Translate

Etiquetas

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A introdução dos novos alimentos

A introdução dos novos alimentos cria sempre alguma ansiedade aos pais, pois é um marco importante no desenvolvimento de qualquer criança.
Foi precisamente por esse motivo que escolhi este tema para o meu texto mensal da revista "Saúda".
Se não o leu, pode fazê-lo clicando aqui.

32 comentários:

  1. Boa noite,
    Um bebé de 16 meses pode comer canja com um pouco de caldo knorr?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode, mas o ideal é usar temperos mais "naturais".
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Parabéns pelo blogue, muitíssimo útil, tanto as matérias a que se dedica como as questões a que vai respondendo, pois tudo é aprendizagem para mim, mãe de primeira viagem.

      Eliminar
  2. Bom dia Dr.
    A minha pergunta nada tem haver com o post, mas aqui vai:
    O meu bebé de 7 meses, tem eczema que apareceu por volta dos 3 meses,até então tinha uma pele seca com tendência a atópica que conseguia manter-se hidratada com o uso de cremes apropriados...mas agora a pele dele está muito "feia" com manchas roxas no interior do cotovelo e pescoço, atrás das orelhas fica com rachaduras
    e manchas rosadas pelas restantes partes do corpo, muita secura e uma comichão terrível, fazendo com que nunca esteja confortável principalmente à noite quando está a dormir, fazendo com que acorde frequentemente causa da comichão.
    Neste momento estamos a usar o uriage xemose, óleo de banho e o hidratante, mas não vejo resultados satisfatórios.
    Estou muito preocupada e faz-me imensa confusão vê-lo tão aflito.

    Aguardo uma resposta de sua parte e desde já muito obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Acha que se trata mesmo de eczema?
    Existe alguma gama mais eficaz do que uriage xemose e a-derma?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Acha que se trata mesmo de eczema?
    Existe alguma gama mais eficaz do que uriage xemose e a-derma?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição ode efectivamente ser uma dermatite atopica.
      Os cremes que está a utilizar são muito bons (atenção que deve usar também um champo para peles atopicas), mas se não está a responder pode experimentar outra marca. É uma questão de tentativa e erro.
      Para além disso, deve tambem ter cuidado com o detergente da roupa e não deve usar amaciado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde Dr Hugo Rodrigues. Felicito-o desde já pelo seu blog e por deste modo responder às nossas dúvidas e acalmar a nossa ansiedade.
    Sou mae de uma menina de 4 meses que toma leite de fórmula. Fui aconselhada pelo pediatra que devo iniciar a diversificação alimentar com a sopa, contudo nao está a ser facil esta nova fase de adaptação à colher porque vejo que gosta do sabor mas nao se adapta a colher e o reflexo que ainda é próprio da idade é deitar tudo fora. Gostaria de saber a opiniao do dr se devo continuar a insistir ou dar-lhe mais tempo para que esteja mais apta a esta nova fase. É imprescindível iniciar já com a sopa ou pode -se esperar?
    Muito obrigado.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Independentemente do tipo de leite, a diversificação alimentar pode ser feita até aos seis meses e o ideal é mesmo que seja o mais próximo possível dessa idade, portanto penso que pode aguardar mais um pouco.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa noite,
    Tenho uma menina com 16 meses, é saudável, até ver não tem alergia a nenhum dos alimentos que já introduziu. Acontece que agora na escola querem lhe dar almôndegas mistas (vaca e porco) mas o porco ainda nao introduzi por opção da pediatra, pois é da opinião que só a partir dos 24 meses o devo introduzir. Gostava de saber a sua opinião. Ela tb ainda não come kiwi e morangos e naturalmente os doces.
    Atentamente,
    Carla Póvoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade já pode comer tudo, exceto chocolate e marisco. Como é óbvio, faz muito bem também em não dar doces, tem muito tempo para os comer...
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Olà Doutor. Gostaria de procurar uma segunda opiniao e alguns esclarecimentos. Tenho uma bebe com 5meses,e na consulta dos 4meses a pediatra mandou me iniciar as sopas....mas eu com tudo o que aprendi sobre amamentacao,preparei me para amamentar exclusivamente ate aos 6 meses...por isso nao fiz o que a pediatra mandou...sera que a amamentacao exclusiva afinal nao é assim tao importante? Devo realmente iniciar a sopa já?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tard,

      Se o peso estiver bem pode e deve iniciar a sopa só ir volta dos seis meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigada doutor.... muitos parabens pelo blog... muito util,sem duvida alguma.

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde. Desde ja os parabens pelo excelente blog. Tenho um bebe que completa 4 meses no dia 31. Apartir de um mes de vida que comecou a fazer as noites(22h/6h)😊 mas recentemente comecou acordar duasce tres vezes por noite. A amamentacao e exclusiva ,para que nao acorde o seu irmao que partilha o mesmo quarto cedo sempre por lhe dar o peito. A minha questao é,estara o meu leite a ser suficiente? Sers um pico crescimento? Farei bem dar lhe o peito cada vez que se desperta,habituando-o assim alimentar-se durante a noite?
    Desde ja muito obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Por volta dos 4 meses o sono começa a estruturar-se, pelo que muitas vezes os bebés acordam mais vezes nessa altura.
      Pode dar o leite, embora se conseguir evitar dar a mama sempre não é pior.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite Dr. Hugo. A minha filhota fez 8 meses. Já faz 2 refeições de sopa e come lindamente. Entretanto deram-me acelgas. Ainda é cedo para introdução deste novo alimento? Como é muito equiparado ao espinafre tenho algum receio de ser demasiado cedo. Obrigada 😊
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Dr.
    A minha filha tem 5 meses e meio, vai iniciar a papa, posso dar semola de milho, farinha de millet e de alfarroba, ela tem sofrido de prisão de ventre desde que iniciou a sopa.
    Muito obrigada
    Sónia

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Dr.Hugo Rodrigues

    Antes de mais os meus Parabéns pelo seu blog e pela sua disponibilidade em nos ajudar nas nossas dúvidas.
    Sou mãe de uma bebé de 16 meses e na consulta dos 12 meses o pediatra disse- me que já lhe poderia dar leite de vaca de pacote ( ela desde o nascimento sempre bebeu leite adaptado o novalac).
    Por opção nossa decidimos continuar com o Novolac, mudamos para a etapa superior ( 1- 3 anos).
    Aos 13 meses tteve febre e diarreia, falei com o pediatra e ele aconselhou-me mudar para o leite e iogurtes de soja natural durante 2 semanas. Assim que ela começa a beber este leite automaticamente os sintomas desaparecem. Passado 2 semanas voltei a dar o leite adaptado e começou logo a fazer febre.
    Voltei ao leite de soja por mais duas semanas. entretanto descobri leite de cabra em po da marca Holle em que ela bebeu durante 3 semanas e correu muito bem...ontem voltei a experimentar o leite adaptado ( desta vez da marca miltina) e hoje de manhã estava com diarréia.
    Doutor o que devo fazer? qual é a sua opinião sobre o leite de cabra? Andei a pesquisar existe leite de cabra da marca presidente! É aconselhável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é manter um leite adaptado, mas se realmente não tolera pode manter o leite de cabra ou dar o leite de vaca. De qualquer forma, tentaria primeiro dar um leite adaptado sem lactose, pode ser que tolere melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa tarde Dr. Hugo, tenho uma bebé prestes a completar 4 meses amamentada em exclusivo com leite materno. A pediatra deu indicação para introduzir a sopa entre os 4 e os 6 meses, falou-me da necessidade que os bebés começam a ter de ferro, que estará presente na sopa... esta indicação é algo contraditória com alguns artigos que leio sobre amamentação exclusiva com leite materno até aos 6 meses. .. qual é a sua perspectiva sobre este assunto? Os bebés amamentados apenas com leite materno até aos 6 meses podem ter défice de ferro? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente o leite materno tem pouco ferro, pelo que acho que a melhor opção é manter o leite até aos 6 meses e dar um suplemento de ferro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Dr. Hugo, antes de mais obrigada pela sua disponibilidade e resposta. Continuo com algumas dúvidas sobre este assunto. Tenho lido alguns artigos que afirmam que as necessidades de ferro só se colocam depois dos 6 meses e que a sociedade portuguesa de pediatria só aconselha o suplemento de ferro depois dos 6 meses. Será que poderia esclarecer com mais detalhe esta questão? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As reservas de ferro duram até aos 4-6 meses, pelo que a partir dessa idade deve-se iniciar suplementação com ferro (há recomendação para iniciar aos 4 ou aos 6).
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Boa tarde Dr. Hugo, quando podem ser introduzidos alimentos como a castanha e cogumelos (cozinhados)? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode introduzir a partir dos 6-9 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa tarde Dr Hugo!
    Para começar muitos parabéns pelo blog e também pela preocupação em estar o mais actualizado possível!
    A minha dúvida refere-se à alimentação e à introdução de novos alimentos! li o seu artigo e foi uma lufada de ar fresco! No entanto ainda há uma réstia de insegurança da minha parte em relação a alguns alimentos, muito associada com a conversa típica sobre este assunto!
    Eu vou me esforçando por seguir a dieta Paleo (não sei se conhece, muito resumidamente: comer o mais natural possível, sem produtos processados, não comer cereais, nem leite nem açúcar, cuidado com os restantes lacticínios e leguminosas, muitos vegetais, carne, peixe e ovos, sementes e frutos secos e fruta com moderação, e muita água.) porque acredito mesmo nos seus benefícios para a saúde! por esse motivo gostava muito que a minha filha também comesse essencialmente nestes parâmetros, algo que vai ser muito difícil principalmente agora que entrou na escola, mas que me vou esforçar por ir conseguindo. A minha filha tem 10 meses, até aos 6 só mamou, já introduziu vários alimentos, mais ou menos o dito "normal" para a idade dela, e até à data não houve qualquer problema.
    A minha dúvida está então relacionada com os frutos secos, tâmaras, côco, mandioca e alfarroba, entre outros. uma vez que são alimentos pouco usuais em bebés, mas muito importantes para substituir os cereais nas bolachas e pão (que vou eu cozinhar). Posso introduzir já? e que cuidados devo ter? assustam-me principalmente os frutos secos. Já agora pergunto-lhe se devo esperar pelos 12 meses para introduzir os morangos e restantes frutos vermelhos, como me foi dito, ou se posso ir introduzindo já?
    Muito muito obrigada!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os morangos devem ser introduzidos a partir dos 12 meses, mas os outros pode introduzir já, não precisa de aguardar. O principal cuidado prende-se com o risco de engasgamento dos frutos secos, pelo que pode ralá-los picá-los, por exemplo.
      Cumprimentos

      Eliminar