Translate

Etiquetas

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Mito - Quando os bebés olham para trás podem ficar estrábicos

Apesar de esta ser uma crença muito frequente, não tem qualquer fundamento científico. 
O estrabismo ("olhos trocados") desenvolve-se sempre que há alguma dificuldade em controlar os músculos dos olhos e pode ter origem nos próprios músculos ou então nos nervos que os regulam. Assim, não tem nada a ver com posições adoptadas voluntariamente pelos bebés/crianças.
É certo que nos primeiros seis meses os bebés muitas vezes trocam os olhos de forma intermitente, ou seja, às vezes estão bem e outras vezes  não, mas desde que seja só por vezes isso não tem qualquer significado. Por vezes reviram os olhos ao adormecer ou então só para experimentar ou "provocar", mas isso também não tem nenhum problema.
Deste modo, pode ficar tranquila se o seu bebé olha para trás quando está deitado, porque não vai ser por isso que vai ter algum tipo de problema nos olhos. 
Pode mesmo ficar descansada, não precisa de ir logo a correr corrigir a posição dele ou tapar-lhe os olhos...


6 comentários:

  1. Boa tarde Dr.Hugo,

    gostaria de saber a partir de que idade devemos começar a ficar preocupados com a "não" aquisição da linguagem. Sei que as crianças têm todas timings diferentes, no entanto, deverá chegar uma altura em que qualquer criança dará sinal de que irá começar a expressar-se verbalmente!

    Obrigada e Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Por volta dos 12 meses as crianças dizem 1-2 palavras, mas por volta dos 18 já é suposto que digam 5-6 palavras e entendam tudo o que se lhes diz.
      Aos 2 anos já devem juntar 2-3 palavras para formar frases simples.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Olá Bom dia Dr Hugo tenho uma filha recém nascida ,e eu notei que os dois peito dela esta grande parecendo um caroço , Isso é normal????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é normal, em princípio é o efeito das suas hormonas que passaram para ela durante a gravidez.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite dr. Hugo a minha filha tem 3 meses e tem o hábito de dormir com a cabeça para tras mesmo quando esta acordada também costuma virar a cabeça para tras e ficar a olhar para tras. é normal? devo contrariar essa tendência? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ela mexe bem a cabeça para os dois lados e normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar