É boa ideia deixar os filhos na casa dos avós para os pais poderem sair um pouco?

Sim, pode ser.
Claro que é sempre uma decisão dos pais, que tem muitas “subjectividades”, mas não existe propriamente nenhum problema em fazer isso. Pelo contrário, pode até ter algumas vantagens, quer para a criança, quer para os pais, pelo que importa pensar um pouco sobre a melhor forma de fazê-lo, nomeadamente e relação à idade da criança e ao modo de actuar perante a distância.

A partir de que idade é que se deve começar a fazê-lo?
Não existe propriamente regra, mas é importante ter alguns aspectos em consideração.
O primeiro tem a ver com a necessidade de segurança que todas as crianças precisam.  Isso traduz-se, obviamente, no seu desenvolvimento e há alguns marcos que podem influenciar a decisão de os deixar ficar ou não, tais como:



Assim, provavelmente a partir dos 4 meses pode ser uma opção deixar de vez em quando os filhos com os avós, embora volto a dizer que é uma questão muito pessoal. No início pode ser por pouco tempo (1 almoço, por exemplo) e depois vai-se aumentando progressivamente (1 jantar, 1 ida ao cinema, 1 noite, …).
De qualquer forma, importa também reforçar a ideia de que esta opção deve ser uma excepção e não a regra, pois apesar dos avós serem extremamente importantes, devem ser os pais a ficar responsáveis pela educação e acompanhamento dos filhos, salvo algumas excepções.

Etiquetas: