Translate

Etiquetas

sábado, 29 de abril de 2017

Amamentação e cólicas

Estes são dois temas que criam muitas dúvidas e insegurança aos pais.
E, se em relação ao primeiro as certezas científicas são muitas, já em relação ao segundo não é bem assim.
Na semana passada estive, como habitualmente, no programa "Filhos e Cadilhos" do Porto Canal e foram estes os temas de conversa.
Se não o viu, pode fazê-lo clicando aqui.

9 comentários:

  1. Bom dia Doutor,
    Tenho uma menina de 25 dias que não faz Cocó sozinha. Desde que nasceu só fez duas vezes sozinha. De resto nem com estimulação conseguimos ajudar, só mesmo fazendo o bebegel. Ela bebe leite materno e suplemento de leite artificial Nan Confort. Sofre bastante com gases chega a assustar o barulho que a barriguinha dela faz. Iniciamos o biogaia há cinco dias mas ainda não vimos efeito nenhum. Também já experimentamos as massagens o banho morninho... Tudo...
    Será normal não fazer Cocó sozinha? Nunca?
    O que poderemos fazer para a ajudar a fazer Cocó e aliviar as cólicas?
    Obrigada pela disponibilidade Doutor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela estiver confortável não precisa d efazer cocó todos os dias, pode ficar até 3-4 dias sem fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia carina! Tenho uma bebe com 5 meses! E desde que nasceu sofria bastante de colicas. Uma coisa que ajuda muito e!vprta o fundo com uma tesoura a uma embalagem de bebegel ja utilizada, podes soprar pelo fundo da embalagem pata certificar que esta desobtruido, eu punha um pouco de oleo de amendoa no canudinho e punha lhe no rabinho depois de fazer uma massagem apos todas as mudas de ftaldas.. vais ver que os gazes saem.. assim tem menos colicas... e usei o coliprev achei bom!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara, antes de mais muito obrigada pelo teu conselho é sempre bom ouvir outras experiências. Apesar de ser o meu segundo filho há sempre coisas que são diferentes de uns para outros :)
      Já experimentamos fazer como sugeriste mas nunca funcionou... Temos mesmo de acabar por lhe fazer um bebegel. Caso contrário não faz Cocó. Só fez mesmo duas vezes sozinha desde que nasceu. Ficamos triste por vê-la assim mas temos de ter paciência. Segunda tem a consulta de um mês e vou voltar a falar com a pediatra.
      Obrigada pela ajuda Sara!

      Eliminar
    2. Pois assim é chato!! Mas é comum quando sao pequenos!! Eu na altura comecei a ter mais cuidado com a alimentacao!! Ja que era so maminha!! Comecei a comer maia fibra, kiwis e ameixas diariamente, cortei com a banana,leite e refrigerantes. Conselho da enfermeira da minha pequena.. eapero que passe rapido esta fase da bebe!

      Eliminar
  3. Bom dia Doutor,
    não sei bem onde colocar esta questão aqui no seu blog mas aqui vai!
    O meu filho tem 4 meses e só adormece na maminha! Já tentei de tudo para eliminar este hábito mas há alturas em que nem o aspirador ajuda (apesar de ter sido o meu melhor amigo nos ultimos meses). O D tem imensa dificuldade para adormecer e fica mto rabugento e por mto que embale e que veja que ele está a lutar contra o sono ele n adormece. Quando cedo e lhe dou maminha ele adormece instantaneamente ou ao fim de alguns minutos a mamar. Sei que não é fome e é pelo conforto. Tem algum conselho que ajude a desabitua-lo da mama para dormir?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tente dar-lhe a mama e a seguir mudar a fralda, por exemplo, para ver se ele não entra no sono profundo com a mama.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Olá eu estou com uma coisa me perturbando direto e gostaria de saber a sua opinião meu bebê só tem um mês e ele não consegue fazer cocô todos os dias, também tem um roncadinho no peito mas não é catarro e no início da semana o olhinho dele começou a revelar coloco soro e nada adianta me ajuda o que devo fazer já estou doidinha com isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Os bebés não precisam de fazer cocó todos os dias. Desde que estejam confortáveis podem ficar até 3-4 dias sem fazer.
      Quanto a reespiração, vá lavando bem o narizinho dele com soro fisiológico.
      Cumprimentos

      Eliminar