Para que servem as nebulizações com soro fisiológico?

Quando as crianças estão constipadas, é muito frequente os pais fazerem nebulizações com soro fisiológico (ou, como alternativa, vapores na casa de banho). É uma prática muito comum e que faz algum sentido, pelo que convém tentar perceber para que serve e quando deve ser feita. Aqui ficam algumas reflexões sobre o assunto:

  1. As nebulizações com soro não "curam" nenhuma doença, servem apenas para aliviar os sintomas e o desconforto
  2. Como humedecem as vias respiratórias tornam as secreções mais fluídas, o que facilita a sua mobilização
  3. Ajudam ainda pelo facto de estimularem a tosse, facilitando a deslocação da expectoração
Posto isto, percebe-se que se uma criança tiver tosse seca não se justifica fazer este tipo de nebulizações, porque não vai adiantar muito. Pelo contrário, se a tosse for produtiva e tiver expectoração pode ser benéfico e faz algum sentido fazê-las.
No entanto, há quem considere que fazer muitas nebulizações pode "encharcar" as crianças e dificultar ainda mais a respiração. Efectivamente isso pode ser uma realidade para bebés muito pequenos ou então para crianças com algum tipo de problema que as impeça de tossir de forma eficaz. Contudo, de um modo geral, elas são bem toleradas pela esmagadora maioria das crianças e faz sentido testá-las. De qualquer forma, acho que não se justifica fazer mais do que 3-4x por dia, tendo sempre presente que o objectivo é apenas ajudar a fazer uma boa "limpeza" das vias respiratórias.

Comentários

  1. Fiquei confuso então quando tem tosse seca não justifica fazer nebulizações ? isso não parece muito lógico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Quando a tosse é seca e irritativa as nebulizações com soro não são muito úteis, porque não há secreções para tornar mais líquidas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Tosse seca pode ser sintoma de bronquiolite e aí deve - se acrescentar um medicamento (como ventilan) ao soro. Mas aguarde pela resposta do dr.

    ResponderEliminar
  3. Dr. o meu filho de 2 meses anda há alguns dias com o narizinho entupido! Fazia o soro e aspirava, no entanto noto que desde ontem piorou. Ele já nem consegue dormir, porque acorda sempre com dificuldade em respirar e tenho de aspira-lo várias vezes durante a noite. Da imensos espirros e tem tosse seca (muito pouca).
    Também notei que para comer tem mais dificuldade e engasga-se.
    Que devemos fazer nesta situação?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente lavar o nariz com um spray de água do mar em vez do soro, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite,

    A minha filha tem um mes. Inicialmente ela começou por fazer espécie de um ronco quando chorava, depois começou com alguma farfalheira na garganta e agora espirra com muita frequência ao longo do dia e tosse. Eu não vejo o nariz entupido mas sinto que está com a respiração ruidosa. O que posso fazer?
    Obrigada ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é lavar-lhe bem o nariz com soro fisiológico ou água do amar e aspirar, antes de mamar e dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa noite dr. A minha filha nasceu com 47cm e pesava 2.550kg.agora com 3 meses quanto deveria pesar??são tantas opiniões q acabo por ficar confusa.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite dr. A minha filha nasceu com 47cm e pesava 2.550kg.agora com 3 meses quanto deveria pesar??são tantas opiniões q acabo por ficar confusa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Varia sempre um pouco, mas diria que deve ter, pelo menos, 4-4,5kg.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. OLA DR. MINHA FILHA TEM DOIS MESES E DEZ DIAS, ELA EATA ESPIRRANDO MTO, TA COM POUCA TOSSE, E PARECE ESTAR COM O PEITINHO CHEIO DE CATARRO, ELA ESTA MAMANDO NORMAL E MTO, N ESTA COM FEBRE, N ESTQ COM CHIADO NO PEITO, E N ESTQ CANSSADA, POIS MEDI A RESPIRACAO DELA POR UM MINUTO E DEU 53 .. CONSULTEI COM O MEDICO AQI ELE FALOU QUE PODE SER BRONQUIOLITE .. ESTOU FAZENDO MICRO NELA COM 2ML DE SORO COM 1 GOTA DE BEROTEC DE 4H EM 4H .. POSSO CONTIMUAR FAZENDO ESTE MICRO NELA? VC PODE ME RECEITAR ALGUM REMEDINHO PRA MIM DAR ELA EM CASA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, deve fazer o tratamento que o médico indicou, mas para além disso deve também lavar bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar 3-4x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário