Translate

Etiquetas

sábado, 23 de abril de 2016

O meu filho tem dores de barriga - o que posso fazer?

A dor de barriga é uma queixa muito frequente por parte das crianças e, grande parte das vezes, a maior dificuldade é perceber se é apenas "manha" ou não, até porque surge frequentemente nas horas da refeição.
Assim, é fundamental ter em atenção alguns aspectos. Em primeiro lugar, é importante ter em conta a idade da criança, porque quanto menor for a idade, maior a probabilidade de a dor de barriga ser “verdadeira”. Depois, convém averiguar se existem ou não outros sintomas a acompanhar, porque estes podem dar-nos pistas sobre a causa e devem ser sempre valorizados. Convém ainda fazer uma observação geral da criança, para tentar perceber se há algum achado que nos possa fazer pensar mais em alguma causa. Por fim, mas não menos importante, não nos podemos esquecer de avaliar ou tentar perceber se há algum motivo de stresse por detrás das queixas, embora esse seja sempre um diagnóstico de exclusão (ou seja, só pode ser estabelecido se conseguirmos excluir todas as outras causas possíveis). 
Sempre que uma criança se queixa de dores de barriga, convém que os pais estejam atentos a alguns sinais de alerta, que devem implicar uma observação médica mais urgente. Os mais importantes são os seguintes:

  • Dores que acordam a criança durante a noite 
  • Quando a criança não defeca há alguns dias, nem liberta gases (este último é um aspeto muito importante a valorizar)
  • Sempre que existe uma palidez intensa ou mau estado geral da criança
  • Presença de sangue nas fezes
  • Associação a vómitos com agravamento progressivo
  • Quando a criança localiza a dor num local afastado do umbigo (quanto mais afastada, maior a probabilidade de haver uma causa a justificar a dor) 
  • Associação a febre alta e difícil de controlar 
  • Associação a emagrecimento 
  • Alternância entre prisão de ventre e diarreia 
  • Dor muito localizada numa parte específica da barriga, que cede mal à medicação


26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde,Dr. Hugo gostaria de saber se os leites de fórmulas neocate,e novolac rice é uma boa opção de alimentação para quem pretende eliminar caseínas e glútens da alimentação,neocate aminoácidos livres,e novolac rice proteínas do arroz,essas fórmulas não tem mesmo traços de caseína?tenho um filho dois anos autismo leve,e gostaria de experimentar essas opções de fórmulas. Obrigada dr.aguardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que já respondi à sua questão noutro comentário...
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Sim é verdade, muito obrigada pela atenção.

      Eliminar
    3. Sim é verdade, muito obrigada pela atenção.

      Eliminar
    4. Sim é verdade, muito obrigada pela atenção.

      Eliminar
  3. Meu bebe vai fazer o 5 meses. Preciso trabalhar mes que vem. Qual alimentação dele sendo q mama exclusivamente no peito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Na minha opinião a melhor opção será começar a sopa na semana antes de começar a trabalhar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite,
    O meu bébé de 7 meses tem muitas cólicas e dorme sempre de propósito com as pernas para cima encostadas à grade do berço. Às vezes acorda várias vezes durante a noite e quando o vou acalmar ouço muitos gases a serem libertados. Como posso ajudá-lo? Não queria dar medicação que prejudique a sua flora intestinal.
    Muito obrigada,
    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acho que pode dar um probiótico, para ver se regula a flora intestinal e melhora os sintomas. Se mesmo assim não resolver, acho que faz sentido pensar em reduzir a lactose da dieta, para ver se responde.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bom dia Dr. Hugo,
      Muito obrigada pela sua resposta, é incrível o trabalho que desenvolve ajudando tantas famílias no programa de televisão e aqui no site. Você é um anjo. Muitíssimo obrigada a si e à sua equipa.

      Eliminar
  5. Ola Dr me chamo Pablo meu filho tem 1 mes e meio e acorda frequentemente chorando e ele quase não dorme direito gostaria de saber a causa disso
    Obrigado des de ja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acho que é importante perceber se de dia ele está bem e se na observação médica também está tudo em ordem. Se for esse o caso, provavelmente serão cólicas, que são bastante frequentes com essa idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde doutor...minha bebê tem 6meses e meio....Mamou so leite materno até aos 6...agora introduzi a sopa já com 5alimentos, a fruta o iogurte e por vezes a papa. A médica diz k como ela desenvolveu bem com o leite não é necessário dar a papa...mas ela agora está com muitos gases e de noite já não dorme seguido como antes...acorda mtas vezes aflita com os gazes...o que posso fazer para alivia-la dos gases...ela até agora nunca teve muitas cólicas nem gases... boa tarde

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde doutor...minha bebê tem 6meses e meio....Mamou so leite materno até aos 6...agora introduzi a sopa já com 5alimentos, a fruta o iogurte e por vezes a papa. A médica diz k como ela desenvolveu bem com o leite não é necessário dar a papa...mas ela agora está com muitos gases e de noite já não dorme seguido como antes...acorda mtas vezes aflita com os gazes...o que posso fazer para alivia-la dos gases...ela até agora nunca teve muitas cólicas nem gases... boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ter a ver com os legumes que coloca na sopa.
      Tente perceber quais são os que lhe fazem "pior" (geralmente são os verdes e a couve-flor), para ver se reduzindo ela melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. oi boa tarde meu menino esta se queixando de dor na barriga desde segunda passada e febres,levamos pra consulta e fizerao exames de sangue e urina nao deu nada,so nao essa dor no domingo agora...antem deu mais sem febre,e hoje de novo e començando febre...oque poderia ser me ajuda...por favor doutor
    tem hora que ta bem e do nada começa a dor ele ta meio resfriado
    ele tem 2 anos e 7 mese

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É provável que seja uma infecção vírica, mas se mantiver as queixas deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa noite, Doutor.
    Minha bebé tem 9 meses e 3 semanas. Por vezes, acorda a noite por volta das 23h30 ou lá pelas 5h ou 6h da manhã a chorar, acredito que sejam cólicas, dores na barriga, gases.Faço-lhe massagens. Tenho observado que pode ser devido alguns alimentos que por vez ingere e tb se houver alguma alteração na sua rotina diária. Continua a fazer leite materno,sopa+fruta,iogurte natural+fruta+bolacha maria ou papa não láctea de iogurte, sopa+fruta. E agora vou começar a oferecer segundo prato massa,arroz, ou batata+carne+legumes. A médica de família, orientou-me a dar infusão para bebé, que encontramos nas farmácias. Precisava de algo SOS, talvez de efeito mais rápido, penso eu. Vi uma orientação sua de usar probiótico num comentário. Qual seria a melhor solução,dosagem e tempo de uso? Desde já, agradeço sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade podem ser sonhos e não cólicas, mas não me parece descabido usar um probiótico. Veja na farmácia as opções que tem, mas acho que deve dar, pelo menos, durante 1-2 semanas para ver se tem efeito.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Olá. Meu filho tem 5 anos e queixa-se muitas vezes da barriga ao acordar. É só nesse período, depois durante o resto do dia não se queixa. Por vezes ao tomar o pequeno almoço vomita, o que não acontece em mais nenhuma refeição. Será que o facto de ele ir para cama à noite logo a seguir de ter jantado poderá causar-lhe este mau estar de manhã?

    ResponderEliminar
  11. Olá. Meu filho tem 5 anos e queixa-se muitas vezes da barriga ao acordar. É só nesse período, depois durante o resto do dia não se queixa. Por vezes ao tomar o pequeno almoço vomita, o que não acontece em mais nenhuma refeição. Será que o facto de ele ir para cama à noite logo a seguir de ter jantado poderá causar-lhe este mau estar de manhã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser uma intolerância à lactose. Experimente trocar o leite dele para leite sem lactose, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Ola tenho dois filhos um de 9 anos q sempr teve prolema com viroses e dores de estomago,... so q ele e muitooo ansioso e nervoso entao a gente as vezes associa a isso.. s q uma coisa q nunca descobrimos e q ele sempre que vai ao banheiro evacua como se fosse diareia... todos os dias de manha... sera q pode ser algo grave??
    E tenho outro de 4 anos q estava com verme giardia .. ele tomou o anitta faz uma semana so q agora de uns dias pra cá quando chega comeco da noite ele comeca a se queixar de dor de barriga... so q ele nao esta caidinho ele continua brincando e ajitando.. e acorda de madrugada por volta da 4 horas ajitado diendo q doi a barriga... o q poderia ser isso? ele toma todo dia yacult de morango uva e laranja e come danone..mas nunk teve intolerancia..o q pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Relativamente ao filho mais velho, pode se uma intolerância à lactose, pelo que experimentaria trocar o leite por leite sem lactose para ver se melhora.
      Quanto ao filho mais novo, se ele acorda de noite com dores de barriga deve ser observado, para tentar perceber a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar