Translate

Etiquetas

terça-feira, 8 de março de 2016

O que é uma hérnia umbilical?

As hérnias umbilicais são bastante frequentes e, apesar de esteticamente não serem bonitas, não colocam nenhum problema aos bebés e crianças que as têm.
Detecta-se muito facilmente, porque basta olhar para o umbigo e perceber que ele está mais "saliente" do que era suposto. Por vezes é pequena, mas pode ter dimensões grandes e quase sempre aumenta com o choro, a tosse ou o aumento da pressão na barriga. No entanto, não tem nenhum risco de poder rebentar ou provocar dor, pelo que se trata de uma situação que não apresenta nenhuma complicação. Geralmente sente-se uma espécie de "borbulhar" quando se carrega na hérnia, que é perfeitamente normal.
Há uns anos atrás era muito frequente colocar umas cintas a esses bebés (por vezes até com uma moeda para "segurar" a hérnia"), mas actualmente sabe-se que esse tipo de medida não tem nenhuma eficácia, pelo que não se deve fazer.
A grande maioria das hérnias umbilicais resolve espontaneamente até aos 4-5 anos, com o desenvolvimento dos músculos abdominais e até essa idade não requer nenhum tipo de tratamento. Se a situação não se resolver até aos 5 anos, a criança deve ser avaliada por um cirurgião pediátrico, para poder ponderar uma eventual correcção cirúrgica.

2 comentários:

  1. Olá...
    Meu filho de 1ano e sete meses, esta com um caroço na virilha, ele até agora não reclama de dores o que pode ser estou muito preocupada, ele tem consulta de pediatria dia 11 mais estou muito angustiada me ajude por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se tem esse "caroço" deve ser visto, para tentar perceber do que se trata.
      Cumprimentos

      Eliminar