Translate

Etiquetas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O meu filho teve febre e agora tem manchas no corpo - será normal?

Esta é uma situação bastante frequente em Pediatria e que cria alguma ansiedade aos pais. No entanto, trata-se de uma situação perfeitamente "benigna", que importa desmistificar.
Existe uma doença que se chama Exantema Súbito e que corresponde exactamente à descrição apresentada. É uma infecção vírica (ver post sobre esse assunto aqui), que não implica nenhum cuidado particular nem tem risco de complicações.
Caracteristicamente, a evolução é a seguinte:

  1. Febre com duração de cerca de 3 dias - nos picos febris a criança pode ficar mais desconfortável, mas quando a temperatura baixa nota-se uma melhoria significativa
  2. Manchas na pele - surgem no dia a seguir ao desaparecimento da febre e, geralmente, são rosadas e não palpáveis; não costumam causar comichão nem nenhum tipo de desconforto e duram cerca de 3 dias
Por fim, gostaria apenas de realçar que a ocorrência em simultâneo de febre e manchas na pele constitui um sinal de alarme apenas quando estas surgem nas primeiras 24h de febre e, principalmente, se estiverem associadas a um mau estado geral da criança e não desaparecerem quando se pressiona a pele. Nesses casos implicam sempre uma observação médica urgente.

10 comentários:

  1. Muito interessante este tópico.
    Tenho que voltar a reler tudo sobre bebés, que o novo membro está a caminho. Parece que não, mas com o tempo acho que esqueci muita coisa :) É hora de atualizar.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde dr. Hugo, tenho um bebe com 1mes e meio e durante o sono apresenta movimentos tipo reflexo de moro sem que ninguem lhe toque ou mesmo estando silencio total, é normal?

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde dr. Hugo, tenho um bebe com 1mes e meio e durante o sono apresenta movimentos tipo reflexo de moro sem que ninguem lhe toque ou mesmo estando silencio total, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é normal e pode acontecer até aos 3-4 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite meu filho está com febre de 38,5a 39,0 graus já tem dois dias, fui ao pediatra e não acharam nada de errado aí disseram q era dengue tem alguma coisa relacionada a isso e só passou paracetamol. De 4 em 4hs o q devo fazer.

    ResponderEliminar
  5. Dr Boa noite..
    Minha filha me mostrou um caroço no pescoço uma pouco abaixo da orelha esquerda,ela tem 6 anos mas ñ se queixa de dor o que pode ser?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa. Oite,

      Pode ser um gânglio aumentado, mas se se mantiver igual deve ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde.
    Meu filho tem um caroco, igual a da foto colocada acima, eu percebi apos uma infecacao de garganta que ele teve. O medico disse que era normal que iria sumir, disse que ja fazia algum tempo. Ela me disse que as vezes pode sumir so depois de uma cerga idade.
    Isso e verdade, e normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode demorar alguns meses a desaparecer completamente.
      Cumprimentos

      Eliminar