O que é uma otite serosa?

O ouvido médio é uma cavidade que se situa por trás do tímpano (membrana fina que existe dentro do canal auditivo e das orelhas) e que, em condições normais, está preenchida por ar. No entanto, há situações que fazem com que se acumule líquido nessa cavidade e, se o organismo não for capaz de o eliminar, vai acabar por preenchê-la completamente.
Quando isso acontece diz-se que estamos perante uma otite serosa, que nada tem a ver com a acumulação de cera, mas sim com a acumulação de líquido dentro do ouvido médio.
Como é uma situação que evolui lentamente não provoca nenhum tipo de sintoma (dor de ouvidos, dor de cabeça ou febre, por exemplo) e pode mesmo passar despercebida à criança e aos pais. A única consequência que pode ter é a diminuição da audição, o que pode ter repercussão a nível do desenvolvimento da linguagem.
O diagnóstico é feito pela observação médica e, também, pelo recurso a um timpanograma. Este exame permite ver se o tímpano se mexe ou não quando estimulado, pois quando isso não acontece significa, geralmente, que existe líquido no ouvido médio. Muitas vezes faz-se também um audiograma, que permite avaliar a audição da criança e, desse modo, perceber se esse líquido traz complicações ou não para ela.
O tratamento passa por tentar ajudar na drenagem do ouvido, abrindo uns canais que existem naturalmente (trompas de Eustáquio) e que unem o ouvido médio ao nariz. Estes permitem a limpeza natural dessa cavidade, ajudando a eliminar qualquer líquido que se vá depositando. Os medicamentos que podem ajudar são de dois grandes tipos: anti-histamínicos e sprays de corticóide (derivados da cortisona), mas ambos devem sempre ser administrados sob prescrição médica. Por vezes a medicação não resolve o quadro e torna-se necessário o recurso a uma cirurgia em que se colocam uns "tubinhos" nos ouvidos para ajudar a drenar o líquido, mas essa será sempre uma decisão a tomar caso a caso por um otorrinolaringologista.

Etiquetas: ,