O meu filho transpira muito pela cabeça - será normal?

Em princípio sim!
As crianças e bebés têm uma cabeça proporcionalmente grande em relação ao resto do corpo e isso é mais evidente quanto mais nova ela for. É por esse motivo que os bebés podem perder até 30% do calor corporal apenas pela cabeça.
As células das crianças trabalham mais depressa do que as dos adultos e, como consequência disso, produzem mais calor, o que faz com que elas transpirem também mais. Como uma das partes do corpo que tem maior área exposta é a cabeça, está vai funcionar como um local de regulação da temperatura corporal, sendo um dos locais onde é mais visível a transpiração (até porque o resto do corpo está, geralmente, coberto).
Outros locais onde é habitual notar-se uma maior transpiração nos bebés e crianças é nas mãos e nos pés, o que também é perfeitamente normal. 
No entanto, há alguns casos (raros!), em que a transpiração excessiva pode ter algum significado, pelo que se é algo que lhe parece "anormal" deve questionar o seu médico sobre isso. Na esmagadora maioria dos casos não terá nenhum significado, mas é preferível esclarecer se é algo normal ou se justifica algum tipo de preocupação. Ficar com dúvidas é sempre a pior opção...

Comentários

  1. Meu filho ta com 20 dias. E ta com o nariz escorrendo e com um pouco de tosse. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe não ter respondido antes, mas tive problemas informáticos no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Minha filha tem.3 meses e meio nao levanta cabecinha sentadinha nao.procura pela barulhos em.volta inclusive minha voz ela parrece nao ouvir mas bucinei com.buzina perto.dela ela ouviu mas ela não procura pela minha voz nem meu sorri bem.pouco a noite ela.se mexe muito com se tivesse sentino dor resmunga espremendo vira.cabeca por lado e peo prooutro fica virando na cama ja atr levei num neuro mas ela disse estou aniosa .qual sua opinião ela fez alguns exames eletrocefalograma e tomografia nao deu nada tudo normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente essa é uma das situações em que não consigo ajudar muito à distância, porque precisava de ver a bebé.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Entrega sua filha a Jesus Cristo e ele tudo fará ele é muito fiel

    ResponderEliminar

Enviar um comentário