Bronquiolites - elas andam aí...

As bronquiolites são infecções muito comuns nesta altura do ano e, por esse motivo, decidi escrever sobre elas no meu artigo deste mês do site da revista Visão.
Se não o leu, pode fazê-lo clicando aqui.


Comentários

  1. Boa tarde,

    Tenho uma filha de 10 meses e está na 2ª bronquiolite, sendo que a primeira foi a menos de dois meses.
    No fim de semana, recorri às Urgências porque estava com os sinais de alerta (tosse + Nariz entupido e secreções nasais + Dificuldade respiratória - a pele entre as costelas a ir para dentro e para fora com os movimentos respiratórios).
    Mandaram-me fazer o ventilan inalador da seguinte forma:
    - 2 puff de 20/20m (4x no primeiro dia)
    - 2 puff de 4 /4h (2 dias)
    - 2 puff de 6 /6h (2 dias)
    - 2 puff de 8 /8h (2 dias)
    - 2 puff de 12 /12h (2 dias)

    Já está no 2º dia com intervalos de 8/8h e ainda continua com tosse e nariz entupido. A dificuldade respiratória (a pele entre as costelas a ir para dentro e para fora) já diminuiu, mas não totalmente.

    Na opinião do Dr. Hugo, deve ir de novo às urgências para nova reavaliação?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se nota que ela está a melhorar acho que pode aguardar mais uns dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia Dr.Hugo, a minha filha está com 6 meses e está desde o inicio do ano comotivada. Fui à consulta dos 6 meses esta semana e a médica disse que a menina não estava com dificuldade em respirar. O que é certo é que está sempre com o nariz entupido, ao que coloco soro e aspiro. Durante o dia passa bem mas á noite dorme mal. Acorda de 2 em 2 horas e chora muito. Ve-Se que é choro de dor. Também tem o segundo dente a romper. teve febre mas há já 2 noites que não tem. O que posso fazer para que ela descanse de noite? Durante o dia ela faz 4 sonos de 1 hora cada +-, no fim de cada refeição dorme. Será que estou a fazer bem quanto aos sonos? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Boa noite,

      Pode experimentar aplicar-lhe um descongestionante nasal durante 3 dias, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Bom dia Dr. Hugo. A minha filha tem 14 meses e pesa 9kg. No princípio deste mês foi-lhe diagnosticada uma otite, fez clamoxyl. Agora há duas noites que não dorme quase nada, passa a noite a chorar e vê-se que é choro de dor, ela quer dormir, está cheia de sono mas não consegue. Durante o dia está bem, embora mais irritável, mas penso que seja por não dormir bem. Não tem febre. Ela já tem 8 dentes, 4 em cima e 4 em baixo, todos à frente e deve estar a nascer algum atrás porque mete os dedos na boca, dos lados para chegar lá. No entanto a barriga dela também faz barulhinhos e tem gases, mas não tem diarreia e come normalmente. Será que esta situação é só provocada pelos dentes? Que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Podem efectivamente ser só os dentes, mas a solução pode passar por dar o paracetamol durante 2-3 dias para ver se melhora. Se não melhorar deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Caro Dr. Hugo preciso de um conselho seu, após uma experiência relatada por uma amiga. A Beatriz tem andado com muita tosse e muito congestionada pelo que, perante a sua resistência em aceitar a colocação de água do mar no nariz, a mãe decidiu colocar soro. A menina resistiu bastante mas a mãe conseguiu colocar soro.
    contudo a reacção foi assustadora, pois a menina começou a chorar mas com falta de ar. Depois começou a vomitar e não respirava.
    Até conseguirem que ela voltasse a respirar, ainda demorou algum tempo.
    A minha questão é: numa situação destas, em que a criança se atrapalha com o soro, vomita e fica sem ar, como devemos de reagir?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Como a quantidade de soro é muito pequena, em princípio não precisa de fazer nada. Só não deve é deixá-la de barriga para o ar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Ola Dr. o meu filho tem 3 meses e tem laringomalacia, mas não lhe causa problemas. Encontra-se constipado a quase 1 mês, fica m
    Por vezes muito entupido e temos utilizado soro e aspirador nazal. Após uma ida ao médico a umas duas semanas, que nos tranquilizou que é so uma constipação ligeira, andamos a fazer aerosol com soro 1 a 2 vezes ao dia. No entanto ontem começou a tossir um pouco ao final da tarde. É aquela tosse em que percebemos a especturaçao. Fizems aerosol a noite, mas ele teve uns episódios de acordar muito incomodado e a respirar com muito barulho. Acordou agora de manhã a tossir um pouco, a querer expulsar a especturaçao. Ele mesmo com tudo isso mama, mas vai se engasgando pelo meio. Reparo que ele esforça- se pra mamar, pois gosta da maminha, mas respira mt forte e rapido enquanto mama.
    A minha questão é, quando devo me preocupar?? Será que devo or as urgências?? Tenho medo que seja inicio de bronquiolite.
    Obrigada pela ajuda.
    Deus o abençoe.
    Vilma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele estiver com dificuldade respiratória ou deixar de mamar deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite. Foi diagnósticada ao meu filho de 3 meses uma bronquiolite. Está a fazer nebulização com atravent e ventilan. Após as nebulizações fica com muita ranhoca que não sai com o aspirador e o impede de respirar bem. Pode fazer também o nasorinatheol infantil (tinha feito antes de diagnosticada a bronquiolite por indicação médica) para aliviar a congestão? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Doutor, a minha filha tem 14 meses e tem tido bastante tosse quando dorme, sobretudo depois de mamar, desde há três dias.só acalma com colo, em posição vertical. Será motivo para consulta médica? Desde já muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se mama bem e de resto não tem mais nenhuma queixas, acho que pode aguardar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Ola dr, o meu filho com 2 meses fez um tac ao torax, sera k por sua imaturidade e elevada radiacoes pode trazer algum prejuizo no futuro? Felizmente os resultados mostraram-se satisfatorios mas este medo vem me atromentado..obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Relativamente e alguma radiação, mas não me parece que vá ter problemas ir causa disso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa tarde Dr Hugo,
    Tenho um filho de 7 meses que lhe foi diagnosticada bronquiolite dia 1 de Fevereiro. Após a segunda ida à urgência foi-lhe receitado Aero Chamber 2 dias a 2 puf's de 4 em 4 horas, 2 dias de 6 em 6 horas, 2 dias de 8 em 8 horas e 2 dias de 12 em 12 horas. Após o tratamento o problema persistiu, ou seja, muita tosse, dispneia, pieira, vómitos. Decidi iniciar tratamentos de fisioterapia respiratória, do qual já fez 5 sessões intercaladas. No dia da sessão melhora até ao dia seguinte mas depois retoma o mesmo quadro. No dia de hoje, já lá vão 21 dias e hoje já teve novas crises. O meu filho tem eczema atópico mais ou menos desde os dois meses e meio. Será possível ser alguma intolerância ou alergia devido ao leite adaptado? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que tenha a ver com o leite, provavelmente são os brônquios que são mais reactivos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa noite dr. A minha filha ta constipada, tem muita expectoração e tem tido febre. Já fomos ao centro de saúde. Mandaram xarope brufen e benuron. Hoje tem vomitado, e não foi com a tosse nem com a comida,foi do nada. E tive a ver as contra indicações do brufen e diz lá vómitos. Será que foi do brufen? Acha que lhe continue a dar brufen ou dou só benuron?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela tomou o brufen a 13.30 e vomitou as 17h.

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Penso que não terá sido do brufen, mas se conseguir controlar a febre só com o benuron pode e deve fazê-lo.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário