Translate

Etiquetas

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Se uma mãe que amamenta comer feijões, o bebé vai ficar com cólicas - mito ou realidade?

Mito!
Está actualmente bem estabelecido que as mães que amamentam podem e devem comer de tudo. Aliás, são essas as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Europeia de Nutrição Pediátrica. Se uma das vantagens do leite materno é ser um alimento "dinâmico", que vai variando o seu sabor consoante a alimentação da mãe, é um contra-senso defender uma alimentação materna monótona e pouco diversificada.
Por outro lado, o conceito de que "o que provoca cólicas à mãe também provoca cólicas ao bebé" nem sequer faz sentido do ponto de vista teórico. Os alimentos como o feijão e os legumes verdes aumentam a produção de gás a nível do intestino e podem causar até algum desconforto, porque possuem muitas fibras que não são absorvidas. Assim, se não são absorvidas é impossível passarem para o leite materno e, muito menos, provocar algum tipo de desconforto ao bebé.

Trata-se de um mito que foi sobrevivendo ao efeito dos tempos, mas que não tem fundamento, pelo que é importante desconstruí-lo e zelar pela "liberdade alimentar" das mães que amamentam.

4 comentários:

  1. Curioso! Coincidência ou não já notei duas vezes que, em dias que ingeri feijão, a pequenita ficou com mais cólicas. O que poderá originar isso? Mas a explicação faz todo o sentido. 😲

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser algum componente do feijão que não a fibra, mas não é habitual que isso aconteça.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Ola doutor, gostaria de uma resposta, minha bebe fez 5 meses hoje 15/02... e ja tem duas vezes q percebi sangue nas fezes dela, alem de algumas manchas vernelhas a aparecem e somem na barriga rosto e pescoço, e muco no coco tipo catarrinho. Pode ser Alpv? como faço para descobrir sem amamentaçao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode efectivamente ser uma aplv.
      Se está a amamentar, tem que parar o consumo de todos os produtos lácteos, para ver se o quadro resolve.
      Cumprimentos

      Eliminar