Não deixe para amanhã o que o bebé pode comer já

É fundamental os bebés habituarem-se a aceitar sabores, cores e texturas, mas é também importante saber como prevenir possíveis alergias e intolerâncias alimentares.
Foi por esse motivo que escolhi esse tema para o meu texto da Revista Saúda. Se não teve oportunidade de o ler, pode fazê-lo clicando aqui.


Comentários

  1. Boa noite Dr.
    o meu filho de 3meses tem sonos muito agitados e quando o retiro do berço regra geral arrota e acalma.
    É muito sofrego a comer e não sei se não sera esta a principal razão para o seu desconforto.
    O que acha? O que lhe parece?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode mesmo ser dele ser sofrego.
      Tente que ele arrote 2-3 vezes depois de comer, para ver se dorme melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Alo Dr, tenho uma dúvida.meu bebe quando nasceu por ele estar fraquinho e eu nao tinha leite dei lhe leite de bebero nani,apos 3 dias comessou a sair umas borbulhas que o pediatra disse que podia ser alergia por causa do leite.que eu tinha que fazer aleitamento exclusivo materno.outro pediatra diz que a alergia podia ter vindo do hospital por contacto com uma bacteria.ai parei de dar leite artificial.ao 4o mes ele vem comendo papa cerelac lactea,e toma sopinhas.verifiquei que com a papa cerelac ele sai manchas vermelhas em volta da boca.e o mesmo acontece com a papa não lactea preparada somente com água.quero saber se ele tem alguma intolerancia,ou alergia e visto que ele esta com 5 meses gostaria de comecar a dar lhe leite para ajudar na alimentacao porque ele acorda muito de noite.me ajuda dr.obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Alo Dr, tenho uma dúvida.meu bebe quando nasceu por ele estar fraquinho e eu nao tinha leite dei lhe leite de bebero nani,apos 3 dias comessou a sair umas borbulhas que o pediatra disse que podia ser alergia por causa do leite.que eu tinha que fazer aleitamento exclusivo materno.outro pediatra diz que a alergia podia ter vindo do hospital por contacto com uma bacteria.ai parei de dar leite artificial.ao 4o mes ele vem comendo papa cerelac lactea,e toma sopinhas.verifiquei que com a papa cerelac ele sai manchas vermelhas em volta da boca.e o mesmo acontece com a papa não lactea preparada somente com água.quero saber se ele tem alguma intolerancia,ou alergia e visto que ele esta com 5 meses gostaria de comecar a dar lhe leite para ajudar na alimentacao porque ele acorda muito de noite.me ajuda dr.obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele come cerelac láctea já contém leite, pelo que pode dar leite também.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde Dr. Resido no Alentejo. Tenho um bébé de 19 meses que sempre foi muito difícil para comer. Neste momento está com 9,5 kg, ou seja, reduziu 1 kg no espaço de 1 mês. Esteve constipado e romperam mais dentes daí eu não me ter preocupado pois associei a esses factos a falta de apetite. O que é certo é que desde cedo ele engasgava-se muito e ainda não come uma refeição sólida. A alimentação dele é baseada em sopas ou de carne ou de peixe e bledines pois também rejeita a fruta natural. É uma guerra às horas das refeições e começo a desesperar. Recentemente uma pediatra que o acompanha decidiu receitar umas vitaminas cujo nome é ABSORVIT PEDIÁTRICO mas quando ía para comprar estava indicado para crianças com mais de 3 anos e a pediatra não indicou a dosagem a dar por isso não comprei. O pediatra que o acompanha desde o nascimento não é de acordo em lhe dar vitaminas. Diz que se continuar a emagrecer tem que ser estudado e encontrar as causas mas o que é certo é que o meu filho, a não ser ao jantar porque é forçado, não come nada o dia todo pois no infantário não o obrigam. Diga-me por favor o que devo fazer pois estou bastante preocupada. Obrigada. Cumprimentos. Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser só uma questão comportamental, mas como emagreceu acho que faz sentido tentar perceber se existe alguma causa por trás, nomeadamente atraves d eumas análises.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde, Dr. Agradeço desde já o excelente trabalho que tem vindo a desenvolver e que é uma grande ajuda para nós, pais. A minha filha tem 7 meses e come 2 sopas por dia com carne branca, fruta (maçã, pêra e banana) à sobremesa e papa ao lanche. No entanto, tenho algumas dúvidas relacionadas com a introdução de alguns alimentos:
    1- Com quantos meses devo introduzir o peixe?
    2- Com a introdução do peixe, que quantidade diária deve a bebé ingerir, ao todo, de carne e de peixe? Isto é: cada uma das duas sopas deve conter quantos gramas de proteína?
    3- Com que idade devo introduzir a farinha de pau ou a açorda? É mesmo imprescindível?
    4- Devo manter as 3 frutas até que idade? Ou seja, quando introduzir outras frutas?
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Aqui vão as respostas:
      1 - pode ser introduzido aos 7 meses
      2 - são cerca de 15g de carne ou peixe por sopa
      3 - pode dar quando quiser, mas não é obrigatório
      4 - aos 7 meses pode introduzir também a manga e papaia
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Bom dia doutor o meu filho tem 7 meses e tenho dado ao lanche papas lácteas, no entanto, a quantidade de açucar que estas têm preocupa-me um pouco. Gostaria de saber o que posso oferecer-lhe como lanche em alternativa às papas. Já posso dar-lhe bolacha maria?outra questão, ele almoça entre as 11h e as 12h e janta entre as 20h e as 21h, um lanche é suficiente?obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode dar bolacha.
      Como são algumas horas, se calhar vai ter que fazer dois lanches.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Dr, desde já admiro imenso o seu blog e a sua dedicação sempre pronto a ajudar, tenho um bebé com quase 7meses onde vai passar a fazer 3 refeições sólidas, ele é um bebé com APLV. Tenho umas questões em relação de quantas em quantas horas dar a alimentação, ela acorda pelas 7:30/8:00, sesta das 10:00 às 11:00/11:30, sesta das 14:00/14:30 às 16:00/16:30 dorme às 20:00, como posso fazer as refeições, para ela não acordar com fome nas sestas. Posso variar o lanche com aqueles iogurtes vegetal de côco? Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve-lhe organizar o dia com o pequeno-almoço, almoço, jantar e lanche. Se precisar pode dar um lanche também a meio da manhã e outro a ceia.
      Quanto aos iogurtes de côco, pode dar.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário