Translate

Etiquetas

domingo, 10 de abril de 2016

A partir de que idade éque se deve introduzir o glúten na alimentação dos bebés?

O glúten é um componente de alguns cereais (trigo, centeio, cevada) que, por ter uma composição bastante complexa, pode causar intolerância a nível intestinal. Essa situação chama-se doença celíaca e obriga a cuidados alimentares redobrados, pelo que é importante perceber se há alguma forma de a prevenir.
Actualmente acredita-se que essa prevenção tem como base a introdução do glúten nos tempos certos na alimentação dos bebés e isso é um aspecto fundamental a cumprir. Assim, as recomendações actuais são para introduzir o glúten entre os 4 e os 12 meses e é isso que se deve fazer. Introduzir precocemente parece aumentar o risco de doença celíaca, bem como introduzir tardiamente.
As opções para fazê-lo são diversas, podendo ser através da papa, massa ou flocos de aveia (em Portugal geralmente contêm glúten, porque são processados com trigo), entre outros.

51 comentários:

  1. Dr. Hugo aproveito para o questionar acerca do pão e da bolacha "Maria" tenho um bebe com 4 meses e 2 semanas ainda em aleitamento materno exclusivo (9,5kg e 72cm) iniciarei com sopa aos 6 meses, mas a questão do pão tem a ver com o sal ( deve se dar apenas alimentos de adulto depois dos 12) o pão entra neste grupo!?muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que pode introduzir o pão, principalmente se conseguir comprar pão sem sal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Olá Dr. Tenho uma bebé k fez três meses no dia 5. No dia 28 de Março começou com diarreia e no dia 2 abril doi ao pedi k disse k era gastoentrite. Fez tiorfan até 6f e leite sem lactose até ontem ao meio dia. Mas no dia 6 fez vacinas da baxero e rotrix... o cocó passou novamente a menos sólido e às vezes com algum "ranho". Hoje o cocó ai da é mais líquido...É normal?!Pode ser das vacinas?! Pode ser intolerância à lactose? Sempre mamou NAN HA. Nasceu com 35 semanas e nunca mamou ao peito.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como o quadro agravou com a rotarix, penso que pode ser daí. Se não melhorar em 3-4 dias deve ser reavaliada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde, Dr. Hugo.
    O meu bébé começou a comer papa com glúten uma semana depois de fazer seis meses. Os seus cócós mudaram drasticamente, passando a ser moles é mais abundantes. Depois de 15 dias esteve sem vontade de comer (só aceitava leite e, mesmo esse, muito pouco). O Pediatra pesou-o e verificamos que num mês tinha aumentado 200g. Mandou retirar o glúten e, desde que fizemos isso, ele tem aumentado 20g por dia. Está agora com quase 7 meses e meio e reintroduziremos o glúten brevemente, para ver a reação. Pela sua experiência, diga-me, por favor, pode ter sido outra coisa? Estaria o organismo dele ainda não preparado para o glúten? O mais certo é ter a doença celíaca? Estou bastante preocupada...
    Obrigada pela sua atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ter sido só uma questão de adaptação, mas a atitude parece-me a mais correcta. Deve reintroduzir o glúten e vigiar para ver o que acontece.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Bom dia dr. O meu bebe com 6 meses faz reação às papas com glúten, deixa lhe as bochechas e o queixo vermelho e seco. Optei por comprar papa sem glúten e fica só um pouco vermelho mas nada comparado com a outra papa... Que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não acredito que seja uma reacção ao glúten, acho que deve comprar uma papa com glúten doutra marca/sabor para testar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite Dr.
    A minha filha tem 9 meses e apenas introduzi através das papas o gluten de aveia e de trigo espelta.
    Há algum problema por ainda não ter introduzido o gluten de trigo? Poderá isto criar uma predisposição para doença celiaca?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Dr.
    A minha filha tem 9 meses e apenas introduzi através das papas o gluten de aveia e de trigo espelta.
    Há algum problema por ainda não ter introduzido o gluten de trigo? Poderá isto criar uma predisposição para doença celiaca?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não há problema, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Olá, tenho uma filha com 8 meses (9 dia 22). Desde que nasceu (3,500kg e 48cm) que teve problemas com peso e alimentação tem cerca 7kg e 71cm, perímetro cefálico anda no percentil 50 como altura e o peso no 3. Mamou exclusivamente ate aos 5 meses e meio com muito refluxo e colicas. Começou com sopa almoço e fruta e depois almoço e jantar mais fruta. Mama noite desde jantar ate ao almoço de 3 em 3h. Do almoço ao jantar nem sempre quer mamar, come fruta. Tem muitas vezes obstipação e faz feridas (ate antes ao com LM). O pediatra é anti yogirtes e papas por causa da adição açúcares e por ele está tudo bem. Confesso que tem uma atitude muito agressiva comigo e nem sempre ouve ou explica compreensiva mente as minhas questões, pelo que já evito... Cognitivamente ela vai muito bem, mas em termos motores demorou a segurar cabeça e a sentar e ainda precisa de apoio/vigia e não gatinha nem gosta estar de bruços. Raramente chora, só em situações muito limite, mas tem períodos de andar muito irritada, parece-me dores e tem dificuldades para dormir de dia e acorda muito de noite. Com isto tudo queria perguntar que, fui-me formatando ao pediatra quanto às papas, mas tenho lido sobre glúten e estranho ela não comer cereais .. Mesmo sopaa dela têm verdes, batata, abóbora e carne mas nunca me mandou colocar arroz ou massa... Sempre referiu TB que as papas pioravam obstipação. Tenho medo de começar ser tarde para introduzir glúten e não sei como fazer?! E TB queria que ela pudesse comer mais coisas mas tenho receio? Que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de referir que nasceu de cesariana porque estava pélvica. Com 37 sem e 2 dias.

      Eliminar
  10. Olá, tenho uma filha com 8 meses (9 dia 22). Desde que nasceu (3,500kg e 48cm) que teve problemas com peso e alimentação tem cerca 7kg e 71cm, perímetro cefálico anda no percentil 50 como altura e o peso no 3. Mamou exclusivamente ate aos 5 meses e meio com muito refluxo e colicas. Começou com sopa almoço e fruta e depois almoço e jantar mais fruta. Mama noite desde jantar ate ao almoço de 3 em 3h. Do almoço ao jantar nem sempre quer mamar, come fruta. Tem muitas vezes obstipação e faz feridas (ate antes ao com LM). O pediatra é anti yogirtes e papas por causa da adição açúcares e por ele está tudo bem. Confesso que tem uma atitude muito agressiva comigo e nem sempre ouve ou explica compreensiva mente as minhas questões, pelo que já evito... Cognitivamente ela vai muito bem, mas em termos motores demorou a segurar cabeça e a sentar e ainda precisa de apoio/vigia e não gatinha nem gosta estar de bruços. Raramente chora, só em situações muito limite, mas tem períodos de andar muito irritada, parece-me dores e tem dificuldades para dormir de dia e acorda muito de noite. Com isto tudo queria perguntar que, fui-me formatando ao pediatra quanto às papas, mas tenho lido sobre glúten e estranho ela não comer cereais .. Mesmo sopaa dela têm verdes, batata, abóbora e carne mas nunca me mandou colocar arroz ou massa... Sempre referiu TB que as papas pioravam obstipação. Tenho medo de começar ser tarde para introduzir glúten e não sei como fazer?! E TB queria que ela pudesse comer mais coisas mas tenho receio? Que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente a papa pode piorar a obstipação, mas confesso que não me parecia descabido tentar. De qualquer forma, pode colocar um pouco de massa (o arroz não tem glúten) na sopa, para dar o que precisa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa tarde,
    Desde já quero dar-lhe os meus parabéns pelo excelente blog, que me tem tirado inúmeras dúvidas :)

    Nunca dei papas instantâneas de pacote a minha filha, desde os 4 meses que sempre fiz as papas em casa, a base de arroz, semola de milho ou aveia, misturado c fruta, e ela adora. Aos 6 meses introduzi o glúten, mas apenas através de pequenas porções de bolacha Maria ou pão....uma vez que não come as tais papas instantâneas c glúten...
    Será que desta forma ela ingere o glúten necessário?!
    Posso por exemplo introduzir massa na sopa? Ela vai fazer para a semana 8 meses.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde,
    Desde já quero dar-lhe os meus parabéns pelo excelente blog, que me tem tirado inúmeras dúvidas :)

    Nunca dei papas instantâneas de pacote a minha filha, desde os 4 meses que sempre fiz as papas em casa, a base de arroz, semola de milho ou aveia, misturado c fruta, e ela adora. Aos 6 meses introduzi o glúten, mas apenas através de pequenas porções de bolacha Maria ou pão....uma vez que não come as tais papas instantâneas c glúten...
    Será que desta forma ela ingere o glúten necessário?!
    Posso por exemplo introduzir massa na sopa? Ela vai fazer para a semana 8 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, acho que pode introduzir um pouco de massa na sopa, porque provavelmente come pouco glúten.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Doutor minha menina tem 1 mes e 5 dias ela se retorce sem chorar nem consegue mama direito pq sente dor é cólica o que devo fazer o que vc me indicaria pra alivia isso me ajude

    ResponderEliminar
  14. Doutor minha menina tem 1 mes e 5 dias ela se retorce sem chorar nem consegue mama direito pq sente dor é cólica o que devo fazer o que vc me indicaria pra alivia isso me ajude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso estiver a evoluir bem, acho que pode experimentar um probiótico, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Boa tarde
    O meu filho tem 5 meses e meio e está a lm exclusivo . Hoje fui a pediatra que me recomendou começar a dar lhe papas com glúten. Recomendou nutriben 8 cereais e mel. Fui comprar a papa e verifiquei que diz a partir dos 6 meses. Comecei a pesquisar e tenho visto várias opiniões sobre os perigos de introduzir o glúten antes dos 6 meses. Neste momento não sei o que fazer. Dar esta papa conforme sugestão da pediatra ou comprar uma sem glúten e como carro por essa? Obrigada

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde
    O meu filho tem 5 meses e meio e está a lm exclusivo . Hoje fui a pediatra que me recomendou começar a dar lhe papas com glúten. Recomendou nutriben 8 cereais e mel. Fui comprar a papa e verifiquei que diz a partir dos 6 meses. Comecei a pesquisar e tenho visto várias opiniões sobre os perigos de introduzir o glúten antes dos 6 meses. Neste momento não sei o que fazer. Dar esta papa conforme sugestão da pediatra ou comprar uma sem glúten e como carro por essa? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O glúten pode ser introduzido entre os 4 e os 7 meses, portanto pode dar, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. BOA NOITE!
    POSSO DAR APEVITIN BC PARA O MEU BEBÊ DE 11 MESES?
    SE EU PUDER DAR, QUANTOS MLs?
    ELE MAMOU EXCLUSIVAMENTE NO PEITO ATÉ O 6° MÊS. ELE COME COMIDA, MAMA NESTOGENO COM FARINHA LACTEA E MUCILON E AINDA MAMA NO PEITO, SÓ QUE ELE ESTÁ DOENTINHO E NÃO QUERIA COMER, ENTÃO COMECEI A DAR APEVITIN BC HOJE, MAS ESTOU COM MUITO MEDO DE FAZER MAL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desconheço essas vitaminas, porque não existem em portugal, pelo que não consigo aconselhá-la, desculpe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa tarde Dr.
    O meu bebe com 7 meses e 13 dias ainda não introduzi o gluten, a pediatra não recomendou.. tem muito problema?
    Que devo introduzir?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Por acaso saiu agora um estudo que fala em introduzir o glúten até aos 12 meses, portanto não me parece que tenha problema.
      De qualquer forma, acho que deve introduzir agora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa tarde Dr.Hugo,a minha questão é ligeiramente desviada do tópico,mas diz respeito à introdução dos alimentos.A minha filha tem neste momento 4 meses,pesa 5,610kgs e faz amamentação exclusiva.Gostava de e a manter assim até aos seis meses,mas desde a última consulta,a 23/05,engordou cerca de 910g e a avó,q é pediatra sugeriu q fossemos pensando introduzir a sopa.Nos restantes parâmetros está óptima,60cm de comp. 41 de perim.cef. e boa vitalidade.Sera mesmo necessário? Obrigada

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde Dr.Hugo,a minha questão é ligeiramente desviada do tópico,mas diz respeito à introdução dos alimentos.A minha filha tem neste momento 4 meses,pesa 5,610kgs e faz amamentação exclusiva.Gostava de e a manter assim até aos seis meses,mas desde a última consulta,a 23/05,engordou cerca de 910g e a avó,q é pediatra sugeriu q fossemos pensando introduzir a sopa.Nos restantes parâmetros está óptima,60cm de comp. 41 de perim.cef. e boa vitalidade.Sera mesmo necessário? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As recomendações dizem que se deve introduzir entre os 4 e os 6 meses, o mais perto possível dos 6 e geralmente é essa também a minha recomendação. Penso que qualquer opção é valida, mas eu gosto de introduzir mais tarde um pouco do que os 4 meses...
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Bom dia. Na nossa família previligiamos cereais sem glúten. Tenho um bebé de quase seis meses amamentado ainda em exclusivo. Vou introduzir as sopas esta semana. O pediatra disse que duas semanas depois podemos introduzir as papas embora só as recomende para quando eu não estiver presente para o amamentar. Irei fazer papas caseiras com fruta e leite materno. E tinha pensado usar arroz, aveia, trigo sarraceno, alfarroba. Mas disseram me que devo dar as papas sempre com uma parte de glúten. A minha questão é: existe realmente vantagem para os bebés em introduzir o glúten no segundo semestre de vida? O que o glúten lhes traz de necessário? Sempre que lhe der uma papa deve ter uma parte de glúten ou pode ser esporádico? Desde já muito obrigada pela sua atenção.

    ResponderEliminar
  22. Bom dia. Na nossa família previligiamos cereais sem glúten. Tenho um bebé de quase seis meses amamentado ainda em exclusivo. Vou introduzir as sopas esta semana. O pediatra disse que duas semanas depois podemos introduzir as papas embora só as recomende para quando eu não estiver presente para o amamentar. Irei fazer papas caseiras com fruta e leite materno. E tinha pensado usar arroz, aveia, trigo sarraceno, alfarroba. Mas disseram me que devo dar as papas sempre com uma parte de glúten. A minha questão é: existe realmente vantagem para os bebés em introduzir o glúten no segundo semestre de vida? O que o glúten lhes traz de necessário? Sempre que lhe der uma papa deve ter uma parte de glúten ou pode ser esporádico? Desde já muito obrigada pela sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é contactar de forma mais ou menos permanente, para induzir alguma tolerância do intestino (todos os dias ou dias alternados). O que os estudos demonstram e que a introdução mais tardia, depois do ano de idade, aumenta o risco de doença celíaca, portanto acho que deve introduzir agira.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Dr. Tenho uma duvida! A minha bebé mama no peito, tem 4 meses e meio. Ao introduzir a papa, pode ser láctea? Tenho essa duvida. Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Boa noite dr e o seguinte tenho um bebé com 4 meses a uns dias para cá que tem estado mt agitado a dormir a noite mexe se mt resmunga mt a dormir.e agarra mt o peito De dia está bem disposto estou a começar a introduzir a sopa ele tem 64 cm é 6.900 kg o leite e exclusivo peito
    Desde já obrigado. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. Boa noite dr e o seguinte tenho um bebé com 4 meses a uns dias para cá que tem estado mt agitado a dormir a noite mexe se mt resmunga mt a dormir.e agarra mt o peito De dia está bem disposto estou a começar a introduzir a sopa ele tem 64 cm é 6.900 kg o leite e exclusivo peito
    Desde já obrigado. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  26. Olá dr a minha pequena vai fazer 4meses sábado mas já comecei a dar sopa mas não gostou dei fruta tambem não gostou comecei por dar farinha sem glúten e gostou mas estou com dúvida se faço bem ou não? Comecei a dar pk ela mama biberao mas mama pouco e vomita queria saber sua opinião obrigada

    ResponderEliminar
  27. Olá dr a minha pequena vai fazer 4meses sábado mas já comecei a dar sopa mas não gostou dei fruta tambem não gostou comecei por dar farinha sem glúten e gostou mas estou com dúvida se faço bem ou não? Comecei a dar pk ela mama biberao mas mama pouco e vomita queria saber sua opinião obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é que ela se habitue a um sabor de cada vez, para não ir rejeitando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa tarde Dr Hugo.
    O meu filho fez ontem 6 meses e comecei a dar-lhe a sopa no sábado, estando a LM o resto do dia. Foi amamentado exclusivamente até aí.
    Não queria estar a dar já papa por isso gostava de saber de que outra forma posso introduzir o glúten e em que altura.
    Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode colocar um pouco de massa na sopa a partir de agora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Boa Tarde, não tem a ver com gluten propriamente, mas gostaria de saber se bebé de 5 meses e 1 semana, que começou agora a comer sopa, pode comer sopa com arroz. Obrigada

    ResponderEliminar
  30. Bom dia Dr. Que farinhas posso utilizar para fazer papas caseiras a um bebé de 8 meses? É um bebé muito preso dos intestinos. Tâmaras ajudam? Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
  31. Boa Tarde Doutor , gostaria de saber se posso introduzir glúten ao meu menino de 4 meses e 11 dias , iniciou recentemente as Sopinhas e a fruta

    ResponderEliminar