Translate

Etiquetas

domingo, 3 de janeiro de 2016

Como sobreviver às terríveis "viroses"?

Nesta altura do ano as "viroses" são um grande motivo de preocupação para os pais e, por esse motivo, faz todo o sentido perceber o que são e o que se pode fazer para lidar melhor com elas.
Foi precisamente esse o tema que escolhi este mês para o meu artigo do site da Visão.
Se não o leu, pode fazê-lo no seguinte link:



17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá, boa noite!
    O meu filho de quase 7 meses há 2 dias que tem febre (38,5) e sempre que come vomita. Algumas vezes apenas apresenta náuseas. Anda rabugento e por vezes geme com dores, embora também tenha momentos em que parece estar bem apesar da febre e vómitos. Tenho dado supositórios ben-u-ron 125 mg para a febre (mais ou menos de 8 em 8 horas que é quando a febre volta a subir). Também tem tido dores de barriga com prisão de ventre. Poderá ser uma virose? Aconcelha-me a ir ao médico? Deixei passar estes 2 dias para ver a evolução mas amanhã, se continuar assim, deverei consultar um médico? Ou sendo uma virose o melhor será esperar que passe? Estou preocupada pois não sei se é algo normal ou se poderá ser algo mais. Agradecia a opinião do Dr. Hugo Rodrigues.
    Obrigada. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pela descrição parece ser uma virose, mas se ao fim de 3 dias de doença não começar a notar melhorias deve ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. B noite Dr. Tenho 3 filhotes. Dinis com 11 anos, a Diana com 7 e o Duarte com 4 meses. A Diana quando contrariada com alguma coisa, por exemplo uma roupa q nao gosta tanto, tem uma resposta muito complicada de ouvir: Vou-me matar! Ou Vou buscar uma faca para me cortar! Ou atiro-me da janela, ou vou sair desta casa e prepara uma mochila com roupa.
    Diz que vida dela ė mt triste...
    Acha que os irmaos é que têm tudo e a ela ninguem lhe faz nada. Fora estes episodios é uma criança sociavel, alegre e mt bem disposta.
    Ja fui a uma psicologa que levou para outro nivel...achou que podia estar "possuida" por um Espirito mau, deu-me um contato de um padre espirita, que eu ignorei...
    Que se deve dizer quando ela verbaliza aquilo? Faço-lhe ver que a vida nao é como os filmes... Que so temos 1 vida e a devemos estimar e cuidar.
    Obg e os meus melhores cumprimentos. Sandra G

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em primeiro lugar, acho que deveria procurar outra psicóloga.
      Pela sua descrição parece-me um comportamento muito reactivo, pelo que não acho que seja alarmante, pelo menos de momento.
      Deve continuar a explicar que gosta dos 3 filhos por igual, mas não deve valorizar muito o que ela diz, senão ela vai continuar a fazê-lo.
      Penso que será uma questão de tempo e, com a ajuda de uma psicóloga mais adequada, a situação vai resolver-se.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Meu filho funga desde q nasceu posso usar o salsep?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode sempre usar soro fisiológico ou um spray de água do mar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Ola minha filha de 16 meses esta com uma virose,no domingo tinha olho esquerdo um pouco inchado e vermelho pensei que fosse conjuntivite no dia seguinte levei ao medico e entretranto fes febre 38g medico disse que era virose deu colirio na terca feira ja tinha nos dois olhos tosse e muita coriza febre sempre a rondar 38,5g e hoje nao vejo melhoras come pouco anda muito aborrecida devo voltar a ir ao medico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se não melhorou em 2-3 dias acho que deve ser reavaliada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Ola, bom dia, eu me chamo Alice, e meu bebê tem um mês, se chama Benjamin. Levei ele a uma consulta com o medico pq ele estava com catarro preso no nariz, e ele receitou aerosol de 12 em 12 hrs com meia ampola de Clenil A. Dei ontem a noite a primeira vez, e dei hj novamente, depois percebi que meu bebê estava com casquinhas amareladas bem pequenas rente aos cílios. Tentei limpar com uma fralda e não saiu. O que devo fazer? Foi por causa da fumacinha do aerosol que pega nos olhinhos dele? Ou é algum tipo de infecção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em principio não tem a ver com o aerossol, deve ser uma conjuntivite.
      Love bem com soro e compressas esterilizadas, mas se não melhorar pode precisar de colocar umas gotas de antibiótico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Ola, bom dia, eu me chamo Alice, e meu bebê tem um mês, se chama Benjamin. Levei ele a uma consulta com o medico pq ele estava com catarro preso no nariz, e ele receitou aerosol de 12 em 12 hrs com meia ampola de Clenil A. Dei ontem a noite a primeira vez, e dei hj novamente, depois percebi que meu bebê estava com casquinhas amareladas bem pequenas rente aos cílios. Tentei limpar com uma fralda e não saiu. O que devo fazer? Foi por causa da fumacinha do aerosol que pega nos olhinhos dele? Ou é algum tipo de infecção?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde dr. Hugo

    Tenho uma bebé de 2 meses que está com diarreia há cerca de 10 dias. Não tem sinais de desidratação e tem mais ou menos sido acompanhada pelo médico durante estes dias. É preciso dizer que vivo na Noruega e que a abordagem a este tipo de situações é diferente do que temos em Portugal, com as devidas vantagens e desvantagens..
    Nos primeiros dias fez um cocó estranho mais liquido e cerca de 4 ou 5 vezes por dia até finalmente se tornar em água e cada vez que mamava (10 ou mais vezes por dia).
    Como não estou a amamentar 100%, tiro com a bomba cerca de metade do que ela precisa, deixei de lhe dar o meu leite durante dois dias, dando só fórmula ao que pareceu melhorar um pouco, fazia menos vezes cocó e um pouco mais sólido ou pastoso como costumava ser. Na verdade a consistência das fezes é estranha parece separar-se no mesmo cocó em uma parte mais pastosa meio seca e uma parte completamente liquida da mesma cor amarela. Como ela parecia melhorar um pouco e depois de falar com o médico de familia daqui voltei a introduzir o meu leite mas ela voltou a ficar com as fezes totalmente liquidas e com a mesma frequência (cada vez que mama)..
    Os médicos dizem que pode ser uma virose, mas parece-me estranho que reaja à qualidade dos 'leites'.

    É possível que seja alérgica a qualquer coisa que eu como diariamente? a minha dieta não mudou nestes dias. A única coisa que me lembro de comer, mas também desde de sempre é manteiga de amendoim - é possível criar uma reacção alérgica de um dia para o outro?

    É possivel que as minhas condições gerais de saúde possam afectar? tenho hipotiróide (tomo 100mg de levaxin e 200 de iodo diáriamente) e tenho uma infecção nos seios nasais que apareceu quando estava grávida..


    Não sei muito bem que faça...ideias?

    muito obrigada pela atenção
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se varia em relação ao leite, pode ter a ver com a quantidade de lactose.
      Experimente dar um leite sem lactose ou então adicionar umas gotas de lactase (não sei que formulação existe na noruega) para ver como corre.
      Para além disso, pode dar um probiótco, para ajudar a regular a flora intestinal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Ola Dr, o meu filho tem 6 meses e um familiar com herpes deu-lhe um beijo no rosto, pode transmitir o virus desta forma ao bebé? Mesmo assim lavei o rosto ao meu filho passado uns 10 minutos. Há alguma hipotese de contagio? É verdade que é muito grave em bebés? Muito obrigado dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode existir o risco de contágio, mas geralmente não provoca situações graves.
      Cumprimentos

      Eliminar