O meu filho teve febre e agora tem manchas no corpo - será normal?

Esta é uma situação bastante frequente em Pediatria e que cria alguma ansiedade aos pais. No entanto, trata-se de uma situação perfeitamente "benigna", que importa desmistificar.
Existe uma doença que se chama Exantema Súbito e que corresponde exactamente à descrição apresentada. É uma infecção vírica (ver post sobre esse assunto aqui), que não implica nenhum cuidado particular nem tem risco de complicações.
Caracteristicamente, a evolução é a seguinte:

  1. Febre com duração de cerca de 3 dias - nos picos febris a criança pode ficar mais desconfortável, mas quando a temperatura baixa nota-se uma melhoria significativa
  2. Manchas na pele - surgem no dia a seguir ao desaparecimento da febre e, geralmente, são rosadas e não palpáveis; não costumam causar comichão nem nenhum tipo de desconforto e duram cerca de 3 dias
Por fim, gostaria apenas de realçar que a ocorrência em simultâneo de febre e manchas na pele constitui um sinal de alarme apenas quando estas surgem nas primeiras 24h de febre e, principalmente, se estiverem associadas a um mau estado geral da criança e não desaparecerem quando se pressiona a pele. Nesses casos implicam sempre uma observação médica urgente.

Etiquetas: ,