para ver se ela se "entusiasma".
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Bom dia Dr. Hugo,

    desde já, parabéns pelo sei blog, é fantástico.
    Gostaria de lhe colocar algumas questões,
    o meu bebé tem quase 9 meses e só faz 4 (5) refeiçoes por dia, ou seja, +/- de 4 em 4horas, será insuficiente?
    A segunda questão, ele ainda não deve beber leite de vaca, então como poderei fazer em casa os seus iogurtes?
    Para terminar, que cereais posso/deve dar ao bebé nesta altura? Os cereais integrais são recomendados?
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o peso estiver pode manter o esquema alimentar.
      Os iogurtes podem ser feitos com leite adaptado, em vez de leite de vaca.
      Os cereais devem ser não açucarados e podem ser integrais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa Tarde Dr. parabéns pelo blog, tem me ajudado imenso.

    Tem um bebé de 7 meses e 3 semanas, desde que introduzi leite artificial que é sempre a bolsar, passei por NAN1 para NAN AR, nutribem1 e agora estou no nutriben AR que mesmo bolsando é o que aguenta melhor.
    Mas com as restantes refeições acontece o mesmo, sopa as vezes, fruta não bolsa, é papa então é a desgraça.
    Iniciei agora os iogurtes desta idade (Nestlé) foi como a papa tudo fora.
    Poderá ser alguma intolerância à lactose?
    Eu tenho alguma intolerância ao leite.
    Ele tem ganho peso, mas está no percentil 15.
    Normalmente entre refeições dou margem de2,30-3h.
    O que aconselha?
    Obrigado pela disponibilidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O mais provável é que seja refluxo, porque se fosse intolerância à lactose não justificaria os sintomas também com a sopa.
      Se o peso está a evoluir bem vá aguardando, porque a maior probabilidade é que melhore com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Boa tarde, o meu bebé tem 21 meses e nao mastiga nada. O que come tem de ser tudo passado pois se sente algo que nao seja passado, de engolir, provoca o vómito. Morde o pao, as bolachas mas quando sente o pao ou as bolachas a desfazerem se logo começa aos vómitos. No outro dia fiz puré e da mesma forma começou aos vomitos, entao faço sopas com legumes e carne ou peixe ou ovo, tudo passado. As sopas ficam com uma textura grossa e ele até as come muito bem, mas só ao poder de engulir, o mesmo acontece com a fruta. Não sei como resolver este problema...o meu pediatra desvaloriza e diz para ir tentando dar lhe coisas mais sólidas.Todos os dias tento qualquer coisa, mas em vão. Só tenho medo que ele acabe por enjoar a comida. Neste sentido, pedia-lhe o seu conselho. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente é uma hipersensibilidade as texturas. Também concordo que deve ir insistindo, mas se calhar era boa ideia procurar um terapeuta ocupacional que trabalhe essa área, para ver se pode ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa tarde. O meu filho tem 19 meses e ao pequeno almoço só bebe im biberão com um bocadinho de papa,por volta das 8h,visto que nunca acorda sozinho antes dessa hora e jå não tem tempo para tomar um pequeno almoço em condições. Farei mal? E também gostaria de saber que tipo de cereais lhe posso dar, porque acho que ele jå anda a enjoar as papas.... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode manter só o leite.
      Quanto aos cereais, pode usar os que quiser (aveia, milho, ...), desde que não sejam açucarados ou com chocolate.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Ola dr parabéns pelo blog. A minha bebe vai fazer 7 meses. A rotina alimentar dela é a seguinte:
    8:00 leite materno
    9h30/10:00 fruta
    12:00 sopa + fruta
    15;30.iogurte
    17;00 papa
    A partir daqui e durante a noite vai mamando.
    Estava a pensar em colocar a sopa ao jantar já com carnes brancas visto só ter comido até agora de legumes. Com a idade dela é adequado comer sopa ao jantar também?
    Agradecida
    Cmps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Deve introduzir a sopa ao jantar agora aos 7 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. O meu filho tem 26 meses e sempre foi uma criança dificil para comer.
    Comida sólida, só quer bolachas tipo Maria e queijinhos Babybel. Sopa come mas forçado, continuo a dar sopa de carne e sopa de peixe, porque sólidos não quer apesar de lhe oferecer sempre... a unica coisa que faz é brincar com a comida.
    Neste momento alimentação dele é
    1/2 caneca de leite mimosa crescimento mais 1-3 e um pouco de cevada (não gosta de leite simples) e 3 bolachas maria ao pequeno almoço;
    1/2 da manhã um iogurte de aroma + 1 suissinho
    almoço - sopa de carne + 2 peças de fruta passada (não come nenhuma solida) -
    1/2 da tarde 1 prato de papa
    Noite sopa de peixe (rejeita a fruta)
    Deitar 1/2 caneca de leite com cevada e as bolachinhas.
    Durante o dia está sempre a pedir queijo e pãozinho com manteiga e sinceramente nos ultimos dias tenho lhe reduzido o queijinho e as bolachas.
    Não me parece uma alimentação adequada mas tb não sei o que lhe dar mais, pois ele recusa e já mesmo isto é complicado para comer.
    Neste momento tem 13.Kg e 95 cm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tem que criar regras alimentares e não pode compensar com o que ele gosta quando ele não come.
      Sei que não é fácil, mas tem que ser firme para conseguir resolver a situação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa noite dr.
    Estou com uma duvida a minha filha tem 9 meses mamou as 7:30 posso ainda ar sopa? A que horas? Qual o intervalo indicado de pausa entre as refeições?

    aguardo

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Boa noite dr.
    Estou com uma duvida a minha filha tem 9 meses mamou as 7:30 posso ainda ar sopa? A que horas? Qual o intervalo indicado de pausa entre as refeições?

    aguardo

    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente o intervalo e mais ou menos 3 horas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa tarde Dr
    O meu filho tem quase 13 meses. Há uma semana e meia introduzi o leite de vaca (mimosa meio gordo) e correu muito bem. Ele tem bom peso e sempre comeu muito muito bem. Fiz a introdução muito cedo? Tmb ja lhe dei um iogurte mimosa polpa de fruta e adorou. Posso continuar? ate agora os iogurtes eram de leite adaptado do pingo doce.
    Aguardo.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal era manter um leite adaptado até aos 3 anos, embora não seja errado introduzir o leite de vaca a partir dos 12. No entanto, deve optar por um leite gordo até aos 2 anos.
      Quanto aos iogurtes, podem ser os normais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Bom dia.
    Gostaria de saber se não existe problema em começar a dar papas ou sopas ao meu bebé de 3 meses.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os alimentos diferentes do leite só devem ser introduzidos depois dos 4 meses, idealmente o mais perto possível dos 6 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Boa noite Dr.
    O meu bebé tem 9 meses e costuma mamar ao pequeno almoço (algumas vezes durante a manhã) e almoça entre o meio dia e as duas (dependendo do tempo que dorme durante a sesta da manhã). Gostava de saber alguma opções para o pequeno almoço e para o lanche.
    Outra questão: ele às vezes bolsa a sopa. Terá que ver com a quantidade que come? (Aprox. 2 conchas ao almoço e ao jantar)
    Ele pesa +/- 11kg

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Para o pequeno-almoço e o lanche pode dar leite, iogurte ou papa.
      Quanto a bolçar a sopa, pode ter a ver com a quantidade. Se for muito frequente reduza um oiço para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde, eu gostava que me respondensem a uma questão por favor, eu tenho uma filha com 3 meses e faz os 4 meses dia 30 de Agosto, e eu estou lhe a dar o leite Aptamil 1 desde que nasceu, ela é de muito alimento e já reparei que o leite está a ficar demasiado Fraco para ela e acho que só o leite já não chega e eu quero saber se já posso começar a dar papas a ela e quais são.

    ResponderEliminar