Translate

Etiquetas

quinta-feira, 21 de julho de 2016

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância a lactose é a dificuldade em fazer a digestão do açúcar presente no leite, que se chama lactose. Para fazer essa digestão, utiliza-se uma enzima que é produzida no intestino e que se chama lactase, mas há algumas pessoas que não produzem essa enzima em quantidade suficiente. Assim, vão ser incapazes de digerir a lactose e vão ter os sintomas derivados dessa dificuldade e que podem ser:

  • gases em excesso
  • barriga inchada
  • dor de barriga
  • diarreia frequente.
  • desconforto com o consumo de leite e derivados

Existe uma grande variabilidade nas manifestações, porque tudo depende do nível de enzima que a pessoa produz. Quem produz mais enzima vai tolerar a ingestão de uma quantidade maior de leite e derivados do que quem produz menos.
Na suspeita de haver uma intolerância à lactose a solução é só uma: reduzir a ingestão de lactose. A maior fonte desse açúcar é o leite, pelo que se deve trocar para um leite sem lactose (seja leite adaptado ou de vaca). Os outros produtos lácteos (iogurte e queijo, por exemplo) são fermentados e têm muito pouca lactose, motivo pelo qual geralmente não é necessário retirá-los da dieta, exceto se causarem mal-estar quando consumidos. Se com estas medidas simples a criança melhorar, fazemos o diagnóstico e deve-se manter a dieta sem lactose, pelo menos temporariamente (cerca de 8 semanas). Depois desse período reintroduz-se o leite habitual da criança, sempre de forma progressiva e sob vigilância, observando se não surgem novamente sintomas de intolerância.

8 comentários:

  1. Boa Noite Dr.Hugo
    O meu filho fez 1 ano no dia 9 e a médica aconselhou trocar já para o leite de vaca meio gordo.

    Não estou muito de acordo,até porque já li que o aconselhável é manter o leite em pó até pelo menos aos 3 anos.
    Para já como pais decidimos manter. Apenas damos 2 iogurtes por semana.
    A minha questão é: estamos a dar leite adaptado desde os 10 dias o Nidina Expert Confort.
    Ele bebe este leite muito bem mas devemos alterar para outro?
    Porque as outras marcas têm o 1/2/3... mas este em especifico não tem.
    O que nos aconselha?

    Obrigada,
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que tomaram a decisão mais correcta.
      Pode manter o Nidina sem ser Confort e passar para a etapa 3, para ver se ele se adapta bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Meu filho tem 1e3 meses e desde de seus 6 meses...vem fazendo coco com muita dificuldade várias vezes por dias,sai sangue de tanta força ja fiz mudanças de leite e dietas de fibras e alimentação e supositório agora nao sei mais o que fazer peço ajuda !

    Obrigada

    Gessica

    ResponderEliminar
  3. Meu filho tem 1e3 meses e desde de seus 6 meses...vem fazendo coco com muita dificuldade várias vezes por dias,sai sangue de tanta força ja fiz mudanças de leite e dietas de fibras e alimentação e supositório agora nao sei mais o que fazer peço ajuda !

    Obrigada

    Gessica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Fale com o seu médico, mas acho que seria de experimentar um laxante pediátrico com polietilenoglicol, porque é capaz de ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Oi tenho uma filha de 1 mes e 20 dias desde q nasceu mama em mim e toma formula o leite nestogenio...mas tem 3 dias que seu cocô ta estranho ela ta fazendo várias vezes ao dia e faz muita forca,e faz pouco coco e ta saindo rachas de sangue e tipo um cataro junto....o q pode ser????me ajude to desesperada. ....eu bebo leite de vaca....

    ResponderEliminar
  5. Oi tenho uma filha de 1 mes e 20 dias desde q nasceu mama em mim e toma formula o leite nestogenio...mas tem 3 dias que seu cocô ta estranho ela ta fazendo várias vezes ao dia e faz muita forca,e faz pouco coco e ta saindo rachas de sangue e tipo um cataro junto....o q pode ser????me ajude to desesperada. ....eu bebo leite de vaca....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se tem sangue nas fezes pode ser uma alergia às proteínas do leite de vaca. Acho que deveria falar com o seu médico e ponderar trocar o nestogenio.
      Cumprimentos

      Eliminar