O meu filho transpira muito pela cabeça - será normal?

Em princípio sim!
As crianças e bebés têm uma cabeça proporcionalmente grande em relação ao resto do corpo e isso é mais evidente quanto mais nova ela for. É por esse motivo que os bebés podem perder até 30% do calor corporal apenas pela cabeça.
As células das crianças trabalham mais depressa do que as dos adultos e, como consequência disso, produzem mais calor, o que faz com que elas transpirem também mais. Como uma das partes do corpo que tem maior área exposta é a cabeça, está vai funcionar como um local de regulação da temperatura corporal, sendo um dos locais onde é mais visível a transpiração (até porque o resto do corpo está, geralmente, coberto).
Outros locais onde é habitual notar-se uma maior transpiração nos bebés e crianças é nas mãos e nos pés, o que também é perfeitamente normal. 
No entanto, há alguns casos (raros!), em que a transpiração excessiva pode ter algum significado, pelo que se é algo que lhe parece "anormal" deve questionar o seu médico sobre isso. Na esmagadora maioria dos casos não terá nenhum significado, mas é preferível esclarecer se é algo normal ou se justifica algum tipo de preocupação. Ficar com dúvidas é sempre a pior opção...

Etiquetas: ,