O que é a neofobia?

Neofobia significa literalmente "medo do que é novo" e é uma característica do comportamento alimentar da maioria das crianças a partir dos 2-3 anos.
Não é invulgar, com essa idade, as crianças começarem a dizer que não gostam de determinados alimentos só porque têm um aspecto diferente (muitos dos quais elas até comiam previamente), tais como ervilhas, cenoura ou feijões, por exemplo. A melhor forma de contornar esta questão é fazer um esforço para que eles contactem com todos o tipo de sabores, cores e texturas nos primeiros 2 anos de vida, pois isso vai fazer com eles "estranhem" menos quando forem maiores.
Uma vez instalada a neofobia, o ideal é mesmo tentar negociar para que a criança aceite provar os alimentos em questão, pois muitas vezes é mesmo uma questão do primeiro contacto. Se gostar do sabor, depois acaba por comer sem problemas. A maior dificuldade é convencê-los a experimentar...

Comentários

  1. Olá Dr.
    Tenho uma filha de 14 meses, que come pão, bolachas, a fruta se estiver bem madura também come bem.
    A sopa se tiver frango desfiado, ou peixe desfiado não quer engolir, nem sequer tenta, ela tambem só tem dois dentes a frente em cima e dois em baixo.
    Ela nasceu com refluxo mas sempre ganhou peso.
    Ela tem 8kg, nasceu com 2.460
    Eu fico preocupada, terá ela alguma coisa no esófago.
    Ela ainda mama.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pela sua descrição penso que será algo mais comportamental, não tanto de um problema do esófago.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário