Translate

Etiquetas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

App de pediatria para pais

Chegou o Inverno e, com ele, chegam também as doenças.
É nesta altura do ano que as crianças ficam mais vezes doentes e as dores de cabeça dos pais multiplicam-se. As dúvidas "Será que é grave?" ou "Será melhor ir ao médico?" são das mais frequentes e, por esse motivo, é fundamental esclarecer alguns pontos importantes.
É precisamente a pensar nisso que foi criada a App "Pediatria para todos" para Android, que está já disponível para download.

Nela encontrará as seguintes informações:
- doenças mais comuns (quais os sintomas e o que fazer)
- sintomas mais frequentes (o que fazer e quando procurar ajuda médica)
- medicamentos pediátricos (nomes comerciais, doses e informações importantes)
- calculadora da dose a administrar de cada medicamento, em função do peso da criança e da concentração de cada xarope
- sites e telefones úteis

Está disponível em versão PORTUGUESA, BRASILEIRA (incluindo o nome dos medicamentos do Brasil) e INGLESA.
É algo inovador, que as pessoas não estão habituadas a utilizar, mas que tem como principal objectivo servir de auxílio rápido quando a ajuda mais é precisa: nos momentos de doenças das crianças. Não pretende substituir uma observação médica, mas acredito que evite algumas idas desnecessárias aos serviços de saúde, com todo o risco que essas visitas acarretam em termos de contágio e tempos de espera.

Dê uma vista de olhos na Play Store e descubra todas as funcionalidades desta nova App!



31 comentários:

  1. Que óptima ideia! :-) vou experimentar! Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Bom dia,

      Ainda estamos a ver... 😄
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Excelente ideia, parabéns! Mas também estou como a Joana, quando estará disponível para iOS ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Ainda estamos a ver... 😄
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Tenho um iphone e esta aplicação não está disponivel!! Para quando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Ainda estamos a ver... 😄
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde Dr. Hugo,
    Antes de mais, parabéns pelo fantástico contributo e esclarecimentos que disponibiliza a todos os pais.
    Preciso da sua ajuda para o seguinte, dado que já tenteiprocurar um tópico sobre o assunto mas não encontro. Tenho uma bebé que faz 6 semanas na 2° feira, e o umbigo dela está a ficar muito para fora, já deve estar do tamanho de um tomate cereja bem "gordinho" e co tinha a evoluir. No centro de saúde disseram para não fazer nada. .. mas estou muito preocupada. A minha bebé até não chora muito.
    O que me aconselha?
    Muito obrigada
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente é uma hérnia umbilical e, se for assim, não se faz nada até aos 4-5 anos, porque tem tendência a resolver com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Muito obrigada pela rápida resposta.


      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Caro Doutor, o meu filho tem 13 anos e já há algum tempo que tem os mamilos inchados. Fui ao médico de familia e ele disse-me que é normal. No entanto ele continua a queixar-se que lhe doeem e continuam inchados. Isto já dura à mais de uma ano.
    Os meus cumprimnetos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser uma situação normal, mas se vir que daqui a seis meses não começa a haver melhora deve ser visto novamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite Doutor, tenho uma bebé com três meses e estou a amamentar mas ultimamente ela quer mamar de duas em duas horas, não sei o que fazer. Será que o meu leite já não a alimenta o suficiente? Mas ela pesa 6k460g não sei o que fazer pode me ajudar por isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A única forma de saber se o leite é ou não suficiente é através do peso. Se estiver a engordar o que deve quer dizer que está a comer o que precisa, portanto pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia Dr.Hugo,
    Tenho uma pequenina de 1mes e estou a dar de mamar. A minha questão é: posso pintar o cabelo mesmo dando de mamar?ou não é aconselhado?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode pintar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bom dia, mas não há risco de passar alguma substância Química?
      Muito obrigada

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Se a tinta não tiver amoníaco não tem risco significativo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde, Dr. Hugo
    Parabéns pela aplicação. Só tenho pena que durante as consultas dos meus filhos não tenha referido que estava a desenvolver a aplicação. Também é pena,não ter a mesma para iOS, e saber que eu estava disponível para a desenvolver sem qualquer custo! Entretanto já saí de Viana. Felicidades e continuação de muito sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado!
      Na verdade, a App não foi propriamente um projecto meu, mas sim algo que me foi proposto desenvolver por uns colegas, da empresa Ahead it. Foi algo que se desenvolveu muito rapidamente e penso que não tivemos nenhuma consulta durante esse processo, dai nunca termos falado sobre o assunto.
      Quanto a iOS, é um assunto que estamos a ponderar e até tinha pensado em falar mesmo consigo sobre esse assunto. Não sei se eles também desenvolvem a App nessa plataforma, mas se não o fizerem certamente a contactarei para uma parceria. :)
      Cumprimentos e até qualquer dia (mesmo não estando por cá, se precisar de alguma coisa esteja à vontade).
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa tarde,

    Obrigada pela resposta. Já me encontro a trabalhar mas estarei sempre disponível para desenvolver a aplicação para iOS, pode sempre entrar em contacto comigo (penso que tem o meu contacto). Gostava também de comprar a aplicação, mas o único dispositivo Android que tenho é Samsung Galaxy Tab 4 10.1 e quando vou à Play Store diz que o aparelho não é compatível com esta versão. É uma aplicação bastante útil, para quem anda sempre com dúvidas relativamente às concentrações dos medicamentos a dar às crianças. Obrigada e cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde doutor,

    O meu bebé tem 1 mês e 27 dias e está a ser alimentado com leite materno. Mas desde da segunda semana de vida que deixou fazer coco sozinho. Tenho que o estimular diariamente ou dia sim dia não, com o bebegel vazio sem fundo. A estimulação tem de ser com a introdução no anus porque se for só por fora não resulta. Então desde 7 janeiro começou por tomar 50ml por dia de chá alivit, mais 2ml ao dia de colimil baby e eu tenho que beber 3chávenas de chá funcho. A verdade e que com 11 dias de tratamento ainda não tínhamos resultados. Deste modo, a pediatra aumentou a dose de colimil para 2 ml 3x ao dia durante 5 dias e depois fazer so 2ml por dia. Já completei 6 dias deste segundo tratamento e ainda não tive resultados, contínuo a estimular.
    Por favor, pode ajudar nos?

    Obrigada
    Cumprimentos,
    Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O mais importante é perceber se o facto de não fazer cocó lhe causa desconforto ou não, porque se ele estiver bem pode ficar até 4-5 dias sem fazer e não precisa de o estimular.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá Dr. Hugo

    O meu bebé tem 10 meses e começou uma greve à amamentação. Já experimentei leite de fórmula, meu leite misturado chá ou sumo, etc, e nada funciona. Não estou completamente em pânico porque ele já iniciou a diversificação alimentar e tem retirado os nutrientes dai. No entanto, gostaria de saber que alimentos devo dar com mais intensidade para que o seu desenvolvimento não fique comprometido. Agradeço imenso o seu feedback. Ana Luísa Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que se justifique alterar a alimentação. Deve apenas ir variando o mais possível os legumes, para diversificar a alimentação dele e reforçar a ingestão de produtos lácteos (iogurte e/ou papa).
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Bom dia, Dr.Hugo!

    Desde já muitos parabéns pelo blog... é excelente, principalmente para quem tem dois filhos com idades tão distintas como os meus. Tenho uma menina de 6 anos e um menino de 6 meses! O que me preocupa agora é o menino. Desde os 4 meses que come a sopinha. Fiz tudo conforme o recomendado no que diz respeito a alimentos proibidos e à introdução de novos alimentos... mas ele recusa-se a comê-la. Ou fica com a sopa na boca se a engolir ou chora desalmadamente porque não quer comer, embora eu o "obrigue" a comer mais ou menos 120ml de sopa. O que devo fazer? Que quantidade de sopa ele deve ingerir? Ele adora comer a papa, mas a fruta as vezes é um castigo. Ainda só come pera, maçã e banana. Também adora os iogulinos da nestle, mas só lhe dou de vez em quando.
    Obrigada pela atenção.

    Sabrina Lopes

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, Dr.Hugo!

    Desde já muitos parabéns pelo blog... é excelente, principalmente para quem tem dois filhos com idades tão distintas como os meus. Tenho uma menina de 6 anos e um menino de 6 meses! O que me preocupa agora é o menino. Desde os 4 meses que come a sopinha. Fiz tudo conforme o recomendado no que diz respeito a alimentos proibidos e à introdução de novos alimentos... mas ele recusa-se a comê-la. Ou fica com a sopa na boca se a engolir ou chora desalmadamente porque não quer comer, embora eu o "obrigue" a comer mais ou menos 120ml de sopa. O que devo fazer? Que quantidade de sopa ele deve ingerir? Ele adora comer a papa, mas a fruta as vezes é um castigo. Ainda só come pera, maçã e banana. Também adora os iogulinos da nestle, mas só lhe dou de vez em quando.
    Obrigada pela atenção.

    Sabrina Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente tem a ver com o sabor ácido ou amargo.
      Tente colocar batata doce e abóbora na sopa e evite os legumes mais ácidos, até ela se habituar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Olá Doutor, tenho um filho com 13 anos e ele anda com umas dores de cabeça, quando mexe a cabeça dói-lhe e tem picadas, fui ao médico de familia mas ele desvalorizou, dizendo que podia ser do pc e da consola, porque essas dores ocorrem sempre ao fim da tarde. Devo preocupar-me ou consultar um pediatra? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tem que vigiar se a dor o acorda durante a noite, se também tem vómitos ou se responde mal à medicação.
      Se isso acontecer acho que deve ser reavaliado.
      Cumprimentos

      Eliminar