Translate

Etiquetas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O meu filho tem uns "carocinhos" no pescoço - é normal?

Quase todas as crianças acabam por ter, em alguma fase da sua vida, uns "talinhos" ou "carocinhos" no pescoço.
Apesar de ser algo que assusta bastante os pais (com medo que se trate de uma leucemia ou outra doença grave), a maior parte das vezes não tem significado nenhum e é mesmo uma manifestação normal, que significa que o organismo está a funcionar como deve.
Todos nós (e as crianças também) temos no pescoço e em outros locais do corpo umas estruturas que se chamam gânglios linfáticos. Na verdade, são estruturas de defesa que servem apara ajudar a combater as infecções e que estão situados nos locais em que há mais probabilidade de virem a ser úteis. Um desses locais é o pescoço e é por isso que se notam sempre esses gânglios quando as crianças estão constipadas, com uma amigdalite, uma otite ou outras infecções do género. Significa que o organismo está a combater a infecção e, por esse motivo, é uma resposta considerada "normal".
No entanto, há algumas situações em que nem sempre é assim, pelo que convém conhecer quais os sinais de alarme, que implicam uma observação médica cuidada e atempada e que são os seguintes:

  • gânglios com mais de 1cm de tamanho no pescoço ou mais de 1,5cm nas virilhas ou axilas
  • gânglios muito duros (tipo "pedra) ou que estão aderentes à pele ou aos tecidos mais profundos
  • gânglios que crescem muito rapidamente em pouco tempo
  • gânglios palpáveis em mais do que uma das zonas habituas (pescoço, axilas e virilhas) ao mesmo tempo
  • associação a emgrecimento, mal-estar geral, sangramento frequente das gengivas ou de outros locais, infecções de repetição ou cansaço fácil
Posto isto, volto a reforçar que a maioria das vezes os gânglios aumentam como resposta a doenças pouco graves e frequentes. No entanto, há algumas excepções, que geralmente se manifestam com os sinais de alarme que enumerei acima, pelo que é importante estar atento à sua presença.

78 comentários:

  1. Boa tarde. O meu tem essas bolinhas mas na nuca, uma de cada lado, mas que eu saiba ele não está doente. Existe algum exame que se possa fazer para despistar situações mais graves? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se forem pequenas não precisa de fazer nada, mas se tiverem mais de 1,5-2cm pode fazer uma ecografia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa noite. A minha filha também tem na nuca, atrás das orelhas. Já tem ha muito tempo (pelo menos desde o verão) e sempre estiveram por lá.. Na altura a pediatra desvalorizou após apalpar dizendo que estavam assim por, provavelmente, estar constipadita ou assim, mas já vai ha algum tempo e a verdade é que eles se mantêm e ela não esteve sempre doente.
    Devo fazer algum tipp de exame? É normal continuarem lá?
    Obrigada.
    Susana.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. A minha filha também tem na nuca, atrás das orelhas. Já tem ha muito tempo (pelo menos desde o verão) e sempre estiveram por lá.. Na altura a pediatra desvalorizou após apalpar dizendo que estavam assim por, provavelmente, estar constipadita ou assim, mas já vai ha algum tempo e a verdade é que eles se mantêm e ela não esteve sempre doente.
    Devo fazer algum tipp de exame? É normal continuarem lá?
    Obrigada.
    Susana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Só precisa de fazer uma ecografia se tiverem mais 1,5-2cm, porque se forem mais pequenas é perfeitamente normal e vão-se manter lá muito tempo (meses, eventualmente).
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde. Tenho um filho com 3 anos e 4meses. De há uns tempos para cá agonia se com os cheiros. Come pouco porque se agonia também, e sinto que a andar sozinho sem ser pela mão ele cai mais vezes como se não tivesse equilíbrio.
      Será algo mais grave ou serei exagerada?
      Posso deixar meu e-mail para contacto?
      santospaula770@gmail.com
      Obrigada

      Eliminar
    3. Boa tarde. Tenho um filho com 3 anos e 4meses. De há uns tempos para cá agonia se com os cheiros. Come pouco porque se agonia também, e sinto que a andar sozinho sem ser pela mão ele cai mais vezes como se não tivesse equilíbrio.
      Será algo mais grave ou serei exagerada?
      Posso deixar meu e-mail para contacto?
      santospaula770@gmail.com
      Obrigada

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      A questão de se sentir enjoado não me parece tão significativa, mas os desequilíbrios devem ser valorizados. Acho que deveria marcar uma consulta com o seu médico, para ele tentar perceber se se passa alguma coisa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Dr ontem meu filho de 3 anos fez coco 5 x muito mole chegou a fazer na roupa porque ja nao usa mais fraldas na ultima vez tinha sangue na fralda que coloquei pra nao fazer na roupa parece que tinha um catarrinho junto estou preocupada ele reclama de dor muita na barriga sempre antes de fazer coco

    ResponderEliminar
  5. Dr ontem meu filho de 3 anos fez coco 5 x muito mole chegou a fazer na roupa porque ja nao usa mais fraldas na ultima vez tinha sangue na fralda que coloquei pra nao fazer na roupa parece que tinha um catarrinho junto estou preocupada ele reclama de dor muita na barriga sempre antes de fazer coco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Deve ser apenas da diarreia, que deve ter alguma pequena ferida no rabinho dele.
      Se o sangue não e em muita quantidade e ele não tem febre acho que pode ir vigiando apenas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Olá Doutor Hugo.
    Realmente o seu post vai de encontro àquilo que a pediatra do meu filho diz sobre os caroços dele. Ele tem desde nascença, dois, um em cada lado do pescoço, bem grandes, móveis e duros.
    Não noto diferença, neles, quando está doente.
    Mas também não vigio dessa forma.
    Ele tem neste momento 2 anos, segundo o que li, devo então, relaxar e não me preocupar com eles, pois são normais, e com o tempo têm tendência a desaparecer.
    Aguardo a sua opinião.
    Obrigada, Sofia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se sempre teve esses gânglios e são mais pequenos que 2cm acho que não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite. A minha filha acerca de 15 dias esteve com febre nao comia. Agor consigo palpar bolinhas no pescoco sendo uma delas maiorzinha no hospital disseram qur seriam ganglios reacionais devido a virose que teve. Mas continuo preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, o mais provável é que seja mesmo uma reacção à infecção. Se não tiver nenhum dos sinais de alarme que enumerei acima pode ir vigiando apenas.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. ola dr hugo o meu filho atualmente nao esta doente, e noto-lhe a palpacao um pequeno ganglio na zona occipital mesmo no fim do occipital a direita, tamanho de uma ervilha e ja lhe noto esse gangliozinho desde os 9 meses por ai e ele agora tem 22.... acha motivo de preocupacao?obrigada!

      Eliminar
    3. ola dr hugo o meu filho atualmente nao esta doente, e noto-lhe a palpacao um pequeno ganglio na zona occipital mesmo no fim do occipital a direita, tamanho de uma ervilha e ja lhe noto esse gangliozinho desde os 9 meses por ai e ele agora tem 22.... acha motivo de preocupacao?obrigada!

      Eliminar
    4. Boanoite,

      Se tem menos de 2cm de diâmetro e tem estado assim estes meses todos não me parece que seja preocupante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Estou amamentando e tomando materly !!!posso dar um complemento com nan para minha filha..vejo q ela nesta saciada..ela so tem dez dias de nascida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A melhor forma de perceber se precisa de suplemento é pelo peso, porque se estiver a angordar bem quer dizer que não precisa de nenhum leite par aalém do seu.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Oi meu filho tem essas bolinhas 2 de cada lado o médico falou pra não preocupar. Sonqur ele tem uma alergia severa a ovo e dermatites atopica. Será que isso enfruencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, a dermatite atópica pode influenciar, se tiver lesões na cabeça ou pescoço.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Doutor meu filho tem 3 anos e ha 2 meses teve uma pneumonia fraca, mas ele sempre foi alérgico. . sempre nariz escorrendo e tosse. Notei agora 3 carocinhos móveis no pescoço do lado esquerdo 2 pequenos e um maiorzinho.. Atualmente meu filho está bem, mas fico muito preocupada .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se esses "carocinhos" têm menos de 1 cm não precisa de se preocupar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Dr. Meu filho tem 3 anos e ele tem esses glânglios palpáveis a mto tempo desde um ano de idade q fui perceber... Sao molinho se movem , sao do tamanho de uma ervilha e qnd ele vira o pescoço dar p ver a bolinha no pescoço, ja levei no pediatra ele fez varios exames de sangue e nao deu nd, e ele disse ser normal, ele tem sinusite tmb ... Dr devo investigar mais?

    ResponderEliminar
  12. Dr. Meu filho tem 3 anos e ele tem esses glânglios palpáveis a mto tempo desde um ano de idade q fui perceber... Sao molinho se movem , sao do tamanho de uma ervilha e qnd ele vira o pescoço dar p ver a bolinha no pescoço, ja levei no pediatra ele fez varios exames de sangue e nao deu nd, e ele disse ser normal, ele tem sinusite tmb ... Dr devo investigar mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que não, porque provavelmente são mesmo os gânglios normais dele.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa tarde!Meu filho quando completou 1 ano foi diagnosticado com toxoplasmose.O tratamento foi de uns 45 dias e nesse meio tempo surgiu vários carocinhos no pescoço .Inclusive um do lado esquerdo da pra ver nitidamente quando ele movimenta!Já fiz exames com dois médicos e eles relataram q são apenas inguas.Hoje ele tem 2 anos e 8 meses.Ou seja 1 ano e meio e ainda estão ali!O maior modo q as vezes cresce e depois diminui mas continua maior q os outros.Sei q fica dificil opnar por aqui mas ao seu parecer diante dos fatos oq o senhor acha?Desde já....Agradecida...

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde!Meu filho quando completou 1 ano foi diagnosticado com toxoplasmose.O tratamento foi de uns 45 dias e nesse meio tempo surgiu vários carocinhos no pescoço .Inclusive um do lado esquerdo da pra ver nitidamente quando ele movimenta!Já fiz exames com dois médicos e eles relataram q são apenas inguas.Hoje ele tem 2 anos e 8 meses.Ou seja 1 ano e meio e ainda estão ali!O maior noto q as vezes cresce e depois diminui mas continua maior q os outros.Sei q fica dificil opnar por aqui mas ao seu parecer diante dos fatos oq o senhor acha?Desde já....Agradecida...

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde!Meu filho quando completou 1 ano foi diagnosticado com toxoplasmose.O tratamento foi de uns 45 dias e nesse meio tempo surgiu vários carocinhos no pescoço .Inclusive um do lado esquerdo da pra ver nitidamente quando ele movimenta!Já fiz exames com dois médicos e eles relataram q são apenas inguas.Hoje ele tem 2 anos e 8 meses.Ou seja 1 ano e meio e ainda estão ali!O maior noto q as vezes cresce e depois diminui mas continua maior q os outros.Sei q fica dificil opnar por aqui mas ao seu parecer diante dos fatos oq o senhor acha?Desde já....Agradecida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é fazer uma ecografia para tentar perceber se são gânglios, que é o mais provável. Se forem menores do que 1,5cm não se preocupe, provavelmente vão estar sempre por lá.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Minha filha tem 4anos ela tem uma tosse seca a meses e seu ige é de 500 melhora com anti alérgico mais depois volta e a alguns notei em seu pescoço do lado esquerdo 3 caroços do tamanho de uma ervilha devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se são do tamanho de uma ervilha acho que pode ir vigiando apenas, porque em princípio é normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Minha filha tem 6 anos há um pouco mais de uma semana notei um caroço atrás da orelha dela ,não da pra notar so de olhar ,apenas se tocar ,levei ela na pediatra ,a pediatra não deu importância ,ela falou que era um linfonodo e que poderia ser alguma inflamação no local,uns dias antes eu havia encontrado um carrapato um pouco acima do local ,o carocinho não simiu ainda é móvel e pequeno ,eu tô aflita com isso .

    ResponderEliminar
  19. Minha filha tem 6 anos há um pouco mais de uma semana notei um caroço atrás da orelha dela ,não da pra notar so de olhar ,apenas se tocar ,levei ela na pediatra ,a pediatra não deu importância ,ela falou que era um linfonodo e que poderia ser alguma inflamação no local,uns dias antes eu havia encontrado um carrapato um pouco acima do local ,o carocinho não simiu ainda é móvel e pequeno ,eu tô aflita com isso,devo me preocupar,Procurar outro medico? O que o senhor acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se é pequeno e móvel acho que pode aguardar e vigiar. Só vale a pena ser visto se aumentar ou se não melhorar ao fim de 2 semanas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Ola, boa noite...o meu menino de tres meses tem uma bolha transparente debaixo da lingua. Foi visto hoje por uma medica, que me disse para aguardar,so ir vigiando. Nao fiquei descansada apesar dele estar bem disposto, sem febre e com apetite. So notei que se baba mais. Gostaria ter a sua opiniao sobre o assunto...agradecida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não consigo ajudar bem à distância, sem ver o menino, mas pode ser só um mucocelo, ou seja, uma acumulação de líquido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Olá meu bebe tem 1 ano na semana passada estava com febre,diarreia e não comia.Levei ao medico ele disse q era infecção intestinal. Ele receitou um tratamento com antibiótico, terminei de dar ontem só q a diarreia ainda continua e achei um caroço no pescoço dele e quando toca nele meu filho chora. o q pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O mais provável é que seja um gânglio, reactivo à infecção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Boa noite
    Estou preocupada também minha filha tem 5 anos e ja percebi esses caroços 1 em casa lado sendo que um menor que o outro.ja levei no clínico onde me passou hemograma e uma ultrassom. Hoje peguei o resultado de sangue vou levar amanhã p ele.
    Fico preocupadas pq o leucócitos dela deu 100% no exame não entendi. Estou sofrendo antes de conversar com o médico.
    De fato isso tem alguma coisa haver com esses caroços? ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Peço desculpa, não percebi bem os resultados das análises, só mesmo vendo os resultados todos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Pode me mandar por email
    glendafilhas@hotmail.com
    Não estou conseguindo vê por aq a resposta muito obg.
    Boa noite

    ResponderEliminar
  25. Dr meu meu filho tem uns carocinhos 2cm embaixo da orelha eles não tem 1cm mas me preocupo muito,espero por uma resposta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se têm menos de 1cm não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Olá boa noite !
    Na sexta feira passada o meu filho de 8 anos queixou-se de um carocinho no osso do maxilar eu fui avaliar e vi que tinha mais dois um menor perto da orelha e um na lateral com uma bolha ao lado , hj notei que cresceu bastante desde a ultima vez que vi , estou a ficar assustada é pussível ganglios crescer assim tão rápido ? Por favor responda estou desesperada amanhã vou com ele ao hospital .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, é possível crescer de um dia para o outro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Fui ao hospital foi-lhe receitado antibiótico e anti-inflamatório , tomou tudo mas em vez de diminuir aumentou e ainda nasceram mais , desta vez na cabeça , voltei ao hospital fez rx e análises ao sangue um dos caroços já tem mais de 4 cm de diâmetro , amanhã vou saber os resultados espero que não seja nada de grave .

    ResponderEliminar
  28. O meu filho vai fazer uma biópsia espero que não seja nada , mas estou a morrer de medo .

    ResponderEliminar
  29. Olá Bom dia DR.
    Meu filho tem 1 ano e 5 meses e apareceu um caroço na virilha era pequeno mais depois de dois dias ele cresceu e está com uns 4 cm levei ele ao hospital foi feito exames a pediatra encaminhou para o especialista oncologista que passou uma biopsia por agulha o resultado ainda não saiu e hoje reparei que apareceu um carocinho no pescoço um de um lado e dois de outro mais pequenos do tamanho de uma ervilha.
    Dr.o que pode ser ???
    Meu email. geilsonefabiana123@gmail.com

    ResponderEliminar
  30. Olá Bom dia DR.
    Meu filho tem 1 ano e 5 meses e apareceu um caroço na virilha era pequeno mais depois de dois dias ele cresceu e está com uns 4 cm levei ele ao hospital foi feito exames a pediatra encaminhou para o especialista oncologista que passou uma biopsia por agulha o resultado ainda não saiu e hoje reparei que apareceu um carocinho no pescoço um de um lado e dois de outro mais pequenos do tamanho de uma ervilha.
    Dr.o que pode ser ???
    Meu email. geilsonefabiana123@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente não lhe consigo adiantar nad,a porque só memsompbservando e vendo o resultado da biópsia e que se consegue perceber qual a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Dr., boa noite.
    minha filha tem 10 meses e apareceu um caroço no pescoço dela e estou muito aflita, o pediatra disse que era apenas uma ingua e em dois dias desapareceria e já se ´passaram 6 dias e nada de desaparecer. E ela desde os 4 meses notei dois na nuca e ainda continua no mesmo lugar e agora apareceu esse no pescoço. me ajude com sua opinião para assim eu ficar mais tranquila.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Muitas vezes os gânglios demora, cerca de 4 semanas a desaparecer, pelo que pode ainda ser normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Dr notei uns caroços no pescoço doeu filho, fui ao pediatra, fiz várias exames ( rubrula... E outros) não deu nada, percebi que cresceu outro maior e levei novamente, foi feito ontem um exame de vídeo e outra ultrassonografia, no primeiro exame deu 1,15 e hj está com 2,8 cm, sendo que ele teve uma gripe, está com tosse,. No exame de ultrassonografia deu : linfonomegali cervical de aspecto reacional, bilateralmente, sem sinais de degeneração cístico/neurótica, é normal aumentar acima de 2 cm quando tem viroses? Email Cristiane368@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, as infecções víricas podem dar esse tipo de alterações.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Dr eu tenho um bebé de nove meses e já notei uns caroços no pescoço desde Janeiro a pediatra diz que pode ser alguma alergia mas o que poderá ser??? Ele não está doente não tem tosse nada está tudo bem mas os caroços por vezes diminuem e por vezes aumentam mas nunca desaparecerão. Estou preocupada

    ResponderEliminar
  34. Dr eu tenho um bebé de nove meses e já notei uns caroços no pescoço desde Janeiro a pediatra diz que pode ser alguma alergia mas o que poderá ser??? Ele não está doente não tem tosse nada está tudo bem mas os caroços por vezes diminuem e por vezes aumentam mas nunca desaparecerão. Estou preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se tiverem menos de 1,5cm de diâmetro é uma situação normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Dr os gânglios linfáticos são palpáveis nas crianças?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, podem ser.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Tenho a mesma questão porque sinto os tais gânglios nas virilhas da minha filha várias bolinhas....Será o tamanho normal deles?

      Eliminar
  36. Boa noite, Doutor!
    Tenho um menino de 3 anos e meio, do último final de semana até hoje ele apresentou uma tosse e pequena rouquidão! Porém a uns tres dias apareceu um caroço no pescoço ao lado esquerdo. Nesta ele reclama de dor a uns dois dias, pois aparentemente entendemos que ele não consegue virar, e tenta insistentemente ficar sem mover!!! Tá muito choroso e pedindo colo!!! Levamos ao médico antes deste relato e não tinha nada, exames e diagnóstico ótimos, o que sugeriu o médico ser por conta da rouquidão que possivelmente lhe atacou e o sistema reagiu!!!

    O que me orienta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ainda mantiver as queixas deve ser observado, é provável que seja um gânglio inflamado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Boa noite dr a minha filha tem 34meses e noto que ela tem umas bolinhas na virilha uma delas quando ela inclinA para trás da para ver fomos a pediatra disse ser normal ela não está nem teve doente, estes gânglios pequenos e normal serem sentidos é o tamanho normal deles?

    ResponderEliminar
  38. Boa noite dr a minha filha tem 34meses e noto que ela tem umas bolinhas na virilha uma delas quando ela inclinA para trás da para ver fomos a pediatra disse ser normal ela não está nem teve doente, estes gânglios pequenos e normal serem sentidos é o tamanho normal deles?

    ResponderEliminar
  39. Oi doutor, meu filho tem 11 meses e minha mãe notou o carocinho bem pequeninho no pescoço dele, do lado esquerdo quando ele tinha uns 2 meses e ainda está no mesmo lugar, não cresceu, ele não ta doente, nada... Preciso me preocupar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tiver menos de 1cm não precisa de se preocupar, e normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Ola doutor tenho um filho de 3 anos e 3 meses,apareceu um caroço movel no pescoço do lado direito dele,ja levei ele na pediatria e a unica coisa que ela disse que isso ia sumir com o tempo ja vai fazer 2 meses e nada .
    E ele so vive gripando e com a garganta inflamada!
    Tou muito agoniada pois nao sei o que faço!
    Tem algum exame que pode diagnostica o que ele tenha?

    ResponderEliminar
  41. Boa noite, meu filho tem um nódulo no pescoço há praticamente 1 ano. A pediatra falou que não é nada, para não me preocupar. Mas notei que cresceu um pouco e parece ter outros menores em volta, decidi levar ao otorrino. Ele foi examinado. E encaminhado p o Cirurgiao de cabeça e pescoço e estou com um pedido de ultrassonografia cervical. Segundo o otorrino não há nenhum sinal de infecção, então seria melhor investigar esse nódulo.
    Minha pergunta. Será que pode ser algo grave? Ele não tem nenhum sintoma de nada. A não ser a salivação em excesso, é super saudável e ativo.

    ResponderEliminar
  42. Olá dr eu tenho um menino de 6 anos e tem nódulos no pescoço, axilas e virilhas já tem isto a mais de 6 meses já fui ao médico e não valorizou a situação a verdade é que tem as amígdalas sempre grandes mas n faz febre está sempre eu que tenho muito medo de doenças qual a sua opinião?

    ResponderEliminar