Translate

Etiquetas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

5 mitos sobre a febre

A febre é talvez dos sintomas mais frequentes em Pediatria, mas mesmo assim continua a ser dos que causa maior ansiedade aos pais.
Por esse motivo, decidi escrever um texto sobre alguns dos principais mitos relacionados com a febre na minha colaboração mensal com o site da Revista Visão.
Se não o leu, pode consultá-lo no seguinte link:



9 comentários:

  1. ola dr hugo diga me se é mito o factto de uma crianca pequena (ex.22 meses) ter a tshirt molhada porque transpirou e apanhar um pouco de ar da noite (uns 15/16 graus) e ficar quase obrigatoriamente doente?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não, o frio não constipa, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa tarde Dr. Hugo,
    A minha filha de 16 meses está com febre há 5 dias, entretanto ao quarto dia foi vista pelo médico de família que disse tratar-te apenas de uma constipação e que queria voltar a vê-la ao fim de três dias.
    A febre não dá sinais de passar, e os antipiréticos apenas a fazem ceder entre 4 a 6 horas.
    Ela está ativa, come, bebe bastante água, brinca.. A minha questão é, devemos ir ao hospital ou esperar pela nova consulta com o médico de família?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ao fim de 5 dias de febre (a contar desde o início) não houver noção de melhoria, acho que devia ser reavaliada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa tarde Dr Hugo.
    O meu filho tem 22meses está com febre desde 5a feira de manhã! Ontem Sábado liguei para a Saúde 24 e disseram-me que o devia levar ao Hospital Pediátrico e como já tencionava fazê-lo, lá fomos. Foi avaliado aos ouvidos, garganta e barriga (apalpações) o médico que o viu disse q era virose e a febre devia ceder até Domingo...fui deitá-lo agora com febre 38graus! A febre vai e fica cerca de 6 ou 7 horas sem se manifestar e depois volta!
    Pode ajudar-me com a sua opinião/diagnóstico?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Queria ainda dizer-lhe porque me esqueci de o fazer, ele não está com o nariz entupido, mas tem algum
    muco que é de certo modo esverdeado...li que isso significa que em vez de ser virose há uma probabilidade grande de que seja bactériana! É verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A cor do muco tem algum significado nos adultos, mas nas crianças nem por isso.
      Quanto ao quadro, pode efectivamente ser vírico e geralmente dura 3-4 dias nessas situações.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Bom dia, Doutor.
    Minha pequena este mês de junho vem apresentando estados de febrícula (37,4 a 38,4) um dia ou dois por semana, depois passa. Há dias em que acorda a meio da noite chorando aos gritos, de olhos fechados, nada acalma, fica 5 min assim, depois solta gases e vais acalmando aos bocados. Durante o dia há episódios de irritabilidade, choro, rabugice e muito colo e outros de tranquilidade e brincadeiras,dorme bem.Tem alimentado-se bem, mama,sopa+fruta, papa, ingere água sem problema,xixi e cocó normal, de uma até 3 vezes ao dias. Mas, o último episódio começou na terça-feira(21) pela manhã com 38,8. Recorri ao Atendimento Permanente, avaliada pela pediatra, tudo normal, apenas um bocado de secreção no nariz, sempre tem, desde que nasceu, gazes(dar colimil, esta a resultar) e gengivas pouco inchadas. Disse para medicá-la com Benuron para febre de 6h ou de 8h se febre, dar bastante água, ir observando-a, pois parabenizou-nos pela bebé saudável e por manter leite materno. Quarta a noite rompeu um dente, nesta madrugada teve, temperatura às 2h 39,5, esta madrugada voltou a repetir-se. Durante o dia não ultrapassa 38,4. Verifico sempre termômetro digital de testa e ouvido e confirmo com de braço. Ontem (23), levei ao Posto Médico, mas saí com dúvidas na mesma.Essa alteração de temperatura pode ser por causa dos dentes??? Quantos dias devo esperar para ser reavaliada, tendo essa febre alta nocturna??? Desde já, agradeço a sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É pouco provável que os dentes causem esse quadro.
      Como já é bastante arrastado, acho que deve fazer um calendário com o registo da temperatura dela durante uma semana e, se mantiver a febre, deve leva-la novamente ao médico com esse registo, porque é mais fácil fazer uma avaliação assim.
      Cumprimentos

      Eliminar