Os leites em pó são todos iguais?

Sempre que não seja possível manter o aleitamento materno, os bebés devem ser alimentados com um leite adaptado à sua idade (também chamados de "leites de farmácia" ou "leites em pó").
Relativamente às diferentes marcas, não me vou debruçar muito, pois esse tipo de discussão sai fora do âmbito deste blogue. A composição dos diferentes leites é bastante semelhante, embora existam algumas diferenças entre elas, que penso que deve discutir com o médico assistente do seu filho.
Quanto aos diferentes tipos de leite, penso que vale a pena explicar alguns conceitos.
Os leites "normais" são os mais adequados para a maior parte dos bebés, pelo que serão aqueles a usar na maioria das situações. Para além destes, existem outros leites que têm características próprias, as quais resumo seguidamente.

Leites hipoalergénicos
Estes leites existem com duas formulações distintas: 1) leites com a designação HA (não são verdadeiramente hipoalergénicos), que servem para prevenção da alergia às proteínas do leite de vaca; 2) leites extensamente hidrolisados, indicados para o tratamento e também para prevenção da dita alergia.
Estes leites têm indicações específicas, pelo que não devem ser utilizados se não forem necessários. Exceptuando os casos confirmados de alergia às proteínas do leite de vaca, a sua principal indicação é quando existe um risco familiar de alergia, ou seja, quando os familiares em 1º grau têm alergias, asma e/ou rinite alérgica comprovadas. Podem também ser usados como experiência nos bebés com muitas cólicas, mas nessas situações o melhor é falar primeiro com o médico assistente do seu filhote.

Leites anti-regurgitação
Estes leites têm a designação de AR e têm como principal indicação os bebés muito bolçadores. A maior parte não altera significativamente o trânsito intestinal do bebé, mas se isso acontecer pode ter que experimentar um leite de outra marca.

Leites anti-cólicas
Geralmente têm a designação AC, Confort ou Digest e, tal como já foi referido no post sobre cólicas, têm uma eficácia variável. No entanto, parece-me lícito o seu uso nos bebés que não estão amamentados exclusivamente ao peito e que sejam muito "chorões".

Leites anti-obstipação
Estes leites têm a designação AO e têm também uma eficácia variável. Tal como para os leites anti-cólicas, acho que o seu uso é aconselhável como experiência nos bebés que estejam alimentados com leite adaptado e que tenham "prisão de ventre".

Os restantes leites (para prematuros, leites sem lactose ou dietas semi-elementares) têm indicações muito precisas, que devem sempre ser discutidas com o médico assistente do seu filho.

Etiquetas: