O sono das crianças

No passado dia 18 estive no Porto Canal, na estreia do "Filhos e Cadilhos", um programa inteiramente dedicado a todas as pessoas que lidam com crianças.
O tema escolhido foi "O Sono" e foi uma conversa muito interessante, com a apresentadora Mariana D'Orey. 
Se não teve oportunidade de ver, pode fazê-lo clicando aqui.


Comentários

  1. boa noite.
    tenho um bebe um menino cm 9 meses e ele de dia dorme pouco umas 3 hrs no maximo durante a noite dorme noite toda mas resmonga muito.
    doulhe mama o que o acalma mas de hr em hr ta a dormir mas muito irrequieto. desde ja obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não precisa de lhe dar mama de horam em hora de noite, porque senão ele não se habitua a dormir a noite toda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Meu filho tem um ano e sete meses mais não dorme a noite toda,acorda várias vezes ,o que devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente o problema está na forma como as crianças adormecem. Deve tentar que ele adormeça sozinho na cama dele, sem nenhum tipo de contacto físico, para ser autónomo no acto de adormecer. Só assim é que ele vai conseguir voltar a dormir quando acordar durante a noite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Dr. Meu filho de 1 ano e 7 meses fez um exame desidrogenase láctica e o resultado deu 989U/L o que é esse resultado Dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A desidrogenase láctica não se pode interpretar isoladamente, pelo que sem saber o motivo pelo qual fez as análises e sem observar a criança não consigo interpretar esse resultado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Olá, meu filho quando mais novinho dormia bem a noite, mas, mais ou menos dos 6 à 7 meses ele quase não dorme. Atualmente ele está com 11 meses e a noite acorda de hora em hora, e durante o dia ta sempre cansado mas só tira cochilos de no máximo 40 minutos. O que posso fazer para ele dormir melhor?

    ResponderEliminar
  5. Olá, meu filho quando mais novinho dormia bem a noite, mas, mais ou menos dos 6 à 7 meses ele quase não dorme. Atualmente ele está com 11 meses e a noite acorda de hora em hora, e durante o dia ta sempre cansado mas só tira cochilos de no máximo 40 minutos. O que posso fazer para ele dormir melhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Deve tentar que ele adormeça sozinho, sem nenhum tipo de "muleta". Só assim é que ele vai ser capaz de voltar a adormecer sozinho quando acordar a meio da noite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa noite doutor.
    O meu filho tem 7 meses e meio cada vez acorda mais vezes durante a noite se o colocar ao peito acalma. De dia dorme 20 a 30 minutos e lutá contra o sono. há dias que anda mesmo cansado que posso fazer paga o ajudar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tem que tentar que ele adormeça sozinho, sem nenhum tipo de "muleta", para ser capaz de voltar a adormecer por ele quando acordar a meio da noite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde, tenho duas meninas gémeas de 4 meses, já tiveram noites a dormir 4 e 5 horas seguidas e nunca acordaram a chorar, de há 15 dias para cá acordam de duas em duas horas a berrar, dou mama e adormecem de novo serenas e tranquilas por mais duas horas, sempre adormeceram sozinhas. Penso que seja cólicas , mas será normal isto acontecer? Ou estou a errar em algum aspecto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que as suas filhas já estejam bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa noite,Dr.Hugo. Tenho um bebé com 8 meses e desde os 5 meses que as noites estão cada vez mais complicadas. Antigamente para ele adormecer dávamos umas sapatadinhas no rabinho, coisa que agora já não faço, precisamente para que ele aprenda a adormecer sem qualquer tipo de "muleta".Tudo isto começou na altura em que começaram a surgir os dentinhos, que neste momento tem 5 com o sexto a caminho...As noites são muito difíceis pois temos de nos levantar imensas vezes para o acalmar(chupeta,dar uma virada,dar água,etc.) e de dia cada vez mais dorme a sesta em prestações e há dias que são mesmo escassas! Nunca adormeceu ao colo e dormiu sempre na sua cama! Já tentei o método de não pegar nele e falar calmamente para o acalmar, já tentei o método de ir ao quarto em intervalos de tempo constantes para o mesmo efeito, sigo uma rotina antes de dormir (janta, brinca,toma banho, leitinho e cama, geralmente ainda acordado)! Sinto-me perdida e desorientada pois não sei que mais tentar...Desde já agradeço toda a atenção que me possa ser dispensada! Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição penso que já está a fazer tudo muito bem.
      Tentava apenas colocá-lo a dormir uma sesta pequena ao fim da tarde, para ver se o sono da noite corre melhor, porque vai diminuir o cansaço e ajudá-lo a dormir, provavelmente.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigada pelo seu feedback, Dr. Hugo! Muito sucesso... Cumprimentos!

      Eliminar
    3. Boa tarde Dr.! Por acaso o conselho que me deu da sesta eu já fazia ,cerca de 30 minutos. No entanto, agora de férias na praia,surgiu outro problema! O meu bebé, com 9 meses acorda durante a noite e está 1 a 2 horas acordado, sensivelmente entre as 4h30- 6h30 da manhã! Ele rebola para um lado e para o outro durante todo este tempo coçando os olhos o que depreendo estar com sono. Por vezes só mesmo o leite o acalma e o faz dormir. No entanto penso não ser fome pois dou-lhe 210 ml pelas 22h. Por vezes penso que já nada sei pois nada parece resultar...Na sua opinião o que devo fazer? Muito obrigada! Cumprimentos.

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Desculpe, só vi agora a mensagem, espero que já esteja tudo resolvido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde! Vou ser mãe dentro de poucas semanas e surgiu-me uma questão relacionada com a posição de dormir. É recomendado para o recém nascido usar algum tipo de almofada? Sugeriram-me uma para prevenção da plagiocefalia (com um orifício). Mas parece-me que o pescoço fica muito para trás e tenho receio do bloqueio das vias respiratórias. E outra com uma ligeira inclinaçao (em forma de cunha) de modo a promover uma ligeira subida na cabeceira da cama. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode usar as duas, não há problema. No entanto, a da plagiocefalia pode aguardar maismum pouco e ver se o seu filho começa a desenvolver ou não para decidir se a compra.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário