É preciso comprar as vacinas que não estão no Programa Nacional de Vacinação?

O Programa Nacional de Vacinação português é claramente um exemplo de sucesso e deve ser um motivo de orgulho para toda a nossa população. Para além de ser muito completo, podemos orgulhar-nos de ter umas das taxas de cobertura vacinas mais elevadas de todo o Mundo, o que espelha o bom trabalho que se faz nos nossos Cuidados de Saúde Primários.
No entanto, há algumas vacinas que não estão incluídas nesse Porgrama e que podem também ser administradas. Algumas têm indicação universal (ou seja, para todas as crianças) e outras estão recomendaras apenas para grupos de risco ou situações particulares.
No início deste ano, a Sociedade Portuguesa de Pediatria fez uma revisão das suas recomendações sobre a administração dessas vacinas. Pela importância deste tema, decidi fazer um pequeno resumo desse documento no meu texto deste mês para o site da revista Visão.
Se não o leu, pode fazê-lo clicando aqui.

Comentários

  1. Boa tarde!
    Gostaria de lhe colocar uma questão.
    O meu filho tem 18 meses e optámos por dar-lhe também as vacinas extra plano. Foi vacinado com Bexsero por 3 vezes. Pensámos que ia levar a quarta dose (de reforço) agora,mas o nosso pediatra disse que nao era necessário, tendo sido uma conclusão obtida recentemente num seminário ou colóquio que foi. Ficámos claramente na dúvida. Gostaria de saber a sua opinião quanto a esta quarta dose. Muito obrigada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário